- 2 de maio de 2024
Conhecidos os vencedores do pitch final do Santa Ideia
Equipes apresentaram soluções para problemas da Santa Casa de Campo Mourão
Após três etapas, foram conhecidos os vencedores do programa Santa Ideia, uma iniciativa que teve como objetivo solucionar as dores do Hospital Santa Casa de Campo Mourão e reuniu 16 equipes e 60 acadêmicos do Centro Universitário Integrado. A premiação foi realizada durante o XII Congresso Científico e Cultural do Estado do Paraná (Conccepar).
A equipe campeã foi a Atitude, composta pelos estudantes de Medicina Veterinária, Jeferson Abraão, Giovana Duarte, Silmara Alves e a estudante de Nutrição, Letícia Lopes, que apresentaram uma proposta de produto para controle de logística de pacientes, visitantes e ativos. Além do troféu, os vencedores receberam R$1.500,00 e a possibilidade de continuar o projeto como uma empresa incubada e mentorada.
O segundo lugar e o prêmio de R$1.000,00 ficaram com a equipe Santabio, formada pelas acadêmicas de Biomedicina, Alana Stevanelli, Jéssica Correia, Heloyse Lima e Louana Adrieli Aparecida Marins. Já o prêmio de R$600,00 e a terceira colocação foram para a equipe Santagro, composta por José Sanches, Camile Schotten, Caroline Schotten e Mariana Bernardes, acadêmicos de Agronomia.
Para Fabrício Pelloso, coordenador do Núcleo de Empreendedorismo, Pesquisa e Extensão (NEPE), iniciativas como o Santa Ideia proporcionam aos estudantes uma experiência diferenciada em sua formação. “Dá a oportunidade de atuar diretamente em problemas reais de empresas e desenvolver habilidades e competências essenciais para a vida profissional. Além disso, as mentorias durante o projeto auxiliam na determinação de características empreendedoras como persistência, comprometimento, busca de informações. O projeto é uma parceria do Integrado com o Sebrae, Educere e Santa Casa o que fez com que diversos atores do nosso ecossistema de Campo Mourão atuassem neste projeto que será anual”, explicou o coordenador.
O programa
Lançado em março de 2022, o Santa Ideia é uma iniciativa do Núcleo de Empreendedorismo, Pesquisa e Extensão (NEPE) do Centro Universitário Integrado, da Fundação Educere e do Hospital Santa Casa de Campo Mourão e tem como objetivos principais: estimular a cultura do empreendedorismo; Promover a prática do planejamento de produtos e serviços inovadores que solucionem problemas reais em parcerias com empresas; Incentivar o espírito de trabalho conjunto em equipes do público universitário e contribuir para o desenvolvimento da região.