- 2 de maio de 2024
Integrado alcança bons resultados nos Jogos Universitários do Paraná
A estudante Joana Vilas Bôas do curso de medicina ficou em 1º lugar na modalidade acadêmica e Vitor de Oliveira Souza conquistou 3 medalhas de ouro e bateu dois recordes
O Centro Universitário Integrado conquistou total de 9 medalhas de ouro, 2 de prata e 3 de bronze nos Jogos Universitários do Paraná (JUPS). A instituição ficou em 10º lugar na classificação geral do evento, realizado na cidade de Apucarana. Os jogos foram realizados entre os dias 7 e 13 de julho e contaram com a participação da delegação do Integrado composta por 92 pessoas, incluindo atletas, técnicos e equipe de apoio.
O atletismo foi o grande destaque da delegação alcançando 10 medalhas, 8 ouros, duas de prata e 1 de bronze. Para Jaqueline Ferreira foi uma grande realização competir pelo Integrado. “Eu competi profissionalmente por 10 anos, mas, estava parada há um bom tempo, voltei a treinar justamente para participar dessa competição. Fiquei muito feliz com os resultados, fui vice campeã em duas provas que realizei, me surpreendi bastante devido ao curto período de preparação. É muito importante esse apoio e incentivo que o integrado dá aos participantes, ainda tenho dois anos de graduação e quero participar das próximas edições”, disse a estudante de fisioterapia.
Outro grande destaque do atletismo foi o acadêmico do curso de direito Vitor Oliveira de Souza, de 19 anos. O jovem ganhou três medalhas de ouro e bateu dois recordes, nas modalidades: arremesso de peso (15.05) e lançamento de disco (44.00). “Foi uma sensação muito satisfatória, porque tenho treinado diariamente durante os últimos 2 anos. Conseguir bater recordes estaduais universitários nas duas principais provas me trás muita alegria”, contou Vitor.
O técnico dos times de voleibol Alfredo Sguario, contou um pouco da rotina das equipes para a preparação dos jogos. Segundo ele, a maior dificuldade é encontrar um horário que contemple todo o time, já que todos os integrantes são estudantes. “Conseguir uma frequência para os treinos é um grande desafio, porque precisamos conciliar horários em comum entre atletas e o próprio técnico”, explicou Alfredo que destacou outros aspectos importantes, além do esporte. “Esse é um evento que promove não apenas competição, mas, amizade, essa socialização, entre outros alunos que estão enfrentando nessa fase difícil de estudo, de empenho, podendo aliviar o estresse tanto dos estudos e treinos”, disse o técnico.
Dentre tantas medalhas e o destaque de uma boa classificação geral, a estudante Joana Vilas Bôas do curso de medicina, garantiu medalha de ouro inédita para o Centro Universitário Integrado, a modalidade acadêmica. “Tenho um carinho muito grande pelo Integrado e por todas as oportunidades que tive desde que iniciei na instituição, eu fiquei imensamente feliz e orgulhosa, realmente não esperava ficar em primeiro lugar. Agradeço muito aos professores Bruno Fidelis e Mariana Pavanelli por todo suporte, eles me prepararam muito bem”, contou Joana, empolgada pela conquista e por ter sido classificada para os Jogos Universitários Brasileiros (JUBS) que serão realizados em Joinville no estado de Santa Catarina.
Quadro de medalhas:
Atletismo:
8 de ouro
2 de prata
1 de bronze
Judô:
1 de bronze
Karatê
1 de bronze
Modalidade Acadêmica:
1 de ouro