Cursos de Pós-Graduação

Educação

Psicopedagogia Institucional e Clínica

Início

Outubro/2018

Investimento

R$ 367,00 *

Tornaram-se comuns as preocupações de educadores da Educação Infantil e 1ª séries do Ensino Fundamental com a problemática do fracasso escolar e suas consequências para o indivíduo, família, escola e sociedade e para evitar e amenizar estes fatores tem-se a psicopedagogia como a ciência que alia a psicologia, neurologia, cultura e aprendizagem estudando os processos e causas desse fracasso.

Nesse sentido percebe-se a necessidade de compreender as manifestações dos fenômenos educacionais no campo específico das questões relacionadas com aprendizagem, destacando não só o conhecimento de teorias, mas também o preparo para desenvolver ações práticas de prevenções e intervenções necessárias ao combate do insucesso escolar e das várias modalidades de manifestações de dificuldades de aprendizagem

Público-alvo

  • Profissionais da educação
  • Portadores de diploma de Licenciatura Plena
  • Psicólogos
  • Fonoaudiólogos
  • Demais portadores de diplomas devidamente reconhecido pelo MEC
Eixo I - Especificidade e a Conceituação da Psicopedagogia
Dificuldades de Aprendizagem
Fundamentos da Neuropsicologia
Fundamentos Sociológicos da Psicopedagogia
Fundamentos Teóricos do Atendimento Psicopedagógico à Luz da Epistemologia Convergente
Introdução à Psicopedagogia
Eixo II - Psicopedagogia e as Áreas de Conhecimento
A Importância da Psicopegagogia e Fonoaudiologia
Aprendizagem e Contextos Sociais: Família, Escola, Comunidade e Organizações
Aquisição e Desenvolvimento da Leitura, da Escrita e Problemas de Aprendizagem
Constituição do Sujeito do Conhecimento e da Aprendizagem: Contribuições da Psicanálise à Psicopedagogia
Desenvolvimento Psicomotor e Implicações na Aprendizagem
Desenvolvimento Sócio-Afetivo e Implicações na Aprendizagem
Epistemologia Genética
Processos de Pensamento Lógico-Matemático e Problemas de Aprendizagem
Eixo III - Diagnóstico e Intervenção Psicopedagógica
Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Clínica
Avaliação e Intervenção Psicopedagógica Institucional
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Clínica - Instrução Teórica
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional
Estágio Supervisionado em Psicopedagogia Institucional - Instrução Teórica
Orientações de Estágio Institucional
Orientações Estágio Clínico
Eixo IV - Docência e Pesquisa
Estudos Avançados em Psicopedagogia
Metodologia Científica e Produção do Conhecimento em Psicopedagogia
Metodologia do Ensino Superior
Seminário sobre Psicopedagogia
Trabalho de Conclusão de Curso
Nome Titulação

Aline Cardoso da Silva

Mestre

Ana Karina El Messane

Especialista

Andréa Wellfor de Lellis Schiavetto

Especialista

Dinael Corrêa de Campos

Doutor

Egídio José Romanelli

PhD

Elaine da Silva Nantes

Mestranda

Geiva Carolina Calsa

Doutora

Laura Monte Serrat Barbosa

PhD

Magna Natália Marin Pires

Doutora

Maria Teresa Martins Fávero

Doutoranda

Paula Cristina Pedroso

Doutoranda

Rachel de Maya Brotherhood

Doutora

Sonia Maria Gomes de Sá Küster

Mestre

Telma Cristian Amaral

Mestre
Início
Outubro/2018
Local
Centro Univerisitário Integrado - Unidade Centro
Vagas
45
Investimento
28 mensalidades de R$ 367,00
Descontos

10,00% para Egressos do Centro Universitário Integrado com cadastros atualizados

Até 20,00% para Empresas/Instituições conveniadas

Observações

SONIA KUSTER PROFESSORA DO CURSO FALA SOBRE A REGULAMENTAÇÃO DA PROFISSÃO DO PSICOPEDAGOGO, DOS PROFISSIONAIS DE PSICOPEDAGOGIA E DOS CURSOS DE PÓS-GRADUAÇÃO LATO SENSU EM PSICOPEDAGOGIA

A profa. Sonia, que foi assessora e supervisora de grupos de formação em Psicopedagogia no Centro de Estudos Psicopedagógicos – Jorge Visca (CEP Jorge Visca – Buenos Aires), e é conselheira vitalícia da ABPp Seção Paraná Sul,  explica sobre a importância do profissional da Psicopedagogia nos diversos setores profissionais. A profissão do psicopedagogo já tem o reconhecimento social e está em vias de ser regulamentada. Na Rede Municipal de Educação do Estado de São Paulo a contratação do psicopedagogo já é lei, e em breve também será em outros Estados do Brasil. Falou ainda que o trabalho psicopedagógico tem como objetivo promover a aprendizagem, garantindo o bem estar das pessoas em atendimento profissional. Salientou ainda que o psicopedagogo deve compreender e propor soluções para as questões explícitas e principalmente implícitas que levam os indivíduos a terem resultados insuficientes no processo do conhecimento e da aprendizagem. O profissional da Psicopedagogia pode atuar tanto em nível clínico como institucional. Em nível institucional poderá atuar no âmbito escolar, hospitalar e empresarial.

De acordo com a professora o curso de Psicopedagogia tem o caráter de formação profissional e pessoal, e em função disso é recomendável que tenha entre 600 a 700 horas/aulas presenciais, com estágio obrigatório tanto no âmbito clinico como institucional.

O estágio Clínico do curso de Pós-graduação de Psicopedagogia Institucional e Clínica do Programa de Pós-graduação do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão está sob a responsabilidade da Profa. Sonia Kuster. Ademais fazem parte do quadro de professores: a Profa. Laura Monte Serrat Barbosa, Egídio Romanelli, Dinael Correa, dentre outros.

É importante ressaltar que somente 3 Instituições de Ensino Superior no interior do Paraná ofertam o curso de Psicopedagogia Institucional e Clínica de acordo com as normas da ABPp e entre elas está o curso do Centro Univerisitário Integrado,.

O curso de Psicopedagogia do Centro Univerisitário Integrado está com inscrições abertas.

Aulas

Sextas-feiras: 19h às 23h e aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h. Poderão ocorrer intervalos semanais ou mais de 15 dias em função de feriados ou de força maior.

 

Mais Informações
divulgacao@grupointegrado.br | 0800 646 1982