Cursos de Pós-Graduação

O Curso

Considerando o aumento da violência no país e a necessidade de capacitação de profissionais frente ao tema do abuso e violência e que as ações de promoção e prevenção à saúde constituem estratégia fundamental de enfrentamento da violência, o Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, oferta o curso de Especialização Lato Sensu que trata sobre a Multidisciplinaridade em Situações de Abuso e Violência, buscando especializar profissionais multiplicadores, capazes de intervirem junto à rede de assistência bem como habilitá-los para diagnosticar, registrar, notificar e acompanhar os casos de abuso e violência. 

Público-alvo

Psicólogos, Médicos, Enfermeiros, Assistentes e Orientadores Sociais, Profissionais da Educação, Profissionais da área de Direito, Conselheiros Tutelares, Policiais civis e militares e demais profissionais que possuam diploma em nível superior reconhecido pelo Ministério da Educação e que tenham interesse em se especializarem na área de abrangência do curso.

Módulo I - Abuso e Violência
A Família e o Ciclo Vital
Análise de Situações de Abusos e Violência
Aspectos Jurídicos no Atendimento à Vítima de Abuso e Violência
Conceitos Fundamentais em Abuso e Violência
Desenvolvimento Saudável
Dinâmica do Abuso e da Violência
Epidemiologia e Vigilância
Intervenção na Crise
Orientação Pós-fato
Questões de Gênero no Abuso e Violência
Sexualidade
Visão Neuropsicológica da Violência e Produção de Documentos
Módulo II - Pesquisa e Docência
Docência no Ensino Superior
Estudos Contemporâneos em Abuso e Violência
Pesquisa em Saúde
Seminários e Debates em Abuso e Violência
Trabalho de Conclusão de Curso

Aparecida da Penha dos Santos Doutoranda

Doutoranda pela UP. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada em Comércio Exterior e Mercosul. Graduada em Ciências Contábeis e Administração com Habilitação em Comércio Exterior. Coordenou o curso de Administração (Faculdade Integrado de Campo Mourão). Coordenou o Curso de Relações Internacionais, na mesma Faculdade. Atualmente é Coordenadora Geral dos cursos de Pós-graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Atua como docente e consultora na área internacional. Ministra aulas em nível de Graduação, Pós-graduação e Mestrado tanto em nível nacional quanto internacional. Fluente na língua inglesa e espanhola. Possui experiência na área de Recursos Humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, assistência, avaliação e demissão. Experiência na área de comercialização do agronegócio em nível internacional, exportação, importação e operações financeiras internacionais. Possui experiência e facilidade em estratégias para alavancagem de cursos de graduação e pós-graduação tendo como core estratégico, qualidade e credibilidade. Facilidade em análise de processos e desempenho organizacional. A área de interesse para pesquisa concentra-se em inovação organizacional, estratégias, liderança e áreas internacionais.

Eliane Rose Maio PhD

Possui Pós-Doutorado em Educação Escolar na UNESP/Araraquara, com a temática da Trajetória da Educação Sexual no Brasil, Doutorado em Educação Escolar - UNESP/Araraquara (2008), Mestrado em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista - UNESP/Assis (2002), graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (1984). É professora da Universidade Estadual de Maringá, no Departamento de Teoria e Prática da Educação. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: psicopedagogia, aprendizagem, sexualidade, gênero, diversidade sexual e educação em sexualidade. Realizou um estágio de três meses na Universidade de Alcalá, em Guadalajara - Espanha, como bolsista da Fundación Carolina, com um projeto sobre Formação Docente e Gênero. Professora do Mestrado e Doutorado em Educação - PPE, UEM. Atua como membro do Comitê Científico da ANPED, do GT-23 - Gênero, Sexualidade e Educação. É líder do grupo de pesquisa CNPq, intitulado Núcleo de Pesquisa e Estudo em Diversidade Sexual - NUDISEX. Autora do livro: O NOME DA COISA, fruto da tese de Doutorado

Célia Regina Cortellete Pereira da Silva Especialista e Consultora

Possui graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (1979). Formação em Psicologia Clínica Infantil pelo GEPPPI. Atualmente é psicóloga da Prefeitura do Município de Maringá, com atuação na Delegacia de Proteção da Mulher. Desenvolve trabalho de Supervisão de Estágio, para a Universidade Estadual de Maringá. Docente do Centro Universitário de Maringá, responsável pelo Estágio de Psicologia Jurídica, no Curso de Psicologia.

Karolina Reis dos Santos Mestre e Consultora

Psicóloga pela Universidade Estadual de Londrina e Mestre em Psicologia na linha de Saúde Coletiva e Subjetividades pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Assis). Professora da Universidade Estadual de Maringá. Orientadora do Projeto de Extensão Psicologia Hospitalar 0725/04 do HUM/UEM. Experiência em Psicologia da Saúde e Hospitalar.

Esmeraldo Ribeiro da Costa Filho Especialista

Especialização em Psicanálise pela Universidade Estadual de Maringá, graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Londrina (1984), Residência Médica na Área de Pediatria pela Universidade Estadual de Londrina (1986), Residência Médica na Área de Neuropediatria pela Universidade Estadual de Londrina (1990). Atualmente é professor auxiliar da Universidade Estadual de Maringá.

Nancy Benedita Barruezo Bergami Doutoranda e Consultora

Doutoranda e Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1999), especialista em Terapia Familiar e de Casal pela PUC-SP e graduação em Psicologia pela Universidade São Marcos (1984). Atualmente é professora da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Intervenção Terapêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: psicoterapia individual familiar e de casal, relação família-escola e ciclo vital.

Michelle Chalbaud Biscaia Hartmann Doutoranda

Doutoranda em Ciências Jurídico-Políticas na Universidade Clássica de Lisboa, obteve o título de Mestre com louvor e distinção, pela UniBrasil na área de Direito Constitucional, em Curitiba e Graduação em Direito pelo Centro Universitário de Maringá - CESUMAR (2006). Cursou em 2007 a Escola da Magistratura Estadual no núcleo de Curitiba, período no qual também realizou estágio no Tribunal de Justiça do Estado do Paraná. Estudos aprofundados em Direito Público, Biodireito e Direito à Saúde. Advogada e Professora de Direito Constitucional na Faculdade Dom Bosco. Escritora de textos científicos na área de Direito, com publicações.

Carlos Eduardo Dipp Schoembakla Mestre

Mestre em Direitos Fundamentais e Democracia pela UniBrasil, Coordenador Adjunto do Curso de Direito da UniBrasil. Diretor Executivo do Instituto UniBrasil. Membro da Comissão de Educação Jurídica da OAB/PR. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Direito das Famílias e Sucessões na ABDCONST. Atualmente é professor na Disciplina de Direito de Família e Processo Civil na UniBrasil e na Faculdade Dom Bosco. Pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Direito Civil Constitucional da UniBrasil. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil-Constitucional e Processual Civil. Estudos aprofundados em Direito Civil Constitucional. Advogado, Sócio da sociedade de advogados Hartmann e Schoembakla Advogados.

Jane Biscaia Hartmann Mestre

Mestrado em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (1999), graduação em Psicologia pela Universidade Tuiuti do Paraná (1980). Especialista em Psicologia Hospitalar, Saúde Coletiva, Gerontologia e Neuropsicologia. Psicóloga do HUM-UEM-Maringá desde 1984 onde desenvolve ainda atividades profissionais autônomas (Clínica de Psicologia) e atividades docentes como Professora e Supervisora Clínica do Centro Universitário de Maringá-UNICESUMAR. Professora do curso de Especialização em Psicanálise do CESUMAR-Maringá. Professora do Curso de Especialização a Distância em Obesidade e Síndrome Metabólica do Depto. Medicina da UEM-Maringá; Professora do Curso de Especialização Psicanálise: Teoria e Prática NECPAR-Maringá. Membro da Comissão de Regulamentação das Atividades Acadêmicas e Serviços Voluntários do HUM-COREA; Membro da Comissão de Residência Multiprofissional em atenção às Urgências e Emergências da UEM;Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Clínica e psicologia hospitalar, atuando principalmente nos seguintes temas:resiliência, abuso e violência; síndrome de burnout, cirurgia bariátrica, processos de adoecer e tratar, interdisciplinaridade, representação social, urgência e emergência, gerontologia, neuropsicologia, cuidados paliativos e qualidade de vida.

Maria Adelaide de Freitas Caires Mestre

Mestrado em Psicologia da Saúde pela Universidade Metodista de São Paulo, Brasil (1999); Especialista na prova de Rorschach e em Neuropsicologia. Psicóloga clínica e forense; Membro do conselho penitenciário do estado de São Paulo; Diretora Presidente da Ação da Ciência e Saúde Social (OSCIP). Psicóloga Supervisor da Universidade de São Paulo Brasil, Autora do livro Psicologia Jurídica, implicações conceituais e aplicações práticas.

Liana Reis dos Santos Mestre

Mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Paraná (2002). Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina (1994). Foi professora temporária da Universidade Estadual de Londrina e atua principalmente nos seguintes temas: representação e prática social, prostituição, gênero, mulher, saúde, corpo, sexualidade.

Odete Correia Antunes de Oliveira Mestre

Mestrado em Doenças Tropicais pela Universidade Estadual de Botucatu. Especialização em Adolescência pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Residência em Médica em Pediatria- Hospital Pequeno Príncipe-Curitiba. Médica do HUM- Universidade Estadual de Maringá. Presidente da Comissão de Abuso e Violência do HUM-UEM. Coordenadora da Vigilância Epidemiológica do HUM-UEM. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil.

Soraia Ribari Saito Vinholi Especialista e Consultora

Especialização em Psicologia Junguiana pelo Instituto Prometheus de Maringá e Graduação em Psicologia pelo CESUMAR em 1996. Capacitação em Psicóloga Perita Avaliadora do Trânsito, pelo Instituto Sappiens de Londrina; Curso Extensão de Atendimento Psicológico Domiciliar pelo NEPPHO Núcleo de Estudos e Pesquisa em Psicologia Hospitalar de SP; Entre as atividades profissionais estão: atualmente Atendimento Psicológico Voluntário no Hospital Universitário Municipal ? Maringá Pr; Atendimento Psicológico Voluntário na Primeira Vara Criminal da Comarca de Maringá por 2 anos e 6 meses atendendo violência doméstica até 2012; Psicóloga Perita Avaliadora do Trânsito, por 3 anos realizando avaliação psicológica para CNH, credenciada pelo Detran até 2013; Atendimento Psicológico no CRAMM, Centro de Referência e Atendimento à Mulher Maria Mariá por 2 anos até 2010; Atendimento Psicológico de crianças na Pastoral da Criança de Sarandi por 2 ano até 2008.

Informações

Início
Inscrições Abertas - Sujeito a formação de turmas
Local
Centro Universitário Integrado - Centro
Vagas
30
Taxa de Inscrição
R$ 75,00
Investimento
20 mensalidades de R$ 274,00
Descontos

10,00% para Egressos do Centro Universitário Integrado com cadastros atualizados

Até 20,00% para Empresas/Instituições conveniadas

Aulas

As aulas serão predominantemente quinzenais às sextas-feiras à noite: 19h às 23h e aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h. 

Em função da carga horária, feriados ou problemas de força maior as aulas poderão ocorrer: somente aos sábados, com intervalos semanais ou intervalos superiores a 15 dias.

 

Coordenador(es)

Célia Regina Cortellete Pereira da Silva |

Jane Biscaia Hartmann

Matrícula
Download do Contrato

Os demais documentos serão informados por e-mail após confirmada a inscrição

Mais Informações
pos@grupointegrado.br | (44) 3518-2500 | 0800 646 1982 | Coordenação Geral - Centro Universitário Integrado - Administrativo

Inscreva-se

2ª Via de Boleto