Medicina Veterinária

Modalidade

presencial

Duração

10 SEMESTRES

Mensalidade

R$ 2.054,00

CI

CC

cpc

Apresentação

A Medicina Veterinária tem por objetivo contribuir para a melhoria da saúde pública, saúde animal e da produtividade de rebanhos, habilidades que requerem do profissional em formação o exercício do conhecimento por meio da prática hospitalar, estágios supervisionados, visitas e assistências técnicas em propriedades rurais. Modernamente, o relacionamento humano é imprescindível para o médico veterinário, uma vez que lidam também com os tutores dos animais. 

Diferencial

Um dos grandes diferenciais da Medicina Veterinária do Centro Universitário Integrado é a aplicação prática do conhecimento. A matriz curricular diferenciada traz aulas práticas e estágios supervisionados desde o primeiro semestre, além de orientação em sala de aula por meio do projeto integrador.

As amplas instalações do curso englobam um completo Hospital Veterinário, fazenda escola para atividades de campo, ambulatórios médicos, centro cirúrgico e Laboratórios de Análises Clínicas, Patologia Animal, Diagnóstico por Imagem, Medicina Veterinária Preventiva, Técnica Cirúrgica, Biotecnologia e Reprodução Animal, o que consolida sua vantagem competitiva na formação profissional. Além disso, para desenvolvimento da área básica, a estrutura ofertada pelo curso conta com Laboratórios de Bioquímica, Biofísica, Microscopia, Bromatologia, Alimentos, entre outros.

O padrão de excelência em ensino do curso de Medicina Veterinária do Centro Universitário Integrado é comprovado pela obtenção da nota 5 no ENADE, em uma escala de 1 a 5. Além disso, os altos índices de formandos que concluem o curso já empregados demonstram a excelente inserção dos egressos no mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho

Médicos veterinários são qualificados para atuar em todas as áreas ligadas à profissão, como: clínica médica, clínica cirúrgica, medicina veterinária preventiva, saúde pública, higiene e inspeção dos produtos de origem animal, produção e reprodução animal, saneamento ambiental, ecologia e proteção ao meio ambiente, entre outros segmentos.

Perfil do egresso

O Centro Universitário Integrado forma profissionais generalistas, preparados para atuar nas diferentes áreas do mercado de trabalho da medicina veterinária, envolvidos nas questões sociais, políticas, culturais e ambientais.

Onde trabalhar

O mercado de trabalho para um médico veterinário é bastante amplo, isto porque este profissional é capaz de atuar em diferentes setores: Prática clínica e cirúrgica em todas as modalidades; Clínicas e hospitais veterinários; Hípicas e centros de medicina animal esportiva; Zoológicos /Atividades de apoio diagnóstico; Centros de diagnóstico e laboratórios; Empresas; Agronegócio, nutrição animal, medicamentos e biotecnologia. Propriedades rurais (saúde animal, nutrição e reprodução de rebanhos); ONGS (Preservação da fauna e meio ambiente); Órgãos de inspeção e controle da produção de alimentos de origem animal / Centros de controle de zoonoses; Órgãos públicos e privados de fiscalização e controle sanitário; Inspeção e a fiscalização sob o ponto de vista sanitário, higiênico e tecnológico dos matadouros, frigoríficos e fábricas de laticínio também são outras possibilidades de atuação.

Coordenador

Roberta Ribeiro Fernandes

E-mail: coord.veterinaria@grupointegrado.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0539060006346196

Graduada em Medicina Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (1997). Especialista em Docência no Ensino Superior pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2009). Mestre em Clínica Médica Veterinária pela Universidade Federal de Santa Maria (2001). Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Clínica Veterinária e Patologia Clínica.