Cursos de Pós-Graduação

O Curso

O grande desafio do setor Agronômico está em propor práticas de manejo e uso de insumos que garantam sustentabilidade da atividade agrícola, sem causar agressões ao meio ambiente e redução da produtividade, haja vista que o aumento populacional tem gerado aumentos constantes na demanda global de alimentos. Mediante estes fatos, a realização do Curso de Pós-graduação em Tecnologia de Solos tem por objetivo capacitar profissionais em ciências agrárias para atuarem na comunidade agronômica, seja para melhoria da própria empresa agrícola, para ampliar a atuação na área comercial, ou ainda capacitar o Pós-graduando para atuar na área de pesquisa. 

O Curso de Pós-graduação em Tecnologia de Solos abrange importantes temas agronômicos relacionados à fertilidade, manejo, conservação, correção e fertilização do solo, agricultura de precisão, dentre outros. Esta abordagem visa estabelecer parâmetros técnico-científicos no tocante às condições ideais de desenvolvimento radical, aumentando a produtividade das diferentes culturas de valor econômico, de forma sustentável.

Além da qualidade do curso que será ministrado por profissionais de conhecimento impar tanto teórico quanto prático, o Pós-graduando conta ainda com uma das melhores estruturas físicas do estado, que são as instalações do Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, que contam inclusive com multimídia em todas as salas de aula, além de laboratórios de última geração. Os Pós-graduandos poderão contar também com um excelente acervo bibliográfico que possui mais de 90.000 exemplares nas mais diversas áreas do conhecimento

 

Público-alvo

Dirigido aos profissionais das áreas agrárias portadores de diplomas de curso superior reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação.

Módulo I - Avanços Agronômicos
Fisiologia da Produção e Nutrição de Plantas
Pesquisa Avançada na Agricultura - Técnicas de Campo
Tecnologia de Aplicação de Produtos Fitossanitários Agrícolas
Módulo II - Tecnologia de Solos
Agricultura de Precisão
Atributos Diagnósticos dos Solos e Relações com Uso e Manejo
Biologia do Solo
Classificação e Ocorrência de Solos no Brasil
Dinâmica da Água no Solo
Fertilidade do Solo
Geoprocessamento e Geoestatística
Manejo e Conservação do Solo
Manejo Integrado da Fertilidade do Solo
Mecanização Agrícola
Relação Solo- Água- Planta
Relações de Massa e Volume do Solo
Tecnologia de Fertilizantes
Módulo III - Especialização
Docência no Ensino Superior
Estudos Contemporâneos em Tecnologia de Solos
Projeto de Pesquisa
Seminário sobre Tecnologia de Solos
Trabalho de Conclusão de Curso

Aparecida da Penha dos Santos Doutoranda

Doutoranda pela UP. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada em Comércio Exterior e Mercosul. Graduada em Ciências Contábeis e Administração com Habilitação em Comércio Exterior. Coordenou o curso de Administração (Faculdade Integrado de Campo Mourão). Coordenou o Curso de Relações Internacionais, na mesma Faculdade. Atualmente é Coordenadora Geral dos cursos de Pós-graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Atua como docente e consultora na área internacional. Ministra aulas em nível de Graduação, Pós-graduação e Mestrado tanto em nível nacional quanto internacional. Fluente na língua inglesa e espanhola. Possui experiência na área de Recursos Humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, assistência, avaliação e demissão. Experiência na área de comercialização do agronegócio em nível internacional, exportação, importação e operações financeiras internacionais. Possui experiência e facilidade em estratégias para alavancagem de cursos de graduação e pós-graduação tendo como core estratégico, qualidade e credibilidade. Facilidade em análise de processos e desempenho organizacional. A área de interesse para pesquisa concentra-se em inovação organizacional, estratégias, liderança e áreas internacionais.

Carlos Alberto Scapin Doutor

Mestrado (1993) e doutorado (1996) em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa. Possui graduação em Agronomia (1991) pela Universidade Federal de Viçosa. Atualmente é professor associado C. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Melhoramento Vegetal na cultura do Milho. Gosta de adaptar e empregar novas metodologias de Genética Quantitativa e Biometria a serviço do melhoramento vegetal. Possui 2 variedades de milho registradas no MAPA. Orientou 27 mestres e 20 doutores. Editor Associado das revistas Acta Scientiarum-Agronomy e Bragantia.

Marcelo Gonçalves Balan Doutor

Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina em 2009. Atualmente é professor da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Tecnologia de Aplicação, atuando principalmente nos seguintes temas: pontas de pulverização, tecnologia de aplicação, deposição de gotas, controle químico e eficiência de aplicação

Antonio Carlos Andrade Gonçalves Doutor

Doutorado em Agronomia pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (1997). Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Federal de Viçosa (1987). Possui graduação em Engenharia Agrícola pela mesma Universidade (1984), e atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá (UEM), na área de engenharia de água e solo e irrigação e drenagem, nas quais concentra suas linhas de pesquisa. Também tem desenvolvido trabalhos relacionados com irrigação de precisão, variabilidade espacial e geoestatística. Atua como revisor de diversos periódicos científicos, é editor de área da revista Engenharia Agrícola - SBEA e atua como tutor do grupo PET/Agronomia da UEM.

Telma Cristian Amaral Mestre

Mestrado em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Possui Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2000) e atualmente é Professora e Coordenadora do curso de Pedagogia da Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Márcia Regina Siqueira Konopatzki Doutora

Possui Doutorado em Engenharia Agrícola da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2011), área de concentração, Sistemas Agroindustriais, com ênfase em Agricultura de Precisão, Mestrado em Engenharia Agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2008) e graduação em engenharia agrícola pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (2005). Tem experiência nas áreas: agricultura de precisão, mapas temáticos, unidades de manejo e fruticultura de precisão.

Cláudia Regina Dias Arieira Doutora

Possui doutorado em Fitopatologia pela Universidade Federal de Viçosa (2002), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (1997) e graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (1995). Atualmente é professora adjunta da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Fitopatologia, com ênfase em Nematologia, atuando principalmente na área de controle alternativo de nematóides, através de rotação de culturas e plantas antagonistas.

Marcelo Ricardo de Lima Doutor

Doutorado em Agronomia (Produção Vegetal) pela Universidade Federal do Paraná (2005), mestrado em Ciência do Solo pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1993), especialização em Educação à Distância (2013) pela Universidade Federal do Paraná e graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná (1990). Professor associado do Departamento de Solos e Engenharia Agrícola (www.dsea.ufpr.br) da Universidade Federal do Paraná. Coordenador do Projeto de Extensão Universitária Solo na Escola/UFPR (www.escola.agrarias.ufpr.br). Foi Editor Chefe da revista Scientia Agraria (www.ser.ufpr.br/agraria) de 2007 a 2010. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Gênese, Morfologia e Classificação dos Solos, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino da ciência do solo, educação em solos, extensão universitária, solos florestais.

Marcelo Augusto Batista Doutor

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2001) , mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2004) , doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Atualmente é Professor adjunto da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Química e Mineralogia do solo, atuando principalmente nos seguintes temas: Síntese, transformação, caracterização, dissolução e concentração de minerais do solo, principalmente óxidos de ferro.

Hevandro Colonhese Delalibera Doutor

Doutorado e mestrado em Agronomia. Engenheiro Agrônomo com experiência na área de máquinas, mecanização agrícola e sensoriamento remoto aplicado as ciências ambientais e agricultura; atuando principalmente nos seguintes temas: processos de produção de silagem; processo de semeadura; agricultura de precisão; legislação ambiental e recursos naturais; propriedades mecânicas de material vegetal; utilização de combustíveis a base de óleos vegetais em motores ciclo Diesel; projeto de máquinas agrícolas.

Bruno Reis Doutor

Possui graduação em agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2008), mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e doutorado em Agronomia pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Atualmente é professor colaborador da Universidade Estadual de Maringá. , atuando principalmente nos seguintes temas: alelopatia, homeopatia e fisiologia vegetal.

Leandro Michalovicz Doutorando

Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2010), Mestrado em Agronomia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2012) e Doutorando em Agronomia na Universidade Estadual de Maringá com período de estágio no The Ohio Agricultural Research and Development Center/The Ohio State University (2014). Possui experiência nas áreas de nutrição de plantas, química e física de solos.

Cristina Guilherme de Almeida Doutora

Doutorado em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia de Ambientes Aquáticos Continentais (CAPES conceito 6), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM). Mestrado em Gestão do Território - Ecologia da Paisagem (Programa de Pós-Graduação em Geografia) - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). Graduação em Ciências Biológicas (UEPG). Professora da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Representante Institucional da Faculdade Integrado de Campo Mourão/PR no 'Fórum Permanente da Agenda 21 Local' Conhecimento e atuação nos temas: Botânica, Ecologia de Paisagens, Ecologia de Vegetação Ripária, Fragmentação Florestal, Tecnologia e Qualidade de Sementes. Experiências profissionais anteriores: Professora Colaboradora - Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG); Qualidade e Tecnologia de Sementes - Analista de Sementes/Supervisora de Controle de Qualidade da Empresa Agristar do Brasil Ltda.

Antonio Nolla Doutor

Uso de fertilizantes e resíduos na agricultura. Fertilidade do Solo. Sistema de produção em plantio direto. Adubos e adubações Fertilidade do Solo. Silvicultura. Orientação alunos de mestrado (condução de experimento, análise de dados e dissertação). Orientação alunos de graduação (iniciação científica e monografia). Curso de segurança em laboratório e análise de silício em solo, planta e fertilizante. Sistema de produção em plantio direto. SOLOS NA SUSTENTABILIDADE DA PRODUÇÃO DE CANA DE AÇÚCAR. Gênese e Morfologia do Solo. Química e Mineralogia de Solos Agrícolas. Conservação do solo e da água. Fertilidade e Adubação de Solos. Curso de adubação e calagem em solos tropicais.

Rone Batista de Oliveira Doutor

Técnico em Agropecuária pela Escola Agrotécnica Federal de Colatina (1997), Graduação em Engenharia Agronômica (2005) e Mestrado em Produção Vegetal pela UFES (2007) e Doutorado pela Universidade Estadual de São Paulo - UNESP, Botucatu (2011). Realizou o Doutorado Sandwich pela Ohio State University (OSU) e United States Department of Agriculture (USDA) nos Estados Unidos na área de Tecnologia de Aplicação de defensivos e Agricultura de Precisão. É membro da Society for engineering in agricultural food, and biological system (ASABE). Atualmente é professor Adjunto B e Coordenador do Programa de Iniciação Científica e Tecnológica da Universidade Estadual do Norte do Paraná-UENP, Bandeirantes/PR. Tem experiência na área de Agronomia, com ênfase em Tecnologia de Aplicação (Metodologia, Deriva e Adjuvantes Agrícolas), Agricultura de Precisão (Geoestatística) e Estatística (Básica, Experimental e Multivariada).

Marcelo Marques Lopes Müller Doutor

Graduado em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (1995), com estágio curricular no Instituto de Nutrição de Plantas da Universidade de Hanover-Alemanha. Mestre em Agronomia pela Universidade Estadual de Londrina (1998), com intercâmbio na Universidade de Gent-Bélgica. Doutor em Agronomia pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, Botucatu (2002). É Professor Associado-B da Universidade Estadual do Centro-Oeste (UNICENTRO), no Departamento de Agronomia, e bolsista de produtividade em pesquisa da Fundação Araucária. Foi vice-coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia da Unicentro (2007 a 2010) e Secretário (2010-2013) do Núcleo Estadual Paraná (NEPAR) da Sociedade Brasileira de Ciência do Solo. Leciona Disciplinas na Graduação e Pós-Graduação em Agronomia e coordena o Laboratório de Solos e Nutrição de Plantas da UNICENTRO. Tem experiência em Fertilidade do Solo e Adubação, coordenando ou participando de pesquisas sobre os temas: gessagem, calagem, interação fertilidade x qualidade física do solo, rochagem, adubação nitrogenada e fruticultura orgânica.

Rubya Vieira de Mello Campos Doutoranda

Graduada em Engenharia de Produção Agroindustrial pela Universidade Estadual do Paraná - UNESPAR/Campus de Campo Mourão - FECILCAM (2008). Especialista em Gestão em Agronegócio pelo Centro Universitário de Maringá - CESUMAR (2009). Mestre em Engenharia Urbana - Departamento de Engenharia Civil pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2012). Doutoranda em Engenharia Química pela Universidade Estadual de Maringá - UEM. Coordenadora do Departamento de Engenharia de Produção da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Pesquisadora da área de Engenharia da Sustentabilidade e Engenharia do Produto.

Informações

Início
Inscrições Abertas - 24/02/2017
Local
Centro Universitário Integrado - Câmpus
Vagas
30
Taxa de Inscrição
R$ 75,00
Investimento
20 mensalidades de R$ 480,00
Descontos

10,00% para Egressos do Centro Universitário Integrado com cadastros atualizados

Até 20,00% para Empresas/Instituições conveniadas

Aulas

Quinzenalmente aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h. Ocasionalmente, as aulas poderão ocorrer às sextas-feiras das 19h às 23h, com intervalos semanais ou mais de 15 dias em função de feriados ou de força maior

Coordenador(es)

Simone Correia Molina Favarão | simone.molina@grupointegrado.br

Antonio Krenski

Matrícula
Download do Contrato

Os demais documentos serão informados por e-mail após confirmada a inscrição

Mais Informações
pos@grupointegrado.br | (44) 3518-2500 | 0800 646 1982 | Coordenação Geral - Centro Universitário Integrado - Administrativo

Inscreva-se

2ª Via de Boleto