Nutrição

Modalidade

presencial

Duração

8 SEMESTRES

Mensalidade

R$ 967,31*

CI

CC

cpc

Apresentação

A Nutrição possui três grandes eixos de atuação profissional: a nutrição clínica; a alimentação coletiva; e a saúde coletiva. Dessa forma, o profissional lida com planejamento dietético e modulação do comportamento alimentar de indivíduos ou coletividades, com a gerência de unidades produtoras de refeições e atua na atenção básica em saúde. O nutricionista se insere no processo de geração da qualidade de vida e longevidade da população por meio da promoção da segurança alimentar e nutricional sustentável. 

Diferenciais

Um dos grandes diferenciais do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado reside na sua infraestrutura, que contempla os laboratórios das áreas básicas, como Informática, Microscopia, Genética, Microbiologia, Química e outros. O curso conta ainda com a Clínica Escola de Nutrição, a qual é provida de um grande aparato de equipamentos de avaliação nutricional científicos de marcas renomadas, destacando-se entre estes a Bioimpedância Biolétrica (onde os acadêmicos realizam estágio obrigatório, aplicando os conhecimentos teóricos na prática), e com o Laboratório de Técnica Dietética, Tecnologia de Alimentos e Análise Sensorial de Alimentos (simula uma cozinha industrial), no qual são realizadas aulas práticas, oficinas culinárias, capacitações em aproveitamento integral de alimentos e projetos de extensão, ensino e pesquisa. 

Quanto à matriz curricular, o curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado, além de ofertar as disciplinas dos quatro grandes eixos de formação exigidos pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Nutrição (ciências biológicas e da saúde, ciências sociais, humanas e econômicas, ciências da alimentação e nutrição e ciências de alimentos), também contempla, em sua matriz, matérias que permitem um treinamento para o mercado de trabalho por meio da disciplina do projeto integrador. Este tem como objetivo orientar os trabalhos das disciplinas de cada semestre letivo, incutir o espírito de liderança, melhorar o relacionamento interpessoal e desenvolver o trabalho em equipe. O corpo docente é altamente capacitado, composto por especialistas, mestres e doutores, todos com vasta experiência técnico profissional nas áreas das disciplinas ministradas. 

Mercado de Trabalho

A nutrição foi reconhecida como estratégia de profilaxia dos agravos em saúde na atenção básica pelo Ministério da Saúde em 2006, quando o atendimento em nutrição foi adotado como premissa no nível primário de atendimento em saúde na atenção básica (saúde pública). Além dessa área de atuação, o nutricionista tem um leque muito grande de atuação nas outras duas subáreas profissionalizantes do curso, nutrição clínica e alimentação coletiva.    

Perfil do Egresso

O egresso do curso de graduação em Nutrição do Centro Universitário Integrado  é caracterizado por ter uma formação profissional específica de excelência e pautada nos conhecimentos científicos mais atuais das ciências da nutrição. Além disso, o egresso é devolvido à sociedade com um caráter cidadão, provido de princípios éticos e com consciência do contexto econômico, político e social do meio no qual está inserido, aguçando assim a sua análise crítica e reflexiva da realidade e permitindo que o mesmo trace soluções rápidas para os problemas que lhe são apresentados, facilitando, assim, o seu ingresso e manutenção no mercado de trabalho.

Onde Trabalhar?

Em cada uma das áreas de atuação, o nutricionista pode trabalhar em diversas localidades. Na Alimentação Coletiva: Unidades Produtoras de Refeições (UPR); Alimentação escolar (creches, escolas, centros municipais de educação); Restaurantes industriais, comerciais e UPRs hospitalares; Restaurantes populares; Hotéis e similares; Comércio de cestas básicas e refeições convênio; Programa de Alimentação do Trabalhador (PAT); Alimentação de bordo (catering). Na Nutrição Clínica: Consultório particular; Hospitais, clínicas em geral e clínicas de hemodiálise; Instituições de longa permanência de idosos; SPA; Ambulatórios; Banco de leite humano – BLH; Lactários; Centrais de terapia nutricional; Atendimento domiciliar. Na Saúde Coletiva: Políticas e programas institucionais; Unidades básicas de saúde; Vigilância em saúde; Vigilância sanitária; Defesa do consumidor; Padarias comunitárias; Bancos de alimentos; Cozinhas comunitárias. Além disso pode se envolver com o ensino superior, na docência, extensão, pesquisa, supervisão de estágios e coordenação de cursos de Nutrição. Outras áreas de atuação incluem: Indústria de alimentos (controle de qualidade, desenvolvimento de produtos, rotulagem nutricional, cozinhas experimentais, marketing); Nutrição esportiva (clubes esportivos, academias e similares); Nutrição estética (cuidados nutricionais nas disfunções estéticas); Fitoterapia (prescrição de fitoterápicos como coadjuvante no tratamento dietético).

Coordenador

Janaiara Moreira Sebold Berbel

E-mail: coord.nutricao@grupointegrado.br

Atos Oficiais de Autorização/Reconhecimento curso
134 - Portaria nº 134, D.O.U. 02/03/2018 Download

*Desconto na mensalidade

Valor já com desconto. Esta campanha (promoção) tem prazo limitado e é destinada a novos alunos, ou seja, que nunca foram matriculados no Centro Universitário Integrado e que realizarem a matrícula até o dia 12/02/2022. O Centro Universitário se reserva o direito de encerrar a campanha a qualquer momento.

O desconto é destinado aos ingressantes no 1º período e válido durante todo o curso de graduação.

Não têm direito aos descontos, os Portadores de Diploma, ingressantes por Transferências Externas e Reingressantes. 

*Valor vigente para 2022