Cursos de Pós-Graduação

O Curso

A meta do Programa de Pós-graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão é propor aprendizado diferenciado, tanto teórico quanto prático, de forma que os pós-graduandos possam atender a demanda cada vez mais complexa da área educacional, a qual exige profissionais capacitados e com competência para atuar adequadamente nas salas de aulas.

Diante do cenário de tantas exigências profissionais no campo educacional o Programa de pós-graduação oferta o curso de Ludicidade e Práticas Pedagógicas que objetiva:

  • Possibilitar a reflexão sobre o papel do educador na condução de práticas educativas que tenham na Ludicidade um componente essencial, estimulando o uso de tais práticas como auxiliar no processo de formação do conhecimento.
  • Compreender os fundamentos teóricos da Ludicidade e sua importância para uma prática educativa emancipatória.
  • Refletir criticamente sobre os jogos, as brincadeiras e os brinquedos tradicionais e contemporâneas na sociedade brasileira.
  • Vivenciar atividades lúdicas que busquem a reconciliação humana com o meio sócio-histórico e cultural.
  • Discutir a importância social, política e epistemológica do lúdico na formação do professor.

Além da qualidade do curso, que será ministrado por profissionais de conhecimento ímpar, tanto teórico quanto prático, o pós-graduando contará ainda com uma das melhores estruturas físicas do estado, que são as instalações da Faculdade Integrado de Campo Mourão, que contam inclusive com multimídia em todas as salas de aula e laboratórios de última geração. Os pós-graduandos poderão também desfrutar de um acervo bibliográfico que suplanta 90.000 exemplares.

Público Alvo

  • Profissionais envolvidos com as atividades educacionais.
  • Pedagogos.
  • Psicopedagogos.
  • Portadores de diploma de curso superior em Licenciatura.
  • Profissionais da Educação Infantil e Ensino Fundamental.
  • Demais interessados que detenham diploma de curso superior e queiram ter conhecimento no processo lúdico-educacional.
Módulo I - Educação e Formação do Profissional na Educação
A Educação e o Professor - Aspectos Introdutórios
A Educação no Contexto Contemporâneo
Aplicação da Qualidade no Ambiente Educacional
Fundamento Histórico para a Compreensão da Escola
Liderança e Gestão Multiambiental
Prática da Oralidade
Módulo II - Ludicidade e Prática Pedagógica
Aspectos Científicos e Epistemológicos da Ludicidade
Brincando com Palavras: Uma Proposta para a Produção Textual
Ciências: Preservar e Brincar
Educação e Novas Tecnologias
Educação Física em Perspectiva Lúdica
Exercício de Criatividade e Ateliê
Ludoteca
Matemática: Desafios da Lógica
Sons e Ritmos em Estratégias Lúdicas
Teatro como Ferramenta Pedagógica
Teoria e Prática da Literatura Infanto-juvenil
Módulo III - Pesquisa e Docência no Ensino Superior
Metodologia do Ensino Superior: teoria e prática
Metodologia do Trabalho Científico
Seminários e Debates em Ludicidade e Práticas Pedagógicas
Trabalho de Conclusão de Curso

Antonio Cesar Marini Mestre

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná, área de concentração: Cultura, Comportamento e Formas de Gestão. Especialização em Administração Geral com Ênfase em Recursos Humanos e Marketing. Graduado em Psicologia pela instituição Universidade São Francisco Itatiba SP. Ocupação Atual: COAMO AGROINDUSTRIAL COOPERATIVA desde 15 de abril de 1985 - Chefe do Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal, sendo responsável por todo o processo de seleção, treinamento, desenvolvimento, Avaliação de Desempenho e acompanhamento dos funcionários, e também pela implantação e coordenação dos programas de qualidade.

Aparecida da Penha dos Santos Doutoranda

Doutoranda pela UP. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada em Comércio Exterior e Mercosul. Graduada em Ciências Contábeis e Administração com Habilitação em Comércio Exterior. Coordenou o curso de Administração (Faculdade Integrado de Campo Mourão). Coordenou o Curso de Relações Internacionais, na mesma Faculdade. Atualmente é Coordenadora Geral dos cursos de Pós-graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Atua como docente e consultora na área internacional. Ministra aulas em nível de Graduação, Pós-graduação e Mestrado tanto em nível nacional quanto internacional. Fluente na língua inglesa e espanhola. Possui experiência na área de Recursos Humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, assistência, avaliação e demissão. Experiência na área de comercialização do agronegócio em nível internacional, exportação, importação e operações financeiras internacionais. Possui experiência e facilidade em estratégias para alavancagem de cursos de graduação e pós-graduação tendo como core estratégico, qualidade e credibilidade. Facilidade em análise de processos e desempenho organizacional. A área de interesse para pesquisa concentra-se em inovação organizacional, estratégias, liderança e áreas internacionais.

Ivete Keiko Sakuno Carlos Especialista

Graduada em Ciências - FAFIJAN - Faculdade de Ciências e Letras de Jandaia do Sul e Biologia e Supervisão Escolar - UNIOESTE de Presidente Prudente/SP. Pós-graduação em Metodologia do Ensino pela Faculdades Integradas "Espírita" de Curitiba - 1997. Professora da Rede Estadual de Educação, desde o ano de 1979. Assistente Técnico do NRE/Campo Mourão. Instrutora do SENAC/Campo Mourão desde 1997 em Cursos da Área de Comunicação como Oratória, Cerimonial e Protocolo, Liderança, Trabalho em Equipe entre outros. Prestadora de Serviços na Empresa Centre Cursos de Cianorte. Prestadora de Serviços nos Cursos de Pós Graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão nas áreas de Pedagogia, Contabilidade e Administração. Cursos e Oficinas na UTFPR - Unidade de Campo Mourão. Cursos e Palestras na área de Educação em Prefeituras Municipais da Região da COMCAM e também em Cianorte.

Telma Cristian Amaral Mestre

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2000) e atualmente é Professora e Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Integrado de Campo Mourão.

João Luiz Gasparin Doutor

Kelly Priscilla Lóddo Cezar Doutora

É doutoranda do Programa de pós-graduação em Linguística e Letras da Universidade Paulista - Campus Araraquara. Possui Mestrado e Graduação em Letras pela Universidade Estadual de Maringá/PR. Atualmente é Aluna convidada (membro externo) a desenvolver o projeto Aprender Brincando: construção e aplicação de um jogo de regras para o ensino do Novo Acordo Ortográfico; pela Universidade Estadual de Maringá/PR (Fundação Araucária). É coordenadora do curso de Letras com habilitação em Libras (Faculdade Eficaz) e editora-chefe da Revista Eficaz. Tem experiência na área de Linguística Aplicada ao ensino fundamental com especialidade em ortografia atuando principalmente nos seguintes temas: ortografia, ensino-aprendizagem, fonética, fonologia e escrita de sinais.

Lilian Alves Pereira Mestre

Mônica Luiza Sócio Fernandes Doutora

Possui Doutorado em Letras (Literatura Comparada) pela Universidade de São Paulo (2007), Mestrado em Letras (Teoria Literária) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001), Graduação em Letras pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarezinho (1984) e História pela Faculdade Estadual de Filosofia Ciências e Letras de Jacarézinho (1988). Atualmente é professora titular da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Literatura, atua principalmente nos seguintes temas: Poesia, Crítica Literária, Literatura Comparada (poesia e pintura). Lidera o Grupo de Pesquisas: Diálogos literários - UNESPAR/FECILCAM.

Terezinha Lima Pereira Doutoranda

Doutoranda em Educação pela UEM - Maringá (créditos concluídos e em fase final pesquisa-2014), Mestrado em estudos Literários - UNESP - SP (2001), Especialização Lato Sensu em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa - Fecilcam - (2000) e graduação em Letras pela Universidade Estadual de Ponta Grossa (1998). Foi professora do departamento de letras da Fecilcam - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Professora QPM da rede Estadual do Paraná e atuou como coordenadora pedagógica de Colégio Privado - Educação Básica. Na Faculdade Integrado de Campo Mourão exerceu as seguintes funções: Coordenadora Pedagógica e de Treinamento, Supervisora de Projetos, Membro do CEP - Comitê de Ética em Pesquisa com Seres Humanos, Coordenadora. da CIAAP - Comissão Institucional de Apoio Acadêmico Pedagógico, Coord. da Comissão de Reformulação do PPI, Membro da Comissão Própria de Avaliação e Coordenadora do grupo de pesquisa em Língua Portuguesa. Tem experiência docente em graduação e Pós-graduação Lato sensu, em cursos de extensão, orientação de trabalhos monográficos e artigos, Coordenação e tutoria em Educação a Distância, promoção de eventos, participação em bancas para contratação de docentes, projetos e produção bibliográfica. Atualmente é coordenadora de pesquisa, planejamento e avaliação no Núcleo Regional de Campo Mourão - PR. Nessa função atuou em parceria com a SEED como docente em diversos cursos de formação docente continuada para professores de 62 escolas jurisdicionadas ao NRE e idealizou, coordenou e ministrou 40 palestras, a fim de criar maior aproximação entre a família e a escola, obtendo a participação de aproximadamente 10.000 presentes.

Antonio Carlos Monteiro de Miranda Doutorando

Déborah Cristina Málaga Barreto Mestre

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2011), Especialização em Educação Especial pela Universidade Norte do Paraná, UNOPAR, em Psicologia Aplicada à Educação e em Psicopedagogia na Instituição Escolar pela Universidade Estadual de Londrina, UEL, e Formação de Recursos Humanos para a Alfabetização pelo Centro de Estudos Superiores de Londrina, CESULON. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Londrina (1989). Atualmente é professora da Secretaria Municipal de Educação, Secretaria de Estado da Educação. Atuando principalmente nos seguintes temas: educação; educação matemática; notação numérica, cognição; jogos; intervenção, prevenção; consciência fonológica; intervenção, desenvolvimento infantil; intervenção e dislexia; intervenção psicopedagógica.

Fabiane Freire França Doutoranda

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade Estadual de Maringá, área de Concentração em Ensino, Aprendizagem e Formação de Professores, possui mestrado em Educação por esta mesma instituição (2009) graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Maringá (2005). Atualmente é professora da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Dedica-se ao estudo e pesquisa na área de Educação, Gênero, Formação docente e Formação de conceitos.

Laudenir Maria Gobbi Molina Mestre

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (1985) , especialização em Metodologia do Ensino pela Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (1997) , especialização em Gestão Escolar, Qualidade Total, Orientação e Supe pela Universidade Estadual do Paraná (2001) , especialização em Metodologias Inovadoras Aplicadas a Educação pela Faculdade Internacional de Curitiba (2004) , mestrado-profissionalizante em Maestria en Ciencias de la Educacion pela Universidad Técnica de Comercializacion y Desarrollo (2004) e aperfeiçoamento em Língua Espanhola pela Centros de Línguas Estrangeiras Modernas (2000) . Tem experiência na área de Educação Física.

Paula Regina Gehring Bertolass Mestre

Sandra Mara Pereira Paranhos Mestre

Mestre em Educação pela Universidade Internacional de Lisboa. Graduada em Pedagogia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Teofilo Otoni (1988). Pedagoga da rede Estadual de Educação do Paraná. Atua como técnica-pedagógica na Coordenação de Educação a Distância da Secretaria de Estado da Educação do Paraná -DITEC/CETEPAR. Professora do Instituto Brasileiro de Pós-Graduação e Extensão (IBPEX). Professora do curso de Pedagogia e pós-graduação das Faculdades Integradas Espírita do Paraná. Professora dos cursos de pós-graduação da Faculdade Bagozzi.

Informações

Início
Inscrições Abertas - Sujeito a formação de turmas.
Local
Faculdade Integrado - Centro
Vagas
30
Taxa de Inscrição
R$ 75,00
Investimento
22 mensalidades de R$ 292,00
Descontos

10,00% para Egressos do Faculdade Integrado com cadastros atualizados

Até 20,00% para Empresas/Instituições conveniadas

Aulas

Aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Ocasionalmente, as aulas poderão ocorrer às sextas-feiras das 19h às 23h, com intervalos semanais ou mais de 15 dias em função de feriados ou de força maior

Coordenador(es)

Wilson Rodrigues de Moura | wilsonromoura@hotmail.com

Matrícula
Download do Contrato

Os demais documentos serão informados por e-mail após confirmada a inscrição

Mais Informações
pos@grupointegrado.br | (44) 3518-2500 | 0800 646 1982 | Coordenação Geral - Faculdade Integrado - Administrativo

Inscreva-se

2ª Via de Boleto