Cursos de Pós-Graduação

O Curso

A saúde coletiva nunca esteve tão presente quantos nos dias atuais. Durante décadas o foco dos investimentos em saúde era predominantemente voltado para a assistência individual. Contudo, a partir da reforma sanitária e da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), houve um fortalecimento da Saúde Coletiva, sobretudo, porque se percebeu que a melhor alternativa para a melhoria da saúde da população é a intensificação nas ações de atenção básica por meio da prevenção.  Diante do exposto, o Centro Universitário Integrado lança a terceira turma do curso de Pós-graduação em Políticas, Gestão e Assistência em Saúde Coletiva, buscando especializar os profissionais que atuam ou pretendam atuar nessa área. Ademais o curso visa:

  • Desenvolver uma reflexão interdisciplinar, multiprofissional e crítica sobre o processo saúde/doença em suas várias dimensões e de acordo com a evolução das políticas de saúde no Brasil.
  • Contribuir para a melhoria da gestão em saúde a partir da formação de profissionais capazes de planejar, organizar, gerenciar e avaliar programas, serviços e sistemas de saúde.
  • Estimular o desenvolvimento do pensamento crítico sobre os temas relacionados à Saúde Coletiva.
  • Promover qualificação acadêmica de alto nível a docentes, trabalhadores de saúde e pesquisadores das várias profissões que atuam na Saúde Coletiva.
  • Produzir conhecimentos técnicos e científicos que contribuam para a intervenção eficaz sobre os problemas sanitários da região.
  • Proporcionar formação especializada de profissionais da saúde e de áreas afins, para atuarem na docência, nos serviços de saúde e na pesquisa no campo da Saúde Coletiva.

Público-alvo

Profissionais graduados na área da saúde e em áreas afins.

Módulo I - Aspectos Introdutórios
Bioestatística
Bioética
Biossegurança
Módulo II - Políticas de Saúde
Atenção Primária e Estratégia Saúde da Família
Educação em Saúde: Permanente e Popular
NASF - Núcleo de Apoio à Saúde da Família: Atuação Multiprofissional
Políticas Públicas de Saúde
Processo Saúde-doença
Sistema Único de Saúde: Estrutura e Funcionamento
Módulo III - Gestão de Serviços de Saúde
Administração de Recursos Humanos em Saúde
Organização dos Serviços de Saúde: Modelos de Gestão e Hierarquização
Planejamento e Avaliação em Saúde
Módulo IV - Assistência em Saúde Coletiva
Epidemiologia e Sistemas de Informação à Saúde
Vigilância em Saúde: Sanitária, Epidemiológica e Ambiental
Módulo V - Docência e Pesquisa
Docência no Ensino Superior
Estudos Contemporâneos em Saúde Coletiva
Projeto de Pesquisa em Saúde Coletiva
Seminários e Debates em Saúde Coletiva
Trabalho de Conclusão de Curso

Roberto Recinella Especialista

Possui MBA pela FGV e Ohio University em Gestão de pessoas em ambiente de mudanças. Idealizador da PHD Pharmácia do Desenvolvimento Humano , a 1ª Farmácia Comportamental do Mundo. Formado em Coaching pela Academia Brasileira de Coaching licenciada pelo BCI Behavioral Coaching Institute. Eleito um dos 25 maiores nomes em motivação corporativa no Brasil sendo um dos colaboradores do livro, Gigantes da Motivação Ed Landscape, 2007. Autor dos livros: É Divertido fazer o impossível, Superando Limites e Eu sou o Obstáculo. Leader Training Treinamento executivo e empresarial. Professor M.B.A - Faculdade Integrado de Campo Mourão/PR. Instrutor credenciado no sistema SESC e SENAC em empreendedorismo, vendas, atendimento, liderança e criatividade. Um dos autores da publicação acadêmica: Como medir a eficácia dos programas de treinamento e desenvolvimento pela FGV. Editor e idealizador do Projeto Sole Mio Programa de envio de textos motivacionais; vendas e qualidade de vida semanal com mais de 10.000 assinantes.

Aparecida da Penha dos Santos Doutoranda

Doutoranda pela UP. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada em Comércio Exterior e Mercosul. Graduada em Ciências Contábeis e Administração com Habilitação em Comércio Exterior. Coordenou o curso de Administração (Faculdade Integrado de Campo Mourão). Coordenou o Curso de Relações Internacionais, na mesma Faculdade. Atualmente é Coordenadora Geral dos cursos de Pós-graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Atua como docente e consultora na área internacional. Ministra aulas em nível de Graduação, Pós-graduação e Mestrado tanto em nível nacional quanto internacional. Fluente na língua inglesa e espanhola. Possui experiência na área de Recursos Humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, assistência, avaliação e demissão. Experiência na área de comercialização do agronegócio em nível internacional, exportação, importação e operações financeiras internacionais. Possui experiência e facilidade em estratégias para alavancagem de cursos de graduação e pós-graduação tendo como core estratégico, qualidade e credibilidade. Facilidade em análise de processos e desempenho organizacional. A área de interesse para pesquisa concentra-se em inovação organizacional, estratégias, liderança e áreas internacionais.

Morgana Claudia da Silva Mestre

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1987). Mestrado em Educação Física no programa associado UEM/UEL pela Universidade Estadual de Maringá (2012). Atualmente é doutoranda em Educação Física no programa associado UEL/UEM (2013-2016). É professora da faculdade Integrado de Campo Mourão no curso de Educação Física bacharel e licenciatura. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: aula de educação física, representação social, ensino médio, natação, educação física, corpo e psicomotricidade.

Sérgio Alexandre Valentini Mestre

Atualmente é professor da Faculdade Integrado de Campo Mourão onde leciona as disciplinas de Farmacotécnica, Manipulação Farmacêutica, Cosmetologia e Homeopatia. Desempenha atividades de coordenação de estágio (Nível II e III) e de Estágio Curricular Supervisionado I (Práticas Profissionalizante em Áreas Farmacêuticas). Atualmente coordena os cursos de pós graduação em Farmacologia e Assistência Farmacêutica bem como o de Manipulação de Medicamentos e Cosméticos. Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e de Iniciação Científica.

Marcela de Oliveira Demitto Furtado Mestre

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem pela UEM na linha de pesquisa: O cuidado à saúde nos diferentes ciclos de vida. Título da dissertação: Aleitamento materno entre usuárias da rede pública de saúde em município da região sul do Brasil. Enfermeira graduada pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2007). Pós-graduada em Enfermagem Pediátrica pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Londrina - UEL (modalidade: Residência em Enfermagem em Saúde da Criança) . Atualmente bolsista do Programa de Doutorado do Departamento de Enfermagem da UEM.

Rafael Henrique Silva Doutorando

Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Sagrado Coração (2011), Pós-graduação em Urgência e Emergência e graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá (2006). Docente do curso de Enfermagem da Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Juleimar Soares Coelho de Amorim Mestrando

Mestrando em Ciências da Reabilitação pela Universidade Estadual de Londrina, PR. Especialização em Residência Integrada Multiprofissional em Saúde - área de concentração Saúde do Idoso -, pelo Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Minas Gerais em 2013. Bacharel em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais em 2010. Atualmente professor colaborador no Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Estadual de Londrina e Professor Especialista Centro Universitário Filadélfia - Unifil, Londrina. Experiência na área de Fisioterapia, ênfase em reabilitação do desempenho motor e funcional de idosos. Prática aprimorada na assistência com capacitação voltada para resultados, facilidade na relação interpessoal e visão sistêmica.

Sheila Cristina Rocha Brischiliari Doutoranda

Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá, conceito 4 pelo CAPES. Especialista em Enfermagem Obstétrica (especialização oferecida pelo Ministério da Saúde em parceria com a Faculdade de Apucarana FAP), Especialista em Enfermagem do Trabalho pelo Embrape/FAP e Docência do Ensino Superior (CESUMAR - em andamento). Graduada em Enfermagem pela Universidade Norte do Paraná (2002). Docente da Universidade Estadual Oeste do Paraná - UNIOESTE; ex- docente da faculdade Ingá-UNINGÁ atuando nos cursos de Enfermagem e Medicina; ex-docente (colaboradora) da Universidade Estadual de Maringá (2008-2010); ex-docente do Centro de Ensino Superior de Maringá CESUMAR (2008-2010). Experiência na Estratégia Saúde da Família e Vigilância Epidemiológica (2003-2008). Atua na área de Saúde Pública, Intercorrências e Agravos à Saúde da Mulher e Saúde Mental.

José Martins Pinto Neto Doutor

Possui graduação em Enfermagem e Obstetrícia pela Fundação Educacional de Fernandópolis (1987). É especialista em Administração do Serviço de Enfermagem (1989) e em Saúde Pública (1991) pelo Centro São Camilo de Desenvolvimento em Administração da Saúde, Mestre em Enfermagem em Saúde Pública (1999) pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo e Doutor em Enfermagem (2004) pelo Programa Interunidades da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto e da Escola de Enfermagem da Universidade de São Paulo. É enfermeiro, desde 18/10/1988, da Secretaria de Estado da Saúde do Estado de São Paulo; junto ao Grupo de Vigilância Epidemiológica de Jales (GVE XXX), atualmente em licença, não remunerada, até setembro de 2013; é docente das Faculdades Integradas da Fundação Educacional de Fernandópolis (FEF) desde 04/1990 e do Curso de Medicina da Universidade Camilo Castelo Branco (UNICASTELO) - Campus Fernandópolis desde 02/2005, onde também atua como Coordenador do Módulo de Saúde Coletiva desde 02/2010. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Epidemiologia e Gerenciamento em Enfermagem e dos Serviços de Saúde, atuando nas seguintes áreas/temas: Políticas de Saúde, Vigilância em Saúde (Doenças Infecciosas e Parasitárias principalmente quanto à HANSENÍASE/CONTROLE DE COMUNICANTES, Tuberculose, Hepatites Virais B/C, DST/HIV/Aids). Tem experiência com o uso de "Metodologias Ativas" no processo de ensino aprendizagem desde 2008, principalmente em curso de Medicina. Atuou como Coordenador do Núcleo de Pós Graduação, Pesquisa e Extensão e Central de Estágios das Faculdades Integradas da Fundação Educacional de Fernandópolis no período de 01/02/2012 a 14/06/2013. Exerce a Coordenação do Programa de Iniciação à Pesquisa, Revista Universitas, Extensão Universitária e da Central de Estágios das Faculdades Integradas da Fundação Educacional de Fernandópolis a partir de 15/06/2013. Faz parte do Conselho Editorial da Revista Universitas das Faculdades Integradas da Fundação Educacional de Fernandópolis desde 2010. Coordenador da Comissão Gestora do Hospital de Ensino - Santa Casa de Misericórida de Fernandópolis desde fevereiro de 2012. Membro do Conselho Curador da Fundação Educacional de Fernandópolis desde abril de 2012.

Valter Augusto Della Rosa Doutor

Doutor em Ciências: Biologia/Genética pelo Instituto de Biociências-USP (1994). Mestre em Ciências/Genética pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (1984). Graduado em Ciências Biológicas Modalidade Médica pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto-USP (1978). Professor Associado da Universidade Estadual de Maringá. Experiência na área de Genética, com ênfase em Citogenética Humana, atuando principalmente nos seguintes temas: citogenética, genética molecular do FRAX e da surdez.

Adriano Brischiliari Doutorando

Doutorando em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação do Departamento de Enfermagem (PSE-DEN) da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Mestre em Enfermagem pelo Departamento de Enfermagem da Universidade Estadual de Maringá - UEM. Pós-graduação em Saúde Mental. Pós-graduação em Projetos Assistenciais em Enfermagem, apostilado em Saúde Mental. Pós-graduação em Enfermagem do Trabalho. Graduação em Enfermagem pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2003). Atualmente Professor Assistente T-40 do Departamento de Enfermagem (DEN) da Universidade Estadual de Maringá - UEM (2008-2014). Atuação principalmente nas áreas de Saúde Mental e Saúde Coletiva. Atuação como Tutor de acadêmicos da área da Saúde e de profissionais / preceptores na realidade (PET REDES, PET SAÚDE MENTAL, PRÓ-SAÚDE II). Experiência em Educação a Distância EAD. Orientador no Estado do Paraná no Projeto do Ministério da Saúde / Grupo GHC / Escola de Saúde Pública-PR: Caminhos do Cuidado: (Formação em Saúde Mental, álcool, crack e outras drogas) para agentes comunitários de saúde e auxiliares/técnicos de enfermagem da Atenção Básica.

Karina Martins Molinari Doutora

Doutora em Ciências da Saúde, com ênfase em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, USP - 2010. MESTRE em Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP - Escola Paulista de Medicina 2004; É Especialista em Enfermagem em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP - 2001; Especialista em Ativadores do processo de mudança no Ensino Superior em Saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, ENSP/FIOCRUZ 2006; Especialista em Formação Docente em Educação Profissional na saúde pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, ENSP/FIOCRUZ 2010 e Especialista em Auditoria em Saúde pelo INESP 2012 em andamento. Possui graduação em ENFERMAGEM E OBSTETRÍCIA pela Universidade Estadual de Londrina, UEL 1997; Atualmente atua como Tutora do Curso de Especialização em Saúde da Família da UNIFESP / UNASUS, como tutora da ENSP/FIOCRUZ no curso de Especialização em Saúde do Trabalhador; Tutora da Universidade Aberta do Brasil - UAB/UNIFESP do curso de Especialização em Informática em Saúde. Docente da pós-graduação Latu Sensu em Saúde da Família e Comunidade das Faculdades Integradas Padre Albino. É docente da graduação em Enfermagem das Faculdades Integradas Padre Albino. Foi Coordenadora de Tutores do Curso de Especialização em Saúde da Família da UNIFESP / UNASUS, bem como tutora do mesmo curso de 2012 a 2013. Foi Coordenadora do curso de Agentes Comunitários de Saúde pelo CEFOR / Araraquara em classe descentralizada. Foi coordenadora Local do Programa de Formação de Profissionais de Nível Técnico na Área da Saúde do Estado de São Paulo (TECSAUDE / CEFOR/ 2011). Tem experiência na área de Enfermagem, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação á Distância, Gerenciamento em serviços de Saúde, Saúde Pública, Estratégia de Saúde da Família, Saúde do trabalhador e Auditoria em Saúde.

Informações

Início
Inscrições Abertas - Agosto/2017
Local
Centro Universitário Integrado - Câmpus
Vagas
30
Taxa de Inscrição
R$ 75,00
Investimento
20 mensalidades de R$ 355,00
Descontos

10,00% para Egressos do Centro Universitário Integrado com cadastros atualizados

Até 20,00% para Empresas/Instituições conveniadas

Aulas

Aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h. Ocasionalmente, as aulas poderão ocorrer às sextas-feiras das 19h às 23h, com intervalos semanais ou mais de 15 dias em função de feriados ou de força maior

Coordenador(es)

Mariana Felgueira Pavanelli | mariana.pavanelli@grupointegrado.br

Matrícula
Download do Contrato

Os demais documentos serão informados por e-mail após confirmada a inscrição

Mais Informações
pos@grupointegrado.br | (44) 3518-2500 | 0800 646 1982 | Coordenação Geral - Centro Universitário Integrado - Administrativo

Inscreva-se

2ª Via de Boleto