Arquitetura e Urbanismo

Modalidade

presencial

Duração

10 SEMESTRES

Mensalidade

R$ 1.150,00

CC

Apresentação

O papel do arquiteto é fundamental para o bem-estar da população, traduzindo as necessidades individuais e coletivas e criando soluções viáveis para que todos habitem o “mesmo” espaço com otimização e respeito pelo ambiente e pelas pessoas. Assim, em um contexto de permanente adaptação, transformação de valores e geração de novas expectativas surgem as demandas do mercado de trabalho do arquiteto.

O arquiteto projeta e organiza espaços internos e externos, de acordo com critérios de estética, conforto e funcionalidade. Projeta e coordena a construção ou a reforma de prédios. Ele faz a planta e determina os materiais que serão utilizados na obra, levando em consideração o uso do imóvel, a disposição dos objetos, a ventilação e a iluminação. Ao lado do engenheiro, acompanha a construção e gerencia os custos e a mão de obra. Atua nas etapas finais da obra. Também desenha objetos e elabora placas de sinalização e logotipos. Já o urbanista planeja e organiza o crescimento de cidades e bairros.

Diferencial

O curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Integrado utiliza ferramentas e atividades inovadoras de ensino, articulando teoria e prática. Visa formar um profissional ético, empreendedor e com responsabilidade social para atuar em um mercado de trabalho competitivo e exigente. Assim como em todos os cursos da Instituição, apresenta um modelo pedagógico que trabalha a prática e a interdisciplinaridade desde o primeiro semestre.

Tem como diferencial um corpo docente qualificado, composto por especialistas, mestres e doutores. Eles possuem experiência na docência e também no ambiente profissional da arquitetura e urbanismo, o que possibilita aos acadêmicos uma visão sistêmica sobre a função do profissional.

Mercado de Trabalho

O arquiteto, na maioria das vezes, trabalha em conjunto com o engenheiro civil, acompanhando a construção, gerenciando a mão de obra e os custos da obra. Além disso, projeta e desenha espaços urbanos visando melhorar a qualidade de vidas das pessoas que nele residem. É um profissional de fundamental importância para o crescimento, racionalização e humanização das cidades.

O mercado de trabalho para o profissional formado em Arquitetura encontra-se em expansão no país, em especial no setor de construção civil. Além disso o setor público também tem aumentado a procura por arquitetos.

Perfil do Egresso

O Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Integrado tem como perfil do egresso um profissional com formação generalista, capaz de compreender e traduzir as necessidades dos indivíduos, grupos sociais e comunidade, com relação à concepção, organização e construção do espaço interior e exterior, abrangendo o urbanismo, a edificação, o paisagismo, bem como, a conservação e a valorização do patrimônio construído, a proteção do equilíbrio do ambiente natural e a utilização racional dos recursos disponíveis. Busca-se formar um profissional dotado de conhecimentos e habilidades que propiciem sua inserção no contexto profissional de forma autônoma, solidária, crítica, reflexiva e comprometida com o desenvolvimento local, regional e nacional, de maneira sustentável, objetivando a construção de uma sociedade justa e democrática.

Onde trabalhar

O profissional Arquiteto poderá atuar em empresas de construção civil, urbanização e paisagismo, empresas de pesquisa científica e tecnológica, laboratórios de pesquisa científica e tecnológica, escritórios de arquitetura e urbanismo, órgãos públicos de planejamento urbano, órgãos públicos de recuperação e preservação do patrimônio histórico e urbanístico, órgãos de pesquisa, organizações sociais.

Coordenador

Roberta Mertz Rodrigues

E-mail: coord.arquitetura@grupointegrado.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9596075103125979

Possui graduação em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Mestrado em Tecnologias Limpas pela UniCesumar (2016). Atualmente é Coordenadora e Docente do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão. Possui experiência profissional na área de Interiores, Projeto Arquitetônico Residencial, no setor público. Possui experiência acadêmica e de gestão acadêmica.