Agronomia

Modalidade

presencial

Duração

10 SEMESTRES

Mensalidade

R$ 1.691,00

CI

CC

cpc

Apresentação

A Agronomia faz parte das Ciências Agrárias e é um campo multidisciplinar que inclui subáreas aplicadas das Ciências Naturais, Exatas, Sociais e Econômicas. A articulação do conhecimento dessas áreas visa aumentar a compreensão da agropecuária e melhorar as práticas agrícolas e zootécnicas, por meio de tecnologias em favor de uma otimização da produção. O agrônomo participa, ativamente, de todas as etapas de produção e comercialização dos produtos, desde o plantio até o armazenamento e distribuição da mercadoria. 

Diferencial

O curso de Agronomia do Centro Universitário Integrado de Campo Mourão tem por objetivo proporcionar à população da região Centro-Ocidental do Estado do Paraná um ensino agronômico de qualidade e com características que reforcem as aptidões agropecuárias e agroindustriais regionais. 

O curso tem aulas teóricas e práticas em laboratórios e casa-de-vegetação. Concentra as práticas de campo aos sábados, dessa maneira trabalhadores em geral, profissionais da agropecuária com formação de nível médio e outros interessados podem frequentar o curso. Conta com um modelo pedagógico diferenciado, com a inserção do projeto integrador, que objetiva acompanhar e avaliar os acadêmicos nas atividades programadas pelos docentes de todas as disciplinas do semestre e nos estudos dirigidos.

O corpo docente é composto por especialistas, mestres e doutores de excelência reconhecida na área e que buscam constante aprimoramento acadêmico.

Mercado de Trabalho

Para o exercício da profissão é necessário obter diploma de conclusão de curso de bacharelado em Agronomia e a Habilitação legal - Registro Profissional no Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia (CREA).

O agrônomo graduado pelo Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, estará habilitado a atuar nas áreas de Agricultura, Melhoramento Vegetal, Silvicultura, Climatologia e Geologia Agrícola, Fertilidade dos Solos, Defesa Fitossanitária, Administração, Planejamento Agropecuário, Economia Rural, Construções e Instalações Rurais, Irrigação e Drenagem, Mecânica e Mecanização Agrícola e Topografia, Paisagismo, Fruticultura e Olericultura e Bovinocultura. 

Pode exercer a profissão em ampla gama de atividades técnicas, tais como: supervisão, coordenação e orientação técnica; estudos de viabilidade técnico-econômicas; assessoria e consultoria, vistoria, perícia, laudo e parecer técnico; fiscalização de obra e serviço técnico e produção técnica e especializada. O ensino e a pesquisa também são áreas de trabalho para o profissional.

Perfil do Egresso

O agrônomo egresso do Centro Universitário Integrado estará apto a ser um profissional criativo e versátil, capaz de adequar teoria e prática para propor soluções viáveis a fim de promover o desenvolvimento rural no seu âmbito de trabalho com ética e sensibilidade social e ambiental. Será capaz de: tomar decisões corretas e oportunas dentro das prerrogativas profissionais, frente à situações inusitadas, variáveis e sem parâmetros pré-definidos ou sistematizados; acompanhar as tendências e as inovações tecnológicas da sociedade moderna e incorporá-las em suas análises e recomendações.

Onde trabalhar

Face à amplitude de sua formação, o agronômo pode atuar em empresas de consultoria, indústrias de fertilizantes, defensivos agrícolas, alimentos, sistemas de irrigação, drenagem, plasticultura e até mesmo em bancos de financiamento e investimento, na fiscalização da distribuição do crédito agrícola, além de trabalhar, diretamente, junto aos produtores rurais. Serviço público municipal, estadual e federal e instituições de ensino e pesquisa são também locais de trabalho para o profissional.

Coordenador

Nadia Cristina de Oliveira

E-mail: coord.agronomia@grupointegrado.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3317779428214532

Graduada em Agronomia pela Universidade do Sul de Santa Catarina (1999). Mestre em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003). Doutora em Agronomia (Proteção de Plantas) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Em 2016 concluiu seu Pós Doutorado pela Universidade Estadual de Maringá no Programa de Genética e Melhoramento com o tema Resistência de Plantas à Insetos. Tem experiência na docência superior, atuando em atividades ligadas diretamente ao ensino, bem como extensão e pesquisa. Atua na área de Entomologia Agrícola. No Centro Universitário, também coordena os cursos de pós-graduação em Proteção de Plantas e Tecnologia de Solos.