Ciências Contábeis

Modalidade

presencial

Duração

8 SEMESTRES

Mensalidade

R$ 780,00

Apresentação

Ciências contábeis é a área que cuida das contas de uma empresa, por meio do registro e do controle das receitas, das despesas e dos lucros. Tem por objetivo o estudo das variações quantitativas e qualitativas ocorridas no patrimônio das entidades.

Assim, o objeto de estudo é o patrimônio de entidades, empresas ou pessoas, com o intuito de registrar fatos e produzir informações que possibilitem o controle e o planejamento para operar o seu patrimônio.

Diferencial

O curso de bacharelado em Ciências Contábeis do Centro Universitário Integrado utiliza ferramentas e atividades inovadoras de ensino, articulando teoria e prática. Visa formar um profissional ético e com responsabilidade social para atuar em um mercado de trabalho competitivo e exigente. Assim como em todos os cursos da Instituição, apresenta um modelo pedagógico que trabalha a prática e a interdisciplinaridade desde o primeiro semestre.

Tem como diferencial um corpo docente qualificado, composto por especialistas, mestres e doutores, que possuem experiência na docência e também no mundo empresarial, o que possibilita aos acadêmicos uma visão sistêmica sobre a função do contabilista. O curso ainda possui a disciplina de jogos de negócios que simula atividades corporativas enquanto os estudantes assumem os papéis de gestores.

Mercado de Trabalho

Algumas atividades são exclusivas deste profissional, como a auditoria e as perícias contábeis. Para trabalhar como contador é preciso ser registrado no Conselho Regional de Contabilidade.

O mercado valoriza profissionais com visão gerencial e capazes de acompanhar a definição de estratégias de negócios de uma empresa para espelhá-las nos relatórios gerenciais.

Perfil do Egresso

O contador coordena e controla os registros de negócios (compras, vendas, investimentos e aplicações), de modo a dar uma visão precisa de seu patrimônio. Ele interpreta eventos econômicos e fornece informações aos dirigentes da companhia para a tomada de decisões.

Acompanha alterações na política tributária, registra os fatos e atos administrativos e responsabiliza-se pelo pagamento de tributos. Pode ajudar a traçar planos de investimento. Numa empresa, pode atuar na área tributária ou financeira, de recursos humanos ou na perícia contábil. Pode ainda trabalhar em escritórios de contabilidade, atendendo pequenas e médias empresas que terceirizam o setor contábil, ou abrir seu próprio negócio.

Onde Trabalhar

Auditoria: fiscalizar as contas de uma empresa, instituição pública ou não governamental, conferindo uma amostragem dos registros e dados em livros contábeis e balanços.

Contabilidade ambiental: controle e planejamento de gastos relacionados ao meio ambiente para avaliar o desempenho ambiental da empresa.

Contabilidade gerencial: registrar e analisar as operações financeiras e patrimoniais de uma empresa, acompanhando suas transações e fornecendo dados para a tomada de decisões.

Ensino: dar aulas em cursos técnicos e treinamento a funcionários de empresas na área contábil.

Perícia contábil: analisar o conjunto completo das operações financeiras de um estabelecimento em busca de informações que evidenciem se houve ou não erro ou fraude patrimonial e fiscal.

Planejamento e controladoria: analisar ações de diversas áreas da empresa e propor medidas com o objetivo de equilibrar as contas e melhorar a rentabilidade do negócio.

Fonte: Guia do Estudante

Coordenador

Marcelo Alexandre Cordeiro

E-mail: coord.administracao@grupointegrado.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5598215036721644

Graduado em Administração com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Integrado (2001). Especialista em Negócios Internacionais pela FAE Business School (2004) e em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV (2014). Mestre em Desenvolvimento Econômico Pela Universidade Federal do Paraná (2009) e Doutorando em Administração pela Universidade Positivo. Possui mais de dez anos de experiência na docência superior e 13 anos como gestor na área de comércio exterior. Atou como Trader de 2011 a 2014, pela Auto Adesivos Paraná S.A, atendendo toda a América Latina. Atualmente, também é consultor de empresas e procurement internacional.