- 24 de janeiro de 2025
Integrado abre inscrições para Programa de Mestrado em Desenvolvimento Local em parceria com UNISUAM-RJ
Com mais de 15 anos e nota de excelência pela CAPES, programa contribui para o desenvolvimento socioambiental, econômico e tecnológico
Pelo segundo ano consecutivo, o Paraná foi considerado o Estado mais inovador e sustentável do Brasil pelo ranking da consultoria Bright Cities. Já o relatório Ranking de Competitividade dos Estados — elaborado pelo Centro de Liderança Pública — colocou o Paraná na terceira posição geral após avaliar dez pilares estruturantes como educação, sustentabilidade, capital humano, infraestrutura, inovação, entre outros.
E para contribuir com o desenvolvimento socioambiental e tecnológico do Paraná, do Brasil e atender às demandas por práticas e soluções inovadoras, o Centro Universitário Integrado de Campo Mourão (PR) — em parceria com a Universidade Augusto Motta (UNISUAM), do Rio de Janeiro — apresenta o Programa de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local (PPGDL).
Avaliação máxima no CAPES Reconhecido com avaliação (5 estrelas) pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), o mestrado profissional PPGDL tem como propósito criar soluções, produtos e patentes que possam resolver problemas locais, bem como desenvolver soluções para Empresas, para Governos, e também possibilita o desenvolvimento de Tecnologias que gerem impacto social.
“Os estudantes serão estimulados a pensar em propostas para reduzir desigualdades e gerar impactos positivos em áreas como saúde, habitação, educação, sustentabilidade e também às populações vulneráveis”, explica Fabricio Pelloso, head de Inovação do Integrado e coordenador do PPGDL.
Foi o que aconteceu com Gustavo Calanca, que cursou o Mestrado em Desenvolvimento Local. Por meio do projeto Descarte Solidário, ele realizou uma ação social que impactou o meio ambiente e a qualidade de vida da região de Presidente Prudente (SP).
“Coletando as cartelas de medicamentos vazias, chamadas de blíster, ele conseguia trocá-las por cadeiras de rodas para doação, e com isso, envolveu toda a cidade”, explica Patricia Maria Dusek, Coordenadora do Curso de Mestrado Profissional em Desenvolvimento Local na UNISUAM.
Diferenciais Entre os diferenciais do Mestrado em Desenvolvimento Local oferecido pelo Centro Universitário Integrado está a multidisciplinaridade; uma vez que os conhecimentos apresentados serão voltados a todas as áreas do conhecimento. “O objetivo é formar profissionais capazes de analisar diferentes contextos, promover a inovação e fomentar o trabalho colaborativo”, destaca Fabricio Pelloso.
Outra novidade é o estudo em formato híbrido, com disciplinas presenciais e remotas (síncronas), e duração de dois anos. Com três linhas de pesquisa — Estado, Sociedade e Desenvolvimento Local; Cadeias Produtivas Sustentáveis; Gestão da Inovação e Empreendedorismo — o curso vai promover o conhecimento científico aplicado à prática.
Reconhecido pela excelência na UNISUAM o mestrado PPGDL já permitiu ampla produção bibliográfica e técnica de professores e estudantes; inclusive com vários pedidos de patente e registro de programas de computador e aplicativos.
Inscrições abertas As inscrições para a turma que inicia no primeiro semestre de 2025 estão abertas, seguem até o dia 30 de janeiro e podem ser feitas pelo link.
O processo seletivo contempla prova escrita, análise de currículo e entrevista presencial. Profissionais de todas as áreas do conhecimento e estudantes do último período de cursos de graduação podem se inscrever.
O mestrado oferece financiamento das mensalidades por meio do PraValer; instituição privada que atua no aporte estudantil e permite maior flexibilidade no pagamento.