Cursos de Pós-Graduação

O Curso

A semente apresenta-se como o meio de sobrevivência das espécies vegetais, e dentre os insumos utilizados na condução de uma lavoura, torna-se o componente determinante da qualidade e quantidade do produto final produzido. Na carreira agronômica, atualmente, o mercado de trabalho tem exigido profissionais qualificados, capacitados e titulados para atuação nas mais diversas áreas de atuação. Diante do exposto, a Faculdade Integrado de Campo Mourão lança o curso Lato Sensu em Tecnologia na Produção de Sementes: Grandes Culturas, visando formar profissionais capazes de reconhecer e responder às diferentes e complexas necessidades na produção mundial de alimentos.

Público Alvo

Profissionais graduados na área de ciências agrárias e em áreas afins.

MÓDULO I - FISIOLOGIA DA PRODUÇÃO
Atributos de Qualidade na Produção de Sementes
Biotecnologia na Produção de Sementes
Embriogênese, Maturação e Maturidade Fisiológica
Fisiologia da Produção e Nutrição de Plantas
Germinação de Sementes
Pesquisa Avançada na Agricultura - Técnicas de Campo
Produção de Sementes em Grandes Culturas
Produção de Sementes, Perspectivas e Tendências
Propagação Vegetativa
Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários Agrícolas
MÓDULO II - COLHEITA E PÓS-COLHEITA DE SEMENTES
Armazenagem e sua Fisiologia
Beneficiamento de Sementes
Colheita de Sementes
Principais Métodos de Secagem de Sementes
MÓDULO III - QUALIDADE DE SEMENTES
Amostragem, Inspeção e Certificação de Sementes.
Classificação e Análise de Sementes
Controle de Qualidade na Produção de Sementes
Patologia de Sementes
MÓDULO IV - PESQUISA E DOCÊNCIA
Docência no Ensino Superior
Estudos Contemporâneos em Produção de Sementes
Projeto de Pesquisa em Sementes
Seminários e Debates sobre Produção de Sementes
Trabalho de Conclusão de Curso
MÓDULO V - PALESTRAS E VISITAS
Tópicos Especiais: Palestras e Visitas Técnicas

Aparecida da Penha dos Santos Doutoranda

Doutoranda pela UP. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada em Comércio Exterior e Mercosul. Graduada em Ciências Contábeis e Administração com Habilitação em Comércio Exterior. Coordenou o curso de Administração (Faculdade Integrado de Campo Mourão). Coordenou o Curso de Relações Internacionais, na mesma Faculdade. Atualmente é Coordenadora Geral dos cursos de Pós-graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Atua como docente e consultora na área internacional. Ministra aulas em nível de Graduação, Pós-graduação e Mestrado tanto em nível nacional quanto internacional. Fluente na língua inglesa e espanhola. Possui experiência na área de Recursos Humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, assistência, avaliação e demissão. Experiência na área de comercialização do agronegócio em nível internacional, exportação, importação e operações financeiras internacionais. Possui experiência e facilidade em estratégias para alavancagem de cursos de graduação e pós-graduação tendo como core estratégico, qualidade e credibilidade. Facilidade em análise de processos e desempenho organizacional. A área de interesse para pesquisa concentra-se em inovação organizacional, estratégias, liderança e áreas internacionais.

Carlos Alberto Scapin Doutor

Mestrado (1993) e doutorado (1996) em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa. Possui graduação em Agronomia (1991) pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor associado C. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal na cultura do Milho. Gosta de adaptar e empregar novas metodologias de Genética Quantitativa e Biometria a serviço do melhoramento vegetal. Possui 2 variedades de milho registradas no MAPA. Orientou 27 mestres e 20 doutores. Editor Associado das revistas Acta Scientiarum-Agronomy e Bragantia.

Marcelo Gonçalves Balan Doutor

Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina em 2009. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Tecnologia de Aplicação, atuando principalmente nos seguintes temas: pontas de pulverização, tecnologia de aplicação, deposição de gotas, controle químico e eficiência de aplicação

Telma Cristian Amaral Mestre

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2000) e atualmente é Professora e Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Clandio Medeiros da Silva Doutor

Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2006), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2001) e graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Santa Maria (1983). Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal, atuando principalmente nos seguintes temas: melhoramento genético vegetal, biotecnologia especificamente cultura de tecidos vegetais.

Cláudia Regina Dias Arieira Doutora

Possui doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (1995). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Fitopatologia, com ênfase em Nematologia, atuando principalmente na área de controle alternativo de nematóides, através de rotação de culturas e plantas antagonistas.

Marizangela Rizzatti Ávila Doutor

Mestrado e Doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá e possui Graduação em Agronomia. Foi professora da Universidade Estadual de Maringá durante 6 anos. Desde 2010 até a presente data é pesquisadora do Instituto Agronômico do Paraná. Tem experiência na área de tecnologia de produção de sementes, beneficiamento, qualidade (genética, física, fisiológica e sanitária) de sementes. Atuando nos seguintes temas: manejo e tratos culturais, registros de campos de produção, qualidade física, fisiológica e sanitária de sementes das culturas de soja, milho, feijão, arroz, trigo, algodão, aveias, triticale, centeio, tremoço, nabo forrageiro, crotalárias, guandu, café, trigo mourisco, mucunas, entre outras espécies de importância agrícola. É responsável técnica pelo Laboratório de Análise de Sementes do Instituto Agronômico do Paraná. Contribui com a justiça atuando como Perita Judicial e também Assistente Técnica. Atualmente é bolsista de Desenvolvimento Tecnológico da Fundação Araucária (Ato da Diretoria Executiva 42/2013 referente à Chamada Pública 21/2012 - Programa de Bolsas de Produtividade em Pesquisa e Desenvolvimento Tecnológico/Extensão). 

Simone Correia Molina Favarão Mestre

Mestre em Produção Vegetal (pós colheita de frutos e hortaliças) pelo programa de pós graduação em Agronomia da Universidade Estadual de Maringá. Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Estadual de Maringá (2008). Atualmente é docente no curso de agronomia da Faculdade Integrado de Campo Mourão-PR.

Antenor Reinaldo Canton Mestre

Engenheiro Agronomia, Mestre em Agronomia, Ampla experiência na área de Produção de Sementes.

Jonas Farias Pinto Doutor

Engenheiro Agrônomo, Doutor em Ciência e Tecnologia de Sementes - UFPel, Gerente e Pesquisador da Fundação Pró-Sementes de Apoio à Pesquisa, Filial Paraná.

Antonio Krenski Mestre

Vivência nas áreas Pesquisa, Desenvolvimento de Produtos e Produção de Sementes, desenvolvida em empresas do segmento de sementes. Atuação no departamento de pesquisa, na área de melhoramento de soja, introduzindo novas metodologias de trabalho, tais como métodos de avaliação e colheita de ensaios, técnicas de semeadura, entre outros. Atuação no departamento de desenvolvimento de produtos, difundindo tecnologias de novos cultivares de soja e trigo. Atuação no departamento de produção de sementes, sendo responsável pela produção de sementes básica de soja nos estados de Goiás e Rio Grande do Sul. Professor das disciplinas Melhoramento Vegetal, Genética e Biotecnologia e Desenho Técnico e Topografia, na Faculdade Integrado de Campo Mourão, Estado do Paraná.

Evaldo Cervieri Filho Doutor

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1987). Possui Doutorado em Ciência & Tecnologia de Sementes pela Universidade Federal de Pelotas (2003), com ênfase em Produção e Beneficiamento de Sementes.

Bruno Reis Doutor

Possui graduação em agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2008), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual de Maringá. , atuando principalmente nos seguintes temas: alelopatia, homeopatia e fisiologia vegetal.

Cristina Guilherme de Almeida Doutora

Doutorado em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (CAPES conceito 6), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrado em Gestão do Território - Ecologia da Paisagem (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduação em Ciências Biológicas (UEPG). Professora da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Representante Institucional da Faculdade Integrado de Campo Mourão/PR no 'Fórum Permanente da Agenda 21 Local' Conhecimento e atuação nos temas: Botânica, Ecologia de Paisagens, Ecologia de Vegetação Ripária, Fragmentação Florestal, Tecnologia e Qualidade de Sementes. Experiências profissionais anteriores: Professora Colaboradora - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Qualidade e Tecnologia de Sementes - Analista de Sementes/Supervisora de Controle de Qualidade da Empresa Agristar do Brasil Ltda.

Marina Aparecida Viana de Alencar Doutora

Engenheira Agrônoma formada pela Universidade Federal do Espírito Santo. Mestre em Agronomia/Entomologia Agrícola pela Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Universidade Estadual Paulista "Júlio de Mesquita Filho" (Fcav Unesp), com ênfase em Controle Biológico de pragas. Doutora em Agronomia/Entomologia Agrícola pela mesma instituição, com ênfase em controle químico de pragas de solo.

Flávia Luciane Bidoia Roim Mestre

Graduação em Engenharia Agronômica pela Escola Superior de Agronomia de Paraguaçu Paulista e Mestrado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em conjunto com a Embrapa Soja de Londrina. Experiência como coordenadora do laboratório de análises de sementes de soja na Fazenda Girassol, sendo responsável pela produção de sementes de soja com alta qualidade. Colaboradora técnica na área de desenvolvimento de mercado e produtos na empresa Tagro, em Londrina, PR. Atuação no Ensino Superior como professora nos Centros Universitários de Rondonópolis (Cesur) e Dourados (Unigran) nos cursos de Agronomia e Tecnologia em Produção Vegetal; atuando também como coordenadora dos laboratórios de Sementes e Fitopatologia. Atualmente trabalha na Universidade Norte do Paraná, em Londrina, como professora e responsável pelos laboratórios de Fitopatologia e Sementes, além das atividades de extensão.

Lucas Silvério Doutor

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá(1998), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá(2001) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá(2005). Atualmente é Professor do Centro Educacional Integrado. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Fitotecnia. Atuando principalmente nos seguintes temas:feijão, divergência genética, genitores, marcador molecular.

Adriano Divino Lima Afonso Doutor

Possui graduação em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa(1990), mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa(1993) e doutorado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa(2001). Atualmente é Professor Adjunto da Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Revisor de periódico da Engenharia na Agricultura e Revisor de periódico da Acta Scientiarum (UEM). Tem experiência na área de Engenharia Agrícola, com ênfase em Engenharia de Processamento de Produtos Agrícolas. Atuando principalmente nos seguintes temas:Grãos - armazenamento em atmosfera modificada, Grãos - conservação, Pragas - controle, Dióxido de carbono.

Informações

Início
Inscrições Abertas - Outubro/2017
Local
Faculdade Integrado - Campus
Vagas
35
Taxa de Inscrição
R$ 75,00
Investimento
20 mensalidades de R$ 457,00
Descontos

10,00% para Egressos do Faculdade Integrado com cadastros atualizados

Até 20,00% para Empresas/Instituições conveniadas

Aulas

1 encontro mensal:

Sextas-feiras:

Tarde: 13h30 - 17h30

Noite: 19h-23h

Sábado:

8h-12h-13h-17h.

Coordenador(es)

Antonio Krenski |

Simone Correia Molina Favarão

Matrícula
Download do Contrato

Os demais documentos serão informados por e-mail após confirmada a inscrição

Mais Informações
pos@grupointegrado.br | (44) 3518-2500 | 0800 646 1982 | Coordenação Geral - Faculdade Integrado - Administrativo

Inscreva-se

2ª Via de Boleto