Enfermagem

Modalidade

presencial

Duração

8 SEMESTRES

Mensalidade

R$ 889,00

CI

CC

cpc

Apresentação

A Enfermagem é uma profissão comprometida com a saúde e qualidade de vida da pessoa, família e coletividade. Atuando na promoção, prevenção, recuperação e reabilitação da saúde com autonomia e ligada aos preceitos éticos legais. O enfermeiro é um dos profissionais mais requisitados pelo mercado de trabalho, tanto no Brasil como no exterior, devido às suas múltiplas áreas de atuação. Além disso, com o envelhecimento da população, os programas voltados para a terceira idade e o atendimento domiciliar são áreas que seguem em grande expansão.

Diferencial

A formação do enfermeiro pelo Centro Universitário Integrado conduz o profissional ao atendimento humanizado identificado com a realidade regional e cuidado integral, focado na avaliação das necessidades biopsicossociais da pessoa e da família. O objetivo é garantir a promoção da saúde, prevenção da doença e sua reabilitação, com ênfase nos princípios que norteiam o Sistema Único de Saúde (SUS).

As práticas clínicas e estágios são realizados por meio de convênios com instituições privadas e públicas de Campo Mourão. Assim, o estudante do curso de Enfermagem tem diversas oportunidades práticas, de ensino e de pesquisa e extensão. Além disso, o curso conta com uma infraestrutura de laboratórios com materiais, equipamentos e bonecos pedagógicos específicos para aulas práticas de procedimentos de enfermagem. 

Ao longo do processo de formação os acadêmicos realizam atividades com estudantes dos demais cursos da saúde e junto à comunidade de Campo Mourão e região, proporcionando formação multiprofissional para, no futuro, poder atuar no trabalho em equipe junto aos programas da Saúde da Família, além da atuação na área Hospitalar.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o enfermeiro vem crescendo e se diversificando. Fazem parte de seu campo de atuação: os serviços de saúde, públicos e privados; a área hospitalar; o atendimento domiciliar; a auditoria; a assessoria e o ensino (docência em cursos técnicos, de graduação e pós-graduação).

Perfil do Egresso

O enfermeiro egresso do Centro Universitário Integrado possui formação generalista, humanista, crítica e reflexiva. Dessa forma, o profissional tem capacidade de conhecer e intervir sobre os problemas/situações de saúde-doença mais prevalentes no perfil epidemiológico nacional, com ênfase na sua região de atuação, identificando as dimensões biopsicossociais dos seus determinantes. É um profissional que atua, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania, como promotor da saúde integral do ser humano. Por fim, é qualificado para o exercício de enfermagem, com base no rigor científico e intelectual, pautado em princípios éticos;

Onde Trabalhar

O enfermeiro pode atuar nas empresas, indústrias, asilos, creches e nas Forças Armadas. Como profissional liberal pode trabalhar em consultórios de enfermagem. São aproximadamente 40 especialidades com ampla possibilidade de atuação profissional e com mercado de trabalho promissor, tanto no Brasil como no exterior.

O bacharel em Enfermagem também estará habilitado para desenvolver as seguintes atividades: organização e direção de serviços de enfermagem em instituições de saúde públicas ou privadas; planejamento, organização, coordenação, execução e avaliação dos serviços de assistência de enfermagem; consultoria, auditoria e emissão de parecer sobre matéria de enfermagem; prescrição da Assistência de enfermagem; cuidados de enfermagem de maior complexidade técnica e que exijam conhecimento de base científica e capacidade de tomar decisões imediatas; planejar, organizar e participar de atividades de pesquisa.

Coordenador

Damiana Guedes da Silva

E-mail: coord.enfermagem@grupointegrado.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5090359703873922

Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Oswaldo Aranha (2004). Especialização em Cuidados Intensivos Adulto e Idoso pela Universidade Federal Fluminense (2005), Gestão em Enfermagem pela Universidade Federal de São Paulo (2010). Mestre em Genética e Toxicologia Aplicada ULBRA/RS (2009-2011). Doutora em Biologia Molecular e Celular Aplicado à Saúde ULBRA/RS (2012-2016). Membro regular do NANDA/Internacional e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Enfermagem do Hospital Conceição-GHC/CNPQ/RS (2012-atual). Membro da Diretoria da Associação Brasileira de Enfermagem de Minas Gerais - Gestão 2012-2016. Principais áreas de atuação: educação e formação em enfermagem; gestão em enfermagem; sistematização da assistência em enfermagem; pacientes de alta complexidade; epidemiologia.