Ciências Biológicas - Licenciatura

Modalidade

presencial

Duração

8 SEMESTRES

Mensalidade

R$ 628,00

CI

CC

cpc

Apresentação

A Biologia é a ciência que estuda os seres vivos, a relação entre eles e o meio ambiente, além dos processos e mecanismos que regulam a vida. Portanto, os profissionais formados nesta área do conhecimento têm papel fundamental nas questões que envolvem o conhecimento da natureza. A Licenciatura em Ciências Biológicas habilita profissionais a trabalharem na educação básica nos seguintes níveis: Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) e Ensino Médio. Os profissionais licenciados também podem atuar em diversas áreas da Biologia, como Saúde e Biotecnologia, Meio Ambiente e Produção, mediante complementação de carga horária..

Diferencial

O curso possui uma proposta humanista, que é baseada no princípio de que somente por meio da disseminação do conhecimento o ambiente natural será tratado de forma sustentável. Conta com a assistência de um corpo docente constituído em sua maioria por mestres e doutores, experientes nas áreas pedagógica e de pesquisa. O curso oferece também atividades de educação continuada, com palestras, cursos e projetos voltados para as diferentes áreas de atuação do biólogo.

Além da estrutura do câmpus do Integrado, os alunos de Ciências Biológicas participam de aulas de campo e visitas técnicas monitoradas, que contribuem para a observação, descrição e interpretação de fenômenos naturais e, também, para a análise crítica dos conteúdos aprendidos em sala de aula. Entre os lugares visitados estão diferentes biomas, unidades de conservação, museus, empresas conveniadas e ambientes escolares que permitem o contato do estudante com profissionais atuantes no mercado de trabalho.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o biólogo é amplo e promissor, em permanente transformação e contínuo crescimento. A questão ambiental permeia as mais diferentes áreas de atuação e tornou-se tema obrigatório na formação educacional. 

Perfil do Egresso

O egresso do curso de Ciências Biológicas é caracterizado por ter recebido uma formação profissional atualizada, fundamentada nos conhecimentos técnico-científicos, bem como nos princípios éticos e humanísticos voltados à cidadania. Neste sentido, torna-se um profissional capaz de reconhecer os problemas do mundo presente, prestar serviços especializados à comunidade e estabelecer com esta uma relação de reciprocidade.

É um profissional com habilidade de dominar tanto os aspectos conceituais como os históricos e epistemológicos da Educação, de forma a dispor de elementos que lhe garantam o exercício competente e criativo da docência nos diferentes níveis do ensino formal e espaços não formais. Ele atua tanto na disseminação dos conhecimentos desenvolvidos pela Biologia, enquanto instrumento de leitura da realidade e construção da cidadania, como na produção de novos conhecimentos relacionados ao seu ensino e divulgação.

Onde Trabalhar

O licenciado em Ciências Biológicas poderá atuar como educador em instituições públicas e privadas, no ensino fundamental, médio, técnico e profissionalizante. Também pode trabalhar como planejador e revisor de materiais pedagógicos, livros e elaborando programas para o ensino das disciplinas de ciências. Ainda pode ser habilitado para atuar nas áreas de Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde e Biotecnologia e Produção, mediante complementação de carga horária.

Coordenador

Francielle Baptista de Souza

E-mail: pesquisa@grupointegrado.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9693458050763449

Graduada em Ciências Biológicas pela Universidade Estadual de Maringá (1997). Mestre em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (2000). Doutora em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (2003). No Centro Universitário Integrado, também atua como presidente da Comissão Interna de Biossegurança, supervisora de Pesquisa e representante institucional do Sistema de Gerenciamento de IP - Sistema AdminIP - Portal CAPES, de Iniciação Científica - CNPq e do Programa Ciência sem Fronteiras. Na área de divulgação científica, exerce a função de editora-chefe de SaBios-Revista de Saúde e Biologia.