Cursos de Pós-Graduação

O Curso

Tornaram-se comuns as preocupações de educadores da Educação Infantil e 1ª séries do Ensino Fundamental com a problemática do fracasso escolar e suas conseqüências para o indivíduo, família, escola e sociedade e para evitar e amenizar estes fatores tem-se a psicopedagogia como a ciência que alia a psicologia, neurologia, cultura e aprendizagem estudando os processos e causas desse fracasso.

Nesse sentido percebe-se a necessidade de compreender as manifestações dos fenômenos educacionais no campo específico das questões relacionadas com aprendizagem, destacando não só o conhecimento de teorias, mas também o preparo para desenvolver ações práticas de prevenções e intervenções necessárias ao combate do insucesso escolar e das várias modalidades de manifestações de dificuldades de aprendizagem

Público Alvo

  • Profissionais da educação
  • Portadores de diploma de Licenciatura Plena
  • Psicólogos
  • Fonoaudiólogos
  • Demais portadores de diplomas devidamente reconhecido pelo MEC
Eixo I - Especificidade e a Conceituação da Psicopedagogia
Dificuldades de Aprendizagem
Fundamentos da Neuropsicologia
Fundamentos Sociológicos da Psicopedagogia
Fundamentos Teóricos do Atendimento Psicopedagógico à Luz da Epistemologia Convergente
Introdução à Psicopedagogia
Eixo II - Psicopedagogia e as Áreas de Conhecimento
A Importância da Psicopegagogia e Fonoaudiologia
Aprendizagem e Contextos Sociais: Família, Escola, Comunidade e Organizações
Aquisição e Desenvolvimento da Leitura, da Escrita e Problemas de Aprendizagem
Constituição do Sujeito do Conhecimento e da Aprendizagem: Contribuições da Psicanálise à Psicopedagogia
Desenvolvimento Psicomotor e Implicações na Aprendizagem
Desenvolvimento Sócio-Afetivo e Implicações na Aprendizagem
Epistemologia Genética
Processos de Pensamento Lógico-Matemático e Problemas de Aprendizagem
Eixo III - Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica
Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica
Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Institucional
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica - Instrução Teórica
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional - Instrução Teórica
Orientações de Estágio Institucional
Orientações Estágio Clínico
Eixo IV - Docência e Pesquisa
Estudos Avançados em Psicopedagogia
Metodologia Científica e Produção do Conhecimento em Psicopedagogia
Metodologia do Ensino Superior
Seminário sobre Psicopedagogia
Trabalho de Conclusão de Curso

Aparecida da Penha dos Santos Doutoranda

Doutoranda pela UP. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada em Comércio Exterior e Mercosul. Graduada em Ciências Contábeis e Administração com Habilitação em Comércio Exterior. Coordenou o curso de Administração (Faculdade Integrado de Campo Mourão). Coordenou o Curso de Relações Internacionais, na mesma Faculdade. Atualmente é Coordenadora Geral dos cursos de Pós-graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Atua como docente e consultora na área internacional. Ministra aulas em nível de Graduação, Pós-graduação e Mestrado tanto em nível nacional quanto internacional. Fluente na língua inglesa e espanhola. Possui experiência na área de Recursos Humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, assistência, avaliação e demissão. Experiência na área de comercialização do agronegócio em nível internacional, exportação, importação e operações financeiras internacionais. Possui experiência e facilidade em estratégias para alavancagem de cursos de graduação e pós-graduação tendo como core estratégico, qualidade e credibilidade. Facilidade em análise de processos e desempenho organizacional. A área de interesse para pesquisa concentra-se em inovação organizacional, estratégias, liderança e áreas internacionais.

Telma Cristian Amaral Mestre

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2000) e atualmente é Professora e Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Egídio José Romanelli PhD

Pós-doutorado em Neuropsicologia - Université de Montreal, Canadá (1997-98), Doutorado em Psicofisiologia - Université de Toulouse III (Paul Sabatier), França (1968), Especialização em Psicofisiologia pela Universite de Toulouse III (Paul Sabatier), U.T. III, França e graduação em Letras Clássicas e Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras N S Medianeira. Aposentado da Universidade Federal do Paraná (1973-2003), lotado então no departamento de Psicologia e nos mestrados em Educação e em Psicologia. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 1968, Atualmente é titular do curso de Medicina. Professor convidado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, desde 1992, para cursos de pós-graduação Lato Sensu. Coordenador e docente de cursos de especialização nas áreas da neuropsicologia e educação em inúmeras universidades. Conferencista e palestrante em congressos, simpósios, semanas pedagógicas, etc. Temas mais frequentes: Desenvolvimento neuropsicológico da criança; O processo neuropsicológico da aprendizagem; Problemas de aprendizagem; Avaliação da aprendizagem - enfoque neuropsicológico; Programa de estimulação cognitivo-afetiva da criança; O cérebro bilíngue (aprendizado de línguas estrangeiras).

Andréa Wellfor de Lellis Schiavetto Especialista

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade de Franca (1991), Pós-Graduada em três Áreas Educacionais e Couching Educacional, Fonoaudióloga e Psicopedagogia Educacional prestando Assessoria Educacional na escola. Prevenção e a aquisição saudável e intervenção precoce junto aos distúrbios ou dificuldades da linguagem oral e escrita, bem como, capacitação aos professores, orientações, processos corretores e facilitadores da aprendizagem aos professores, projetos na comunidade através de palestras, alunos da educação infantil ao terceiro ano do médio e familiares. Autora dos Projetos Educacionais: Escolas Que Aprendem, Nós Podemos, Sabidinho e de Orientação às Famílias no Ato Matrícula.

Dinael Corrêa de Campos Doutor

Doutor em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003), Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e Graduado em Psicologia Formação de Psicólogo e em Licenciatura pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991). Professor Assistente Doutor na UNESP - Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" em Bauru. Exerceu docência nos campi de São Paulo e Itatiba e coordenação de curso e da clínica de Psicologia da Universidade São Francisco Campus de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicossociologia das Organizações, Depressão-trabalho, Relacionamentos, Estresse Organizacional e Vínculos. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo CFP. Autor dos livros: Atuando em Psicologia do Trabalho, Psicologia Organizacional e Recursos Humanos e Metodologias de Pesquisa em Ciências - Análises Quantitativa e Qualitativa.

Elaine da Silva Nantes Mestranda

Mestranda em Educação na Universidade Estadual de Maringá (UEM). Especialista em Educação Especial pela Faculdade Estadual de Educação, Ciências e Letras de Paranavaí (2008). Graduada em Pedagogia pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2006). Atualmente professora no curso de Pedagogia da Faculdade Integrado de Campo Mourão/PR, atuando como coordenadora do Estágio Curricular Supervisionado.

Geiva Carolina Calsa Doutora

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1979), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Formação de Conceitos, atuando principalmente nos seguintes temas: cultura, educação, representações sociais, ensino-aprendizagem, construtivismo e intervenção pedagógica.

Laura Monte Serrat Barbosa PhD

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1972), especialização em Psicologia Escolar e da Aprendizagem pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1986) e mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná (1993). Tem formação em Psicopedagogia (1993) e Teoria e Técnica de Grupos Operativos (1994) pelo Centro de Estudos Psicopedagógicos de Curitiba. Atualmente, é professora convidada da Pontifícia Universidade Católica do Paraná, da Faculdades Integrado de Campo Mourão e da Escola Bahiana de Medicina e Saúde. É sócia da Síntese - Centro de Estudos, Aperfeiçoamento e Desenvolvimento da Aprendizagem. É associada titular da Associação Brasileira de Psicopedagogia, é conselheira da ABPp Seção Paraná Sul. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: projeto de aprender, atuação psicopedagógica, dificuldade de aprendizagem, avaliação psicopedagógica institucional, instituição escolar, inclusão, relação professor/aluno, operatividade na aprendizagem, desenvolvimento simbólico no processo de aprender, grupos de aprendizagem. É autora de livros e artigos na área de Psicopedagogia e Educação.

Sonia Maria Gomes de Sá Küster Mestre

Licenciada em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1981). Atualmente é Psicopedagoga Clinica e Institucional na Clinica Ellos - Saúde & Educação. Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Profª convidada de cursos de Pós-graduação de Psicopedagogia, de Modalidades de Intervenção no Processo de Aprendizagem e de Educação Infantil. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia e Educação Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, estratégias de aprendizagem, recursos de intervenção psicopedagógica, formação docente, psicopedagogia clínica, caixa de areia e miniaturas. Integrante do grupo de pesquisa Aprendizagem e Conhecimento na Formação Docente, 2005-2009 e do grupo Aprendizagem e Conhecimento na Ação Educativa, 2009-atual, da Linha de Pesquisa Teoria e Prática Pedagógica na Formação de Professores, da PUC-PR.

Ana Karina El Messane Especialista

Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade São Marcos (1998). É especialista em Psicopedagogia pela PUCPR e Reabilitação Cognitiva pelo CENACES - SP. Possui formação em Gestalt- Terapia pelo I.G.C. Foi docente de Educação Infantil, Ensino Fundamental e do Curso Normal (magistério ). Trabalhou em equipe de Neurologia - UNINEURO - Atual DIMPNA NEUROLOGIA. Atualmente é psicopedagoga clínica em consultório particular e Profª convidada de cursos de pós-graduação de Psicopedagogia e Neuropsicologia nas disciplinas de Dificuldades de aprendizagem, Psicopedagogia Institucional, Neuropsicologia e Educação, Aquisição da leitura e escrita. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Psicopedagogia, atuando principalmente nos seguintes temas: dificuldades de aprendizagem, estratégias de aprendizagem, recursos de intervenção psicopedagógica e cognitiva, integração das dimensões afetiva e cognitiva.

Magna Natália Marin Pires Doutora

Possui Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (1992), Mestrado em Educação, linha de pesquisa Educação Matemática, pela Universidade Federal do Paraná (2003) e Doutorado em Ensino de Ciências e Educação Matemática pela UEL (2013). É professora adjunta do depto de Matemática da Universidade Estadual de Londrina desde 1997. Área de Pesquisa: Avaliação e Educação Matemática Realística.

Aline Cardoso da Silva Mestre

Mestre em Psicologia (2011)-Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialista em Psicopedagogia pela Fecilcam - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2003), Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)-2000. Experiência desde 2001 em Avaliação Psicológica, Atuação Profissional voltada para Psicologia da Educação, Perita em Avaliação destinada a CNH e Atuação como Docente em Ensino Superior- Faculdade Integrado- Campo Mourão-Pr.

Rachel de Maya Brotherhood Doutora

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal de Alagoas(1970), Especialização em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade Federal do Ceará(1974), Mestrado em Psicologia Educacional pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(1977) e Doutorado em Psicologia Escolar pela Universidade de São Paulo(1994).

Maria Teresa Martins Fávero Doutoranda

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1991), especialização em Morfofisiologia do Exercícios pela Universidade Estadual de Maringá (2002), Especialização em Neuropedagogia pelo Instituto Rhema de educação, Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2005) e Doutorando do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá. Atualmente é professora efetiva da Faculdade Estadual de Educação Ciências e Letras de Paranavaí. Aprovada em Concurso Público ( maio/2006). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Educação Psicomotora, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física, atividade física, psicomotricidade, grafo-escrita e ensino fundamental.

Paula Cristina Pedroso Doutoranda

Eu sou a Paula, Psicóloga, Psicodramatista Sócioeducacional, mãe, esposa e tantas outras mulheres que a vida me oferece a possibilidade de ser. Dedico minha vida profissional à clínica de psicologia mas também à área da Educação, principalmente da Educação da Infância e Educação Intercultural, trabalhando em busca de proporcionar crescimento, reflexões e desenvolvimentos às famílias e escolas com quem trabalho. Penso sempre que a psicologia me traz a possibilidade de enxergar a vida através de muitas janelas, e me dá também a possibilidade de oferecer às pessoas que me procuram um olhar que acolhe e ajuda a organizar. Iniciei minha vida profissional com estágio em Educação infantil, tive oportunidade de empreender com uma brinquedoteca itinerante, de me desafiar ao pensar no trabalho da psicologia com Intercâmbio Cultural. Hoje vivencio o dia-a-dia de escolas e compartilho da vida de muitas crianças, jovens, adultos e famílias na clínica, o que me motiva a querer estudar mais e me proporcionou a entrada no programa Doutoranda em Ciências da Educação na Universidade do Porto.

Informações

Início
Inscrições Abertas - Outubro/2017
Local
Faculdade Integrado - Centro
Vagas
50
Taxa de Inscrição
R$ 75,00
Investimento
28 mensalidades de R$ 349,00
Descontos

10,00% para Egressos do Faculdade Integrado com cadastros atualizados

Até 20,00% para Empresas/Instituições conveniadas

Observações

SONIA KUSTER PROFESSORA DO CURSO FALA SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DO PSICOPEDAGOGO, DOS PROFISSIONAIS DE PSICOPEDAGOGIA E DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

A profa. Sonia, que foi assessora e supervisora de grupos de formação em Psicopedagogia no Centro de Estudos Psicopedagógicos – Jorge Visca (CEP Jorge Visca – Buenos Aires), e é conselheira vitalícia da ABPp Seção Paraná Sul,  explica sobre a importância do profissional da Psicopedagogia nos diversos setores profissionais. A profissão do psicopedagogo já tem o reconhecimento social e está em vias de ser regulamentada. Na Rede Municipal de Educação do Estado de São Paulo a contratação do psicopedagogo já é lei, e em breve também será em outros Estados do Brasil. Falou ainda que o trabalho psicopedagógico tem como objetivo promover a aprendizagem, garantindo o bem estar das pessoas em atendimento profissional. Salientou ainda que o psicopedagogo deve compreender e propor soluções para as questões explícitas e principalmente implícitas que levam os indivíduos a terem resultados insuficientes no processo do conhecimento e da aprendizagem. O profissional da Psicopedagogia pode atuar tanto em nível clínico como institucional. Em nível institucional poderá atuar no âmbito escolar, hospitalar e empresarial.

De acordo com a professora o curso de Psicopedagogia tem o caráter de formação profissional e pessoal, e em função disso é recomendável que tenha entre 600 a 700 horas/aulas presenciais, com estágio obrigatório tanto no âmbito clinico como institucional.

O estágio Clínico do curso de Pós-graduação de Psicopedagogia Institucional e Clínica do Programa de Pós-graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão está sob a responsabilidade da Profa. Sonia Kuster. Ademais fazem parte do quadro de professores: a Profa. Laura Monte Serrat Barbosa, Egídio Romanelli, Dinael Correa, dentre outros.

É importante ressaltar que somente 3 Instituições de Ensino Superior no interior do Paraná ofertam o curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica de acordo com as normas da ABPp e entre elas está o curso  da Faculdade Integrado, que possui 810 horas.

O curso de Psicopedagogia da Faculdade Integrado de Campo Mourão está com inscrições abertas.

Aulas

Sextas-feiras: 19h às 23h e aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h. Poderão ocorrer intervalos semanais ou mais de 15 dias em função de feriados ou de força maior.

 

Matrícula
Download do Contrato

Os demais documentos serão informados por e-mail após confirmada a inscrição

Mais Informações
pos@grupointegrado.br | (44) 3518-2500 | 0800 646 1982 | Coordenação Geral - Faculdade Integrado - Administrativo

Inscreva-se

2ª Via de Boleto