• 2 de maio de 2024

Acadêmicos de Direito participam de Júri Simulado com caso real

Prática visa aproximar os estudantes da vivência prática na área penal

No último sábado (21), os acadêmicos do curso de Direito do Centro Universitário Integrado participaram de um júri simulado. A atividade foi realizada no plenário do júri do Fórum da Comarca de Campo Mourão. 

A trama do simulado envolveu um caso real de um homicídio qualificado ocorrido em 2005 e os participantes puderam desempenhar todos os papéis inerentes ao procedimento especial do processo penal como como juiz presidente, Ministério Público, defensor/advogado, réu, testemunhas, jurados, escrivães e oficiais.

De acordo com o professor de Direito Processual II,  Ramonn Luiz Domingues, que coordenou a atividade,  a simulação visa aproximar os estudantes da prática na área penal. “O objetivo aqui é pôr em prática o conhecimento teórico que os acadêmicos vêm angariando desde o primeiro período. Aqui nós revivemos um julgamento de um caso real. O interessante é que o resultado do processo original não necessariamente se repete na nossa simulação, porque é a partir da capacidade de argumentativa dos nossos acadêmicos que aqui representam acusação e defesa, em relação aos acadêmicos do primeiro período que vão representar o conselho de sentença é que vai ser decidido o resultado do processo. Eles são fiéis às mesmas provas, os mesmos fatos que ocorreram no caso real, mas é o desempenho de cada um deles que vai determinar o resultado dessa simulação”. 

Para o acadêmico Angelo Rocha, que está no décimo período e atuou como representante do Ministério Público na simulação, o júri simulado é uma experiência muito importante na trajetória acadêmica. “É a situação onde a gente tem contato com o público, é onde o Direito se insere na sociedade. Essa experiência para a gente é a “cereja do bolo” da faculdade, é o encerramento do curso com chave de ouro”.

Segundo o professor Ramonn Rodrigues, para participar do júri simulado, os acadêmicos se preparam durante todo o semestre. “Eles têm os processos com bastante antecedência para irem formulando teses de defesa, acusação e possíveis sentenças. A Vara do Tribunal do Júri tem uma parceria com o Integrado nesse sentido, o doutor Fabrício Voltaré libera sempre processos de homicídio para nós e a gente consegue reviver esses processos. Essa é a última atividade antes da prova final dos acadêmicos do 10º período. Desde o 7º período eles iniciam a parte prática, fazendo as peças processuais decorrentes de cada área do Direito e o Júri Simulado é o encerramento dessas atividades práticas da faculdade, daqui eles vão  para o TCC e a colação de grau”. 

Para Gabriel Rocha, acadêmico do primeiro período, acompanhar a simulação foi inspirador. “Eu estou há três meses na faculdade e foi muito bom ver como os colegas do último período atuaram. Foi uma experiência de vida muito boa e eu espero estar aqui daqui cinco anos”.  

Quem também se sentiu inspirado com a atividade foi o acadêmico Douglas de Lara, que está no sétimo período. “É muito interessante a faculdade promover esse evento, traz uma experiência para nós acadêmicos que nunca convivemos com o júri e nos permite aprender um pouco mais”.

Compartilhe