Cursos de Pós-Graduação

O Curso

Os avanços na tecnologia, bem como as constantes mudanças na estrutura organizacional do sistema de saúde tiveram uma profunda influência sobre as práticas de gestão nos hospitais, clínicas e centros médicos. Assim, os profissionais que atuam tanto direta quanto indiretamente necessitam entender tais mudanças, para fazerem frente às novas demandas da profissão e poderem gerir com qualidade a sua área de atuação e a sua carreira profissional, pois a natureza complexa e multifacetada dos cuidados da saúde moderna, exigem profissionais capazes de se engajarem nos diferentes contextos de atuação profissional, zelando tanto pela missão quanto pela cultura de suas instituições.

Ao final do curso os Pós-graduandos saberão como definir fluxos interdepartamentais integrados, em sincronia com as estratégias institucionais, tendo como core principal o controle de custos e qualidade dos serviços prestados. O curso propiciará também, a aprendizagem com comprometimento, participação ativa e colaboração de soluções cotidianas, que possam contribuir na identificação dos problemas das áreas da saúde e indicar a melhor solução para saná-las.

Diante do exposto o curso de MBA Executivo - Gestão da Saúde incrementará o conhecimento dos profissionais, capacitando-o para ser um gestor, capaz de desenvolver uma visão de sucesso para a organização de saúde e nutrir relações de colaboração entre o pessoal e gestão. Ademais cabe salientar que a referida especialização propiciará conhecimentos, ampliando as habilidades analíticas e resolução de problemas sob os seguintes aspectos:

  • Comprometimento organizacional
  • Atividades colaborativas.
  • Controle de custos.
  • Qualidade nos serviços prestados.
  • Responsabilidade social e ética em saúde.
  • Comunicação gerencial em hospitais.
  • Cultura, clima organizacional e qualidade de vida no trabalho.
  • Liderança de equipes.
  • Marketing e endomarketing.
  • Aspectos jurídicos em saúde.
  • Biossegurança.
  • Competências essenciais em gestão.
  • Políticas públicas de  saúde.
  • Saúde suplementar.
  • Logística em saúde.
  • Gestão financeira.
  • Gestão de custos para as tomadas de decisões em saúde.
  • Legislação trabalhista em saúde.
  • Gestão de pessoas em saúde.
  • Gestão de tecnologia da informação.
  • Gestão da qualidade e acreditação em saúde.
  • Planejamento e gestão estratégica em saúde.
  • Gestão de processos e aperfeiçoamento gradual e contínuo.
  • Gestão do conhecimento, inovação e capital intelectual  pesquisa científica e produção do conhecimento. 
  • Diagnóstico, pesquisa e avaliação situacional em saúde.

Público Alvo

Enfermeiros, administradores, médicos, psicólogos, nutricionistas, farmacêutivos, contadores e demais  profissionais da saúde que possuam curso superior reconhecidos pelo ministério da educação.

EIXO I - GERÊNCIA GERAL
Aspectos Jurídicos em Saúde
Biossegurança
Comunicação Gerencial em Hospitais
Cultura, Clima Organizacional e Qualidade de Vida no Trabalho
Liderança de Equipes
Marketing e Endomarketing
Responsabilidade Social e Ética em Saúde
EIXO II - GESTÃO DA SAÚDE
Gestão da Qualidade e Acreditação em Saúde
Gestão de Custos para a Tomada de Decisão em Saúde
Gestão de Pessoas em Saúde
Gestão de Processos e Aperfeiçoamento Gradual e Contínuo
Gestão de Tecnologia da Informação
Gestão Financeira
Legislação Trabalhista em Saúde
Logística em Saúde
Planejamento e Gestão Estratégica em Saúde
Políticas Públicas de Saúde
Saúde Suplementar
EIXO III - DOCENTE/CIENTÍFICO
Conhecimento em Saúde e Docência do Ensino Superior
Diagnóstico, Pesquisa e Avaliação Situacional em Saúde
Seminário sobre Gestão em Saúde
Trabalho de Conclusão de Curso

Antonio Cesar Marini Mestre

Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná, área de concentração: Cultura, Comportamento e Formas de Gestão. Especialização em Administração Geral com Ênfase em Recursos Humanos e Marketing. Graduado em Psicologia pela instituição Universidade São Francisco Itatiba SP. Ocupação Atual: COAMO AGROINDUSTRIAL COOPERATIVA desde 15 de abril de 1985 - Chefe do Departamento de Seleção e Desenvolvimento de Pessoal, sendo responsável por todo o processo de seleção, treinamento, desenvolvimento, Avaliação de Desempenho e acompanhamento dos funcionários, e também pela implantação e coordenação dos programas de qualidade.

Aparecida da Penha dos Santos Doutoranda

Doutoranda pela UP. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada em Comércio Exterior e Mercosul. Graduada em Ciências Contábeis e Administração com Habilitação em Comércio Exterior. Coordenou o curso de Administração (Faculdade Integrado de Campo Mourão). Coordenou o Curso de Relações Internacionais, na mesma Faculdade. Atualmente é Coordenadora Geral dos cursos de Pós-graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Atua como docente e consultora na área internacional. Ministra aulas em nível de Graduação, Pós-graduação e Mestrado tanto em nível nacional quanto internacional. Fluente na língua inglesa e espanhola. Possui experiência na área de Recursos Humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, assistência, avaliação e demissão. Experiência na área de comercialização do agronegócio em nível internacional, exportação, importação e operações financeiras internacionais. Possui experiência e facilidade em estratégias para alavancagem de cursos de graduação e pós-graduação tendo como core estratégico, qualidade e credibilidade. Facilidade em análise de processos e desempenho organizacional. A área de interesse para pesquisa concentra-se em inovação organizacional, estratégias, liderança e áreas internacionais.

André Cardeal Santana Mestrando

Graduação em Tecnologia em Informática pela Universidade Paranaense, Pós graduando em Análise Orientada Objetos com enfase em UML/Java. Coordenador dos cursos de Pós-Graduação em Administração de Banco de Dados Oracle University turmas I, II e III, Redes de Computadores, Desenvolvimento Java e Desenvolvimento WEb - Faculdade Integrado de Campo Mourão, Gerente de TI da empresa Agropecuária Ipê Ltda, Gerente de TI da empresa Coopermibra entre 2007 a 2009, Analista de Sistemas na Coamo - Cooperativa agroindustrial Mourãoense Ltda de 1996 a 2007. Professor titular da Faculdade Integrado de Campo Mourão no curso de Analise e Desenvolvimento de Sistemas (Programação O.O, Programação Estruturada, Administração de Banco de Dados, Analise Orientada a Objetos. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Banco de Dados - Oracle, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise , Gerenciamento de Redes, Administração de Banco de dados e Desenvolvimento de sistemas.

Sérgio Alexandre Valentini Mestre

Atualmente é professor da Faculdade Integrado de Campo Mourão onde leciona as disciplinas de Farmacotécnica, Manipulação Farmacêutica, Cosmetologia e Homeopatia. Desempenha atividades de coordenação de estágio (Nível II e III) e de Estágio Curricular Supervisionado I (Práticas Profissionalizante em Áreas Farmacêuticas). Atualmente coordena os cursos de pós graduação em Farmacologia e Assistência Farmacêutica bem como o de Manipulação de Medicamentos e Cosméticos. Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e de Iniciação Científica.

Marcelo Alexandre Cordeiro Mestre

Graduado em ADMINISTRAÇÃO com Habilitação em Comércio Exterior pela Faculdade Integrado de Campo Mourão. Possui especialização em Negócios Internacionais pela FAE Business School e MBA em Gestão Estratégica de Empresas pela FGV/ISAE. Mestrado em Desenvolvimento Econômico pela UFPR/Fecilcam. Experiência de 10 anos na área de Comércio Exterior. Atua como Professor de Graduação e Pós-graduação na Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Luciano Munck Doutor

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2005), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor Adjunto D da Universidade Estadual de Londrina - UEL/Pr. Tem experiência na área de Administração, com ênfase nas inter-relações das temáticas Gestão, Competências e Sustentabilidade. Desenvolve estudos e pesquisas envolvendo: alinhamento estratégico, gestão da sustentabilidade nas organizacões, aprendizagem e gestão por competências. Pesquisador do PPGA-UEL. Atualmente coordena o MBA em Gestão de Pessoas e é líder do Grupo de Pesquisa Competências, Gestão e Sustentabilidade vinculados ao Departamento de Administração da UEL. Desenvolve pesquisas com publicações em periódicos e anais científicos como IJESD, RAM, RAUSP e ENANPAD. Desenvolve consultorias e treinamentos na área de gestão por competências. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária.

Galileu Limonta Maia Mestre

Mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001) e graduação em Administração pela Universidade Estadual de Maringá (1991) e Atualmente é professor do Centro de Ensino Superior do Paraná, sócio-proprietário - Pontual Soluções Empresariais Ltda. e professor adjunto da Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Mercadologia, atuando principalmente nos seguintes temas: marketing, composto de marketing, concorrentes, plano de negócios, comportamento do consumidor, marketing de serviços e qualidade no atendimento.

Dinael Corrêa de Campos Doutor

Doutor em Psicologia como Profissão e Ciência pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2003), Mestre em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1994) e Graduado em Psicologia Formação de Psicólogo e em Licenciatura pela Universidade Metodista de Piracicaba (1991). Professor Assistente Doutor na UNESP - Universidade Estadual "Julio de Mesquita Filho" em Bauru. Exerceu docência nos campi de São Paulo e Itatiba e coordenação de curso e da clínica de Psicologia da Universidade São Francisco Campus de São Paulo. Atua principalmente nos seguintes temas: Psicologia Organizacional e do Trabalho; Psicossociologia das Organizações, Depressão-trabalho, Relacionamentos, Estresse Organizacional e Vínculos. Especialista em Psicologia Organizacional e do Trabalho pelo CFP. Autor dos livros: Atuando em Psicologia do Trabalho, Psicologia Organizacional e Recursos Humanos e Metodologias de Pesquisa em Ciências - Análises Quantitativa e Qualitativa.

Marlene Ferreira Royer Mestre

Mestrado em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina (2014). Aluna especial do Doutorado em Estudos da Linguagem /UEL. Relações Públicas, especialista em Comunicação Empresarial. Professora assistente da Universidade Estadual de Londrina, no curso de Relações Públicas. Na área de graduação, ministra disciplinas de Comunicação Empresarial, Técnicas de Comunicação Dirigida Oral e Audiovisual, Pesquisa Institucional, Comunicação Pública, Comunicação Organizacional, Cerimonial e Organização de Eventos, Vídeo Institucional. Na área de pós-graduação, ministra disciplinas de Gestão de Eventos, Comunicação Mercadológica e Metodologia de Pesquisa. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em projetos de eventos, cerimonial, editoração, produção de vídeo e TV.

Marçal Siqueira Consultor

É executivo de pessoas, relacionamento e comunicação, com especialização internacional pela Ohio University, jornalista, pós-graduado em marketing, MBA em Gestão Empresarial, GBA e MBA em Pessoas pela Fundação Getúlio Vargas, coach pelo Instituto Brasileiro de Coaching, além de formações em Gestão Eficaz de Pessoas, Motivação e Liderança Eficaz pela HayGroup Internacional, Planejamento Estratégico e Liderança pela Fundação Dom Cabral, Analise de Perfil Pessoal pela Thomas Internacional e Gestão de Resultados pela Falconi Consultores. Tem experiências na gestão das áreas de recursos humanos, comunicação empresarial, responsabilidade social e eventos. Atualmente, é executivo de Pessoas, Relacionamento e Comunicação Institucional da Unimed Regional Maringá, professor de pós-graduação em várias instituições de ensino nas áreas de gestão de pessoas, marketing e responsabilidade social, negociação, comunicação empresarial e liderança. Também é apresentador do quadro CBN Gestão de Empresas pela Rádio CBN Maringá e autor do livro Gestão de Empresas ?O sucesso na administração dos seus negócios?. Já atou como executivo em empresas como Cocamar e VIAPAR. Tem no currículo conquistas importantes como 150 Melhores Empresas do país para se trabalhar (Revistas Exame e Você S/A), melhor veículo de comunicação interna do Brasil (Aberje) e melhor case de relacionamento com cooperados pelo NDH (Núcleo de Desenvolvimento Humano Unimed do Brasil).

Mario Nei Pacagnan Pós-Doutor

Pos-Doutorado pela PUC-Pr Doutor em Administração pela FEA-USP Mestre em Administração pela PUC-SP Pos-graduado em Finanças, Administração Rural e Marketing Graduado em Administração pela UEL Cursos na Tsinghua University School of Economics And Management de Beinjing e na Shanghai University Of Finance Ad Economics. Visitas à Harvard Business School - Columbia Business School e Babson Executive Education. Atualmente é professor titular da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Pesquisa de Marketing, atuando principalmente nos seguintes temas: administração, estrategia, marketing, construção civil e sustentabilidade.

Vinícius Nóbile de Almeida Mestre

Possui Graduação em Tecnologia Em Processamento de Dados pela Universidade Norte do Paraná(1997) e mestrado em Computação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2004). Atualmente é Professor de Especialização da Sociedade Paranaense de Ensino e Informática. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Metodologia e Técnicas da Computação. Atuando principalmente nos seguintes temas:Multiagent System, Intelligent Tutoring Systems, Information Retrieving, Distance Learning Services, User Profiling.

Carlos Alberto Martinez de Moraes Mestre

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (2000), Especialista em Gestão em Enfermagem pela UNIFESP (2010), Especialista em Teologia pela Universidade Estácio de Sá (2014) e Mestre em Educação, Área: Ensino Superior, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Possui experiência na Docência e Coordenação no Ensino Superior; Assistência de Enfermagem e Processo Ensino-Aprendizagem em Cursos de Nível Médio-Profissionalizante, Graduação e Pós-Graduação com ênfase em Ética e Legislação, Gestão, Saúde e Educação. Avaliador ad hoc da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde da Secretaria de Educação Superior do MEC. Desenvolve consultoria técnica junto as IES na construção de Projetos Pedagógicos (Saúde, Enfermagem e Gestão Hospitalar) na Modalidade Presencial e EAD (Educação a Distância). Atua na Coordenação Pedagógica do Curso de Bacharel em Enfermagem da Faculdade Integrado de Campo Mourão, Paraná.

Marlene Kohts Especialista

Possui MBA em Gestão de Negócios em Saúde, Faculdade Pedro Leopoldo. Fundação Unimed PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná Londrina (2015). Pós-Graduada Gestão de Práticas de Recursos Humanos em 2011 PUCPR - Pontifícia Universidade Católica do Paraná - Londrina (2012). Bacharel Direito em 2008 Faculdade Integrado Colégio e Faculdade. Exame de suficiência aprovado em fevereiro 2009. Especialização Lato-sensu em Consultoria Econômico-financeira de empresas ? 2001 Faculdade Estadual de ciências e letras de Campo Mourão. Bacharel Ciências Contábeis em 1999. Faculdade Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Exame de suficiência aprovado em setembro de 2000.

André Luis da Silva Teixeira Especialista

Diretor Administrativo Financeiro no Hospital Pequeno Príncipe. Graduado em Administração de Empresas, com pós graduação em Administração Hospitalar e MBA em Gestão Financeira. Com experiência de 23 anos na área da saúde, iniciou a carreira em 1993 trabalhando na Staff Consultores Empresariais, desenvolvendo sistemas informatizados de gestão hospitalar. Em 1994 foi convidado para trabalhar no Grupo Promédica, no Hospital Jorge Valente atuando na gestão de setores como Contas Medicas e Faturamento, DTI, em seguida exercendo o cargo de Gerente de Suprimentos, trabalhando nesta instituição por 15 anos. Em 2008 trabalhou nos principais hospitais de Angola, executando projetos e gestão por 2 anos. Desde 2010 exerce o cargo de Diretor Administrativo Financeiro do Complexo Pequeno Príncipe, atuando na gestão dos setores: Financeiro, Faturamento e Contas Médicas, Contratos, Comercial, Licitações, Tecnologia da Informação, Serviços de Apoio e Recursos Humanos.

Jaqueline Volpato Hungare Especialista

Graduada em Administração de Empresas pela Universidade Estadual de Maringá (1993), especialização em Finanças pela UFPR (1994) e Administração Hospitalar e Serviços em Saúde pela Fecea (2004). Atualmente é Consultora autônoma e tutora a distancia UAB/UEM - Administração Pública. Atua na prestação de serviço para Hospitais, Clínicas e Operadoras de Saúde.

Dilma Costa Santos Mestre

Enfermeira, graduada pela Universidade Estadual de Londrina (1992), pós-graduada em Auditoria em Saúde ( FAMERP, 2007) e Gerenciamento em Enfermagem (UNIFESP, 2010). Mestre em enfermagem (UNIFESP, 2015),membro do grupo de pesquisa GEPAG ( UNIFESP, 2013 / 2015), cursando informática em saúde ( UNIFESP, 2015/2017). Experiência como enfermeiro em instituições de assistência hospitalar nas especialidades de clínica médica, cirúrgica, geriatria, terapia intensiva adulto e pediátrica urgência e emergência, auditoria e supervisão de enfermagem unidades hospitalares inclusive centro cirúrgico e central de material ; Docente no ensino superior de enfermagem em disciplinas de gerenciamento da assistência de enfermagem, saúde do adulto, legislação e ética,projeto integrador e gestão em saúde, centro cirúrgico e central de material esterilizado,supervisão de estágios hospitalares na saúde do adulto , e na atenção primária. Orientador de trabalhos em grupo de pesquisa e de conclusão da graduação de enfermagem.

Douglas Royer Mestre

Mestre em Administração pelo Consórcio entre Universidades Estaduais de Londrina e Maringá (PPA UEL/UEM), Especialista em Gestão Empresarial pelo MBA Executivo da Fundação Getúlio Vargas (FGV/Ebape), Bacharel em Administração pela Universidade Estácio de Sá (Unesa) e Bacharel em Marketing pela Universidade Norte do Paraná (Unopar). Coordena o Núcleo de Educação a Distância do Centro Educacional Integrado no processo de credenciamento para EAD, conta com mais de 10 anos de experiência na área, como destaque em seu portfólio constam as participações em projetos de porte nacional que auxiliaram a viabilizar a modalidade de EAD em outras três renomadas instituições de ensino superior. Conta com mais de 20 anos de experiência em marketing, relacionamento e vendas em organizações de grande porte no transporte aéreo de passageiros, varejo de bens duráveis e de consumo, indústria alimentar, distribuição farma/perfumaria e construção civil, além de considerável noção em marketing educacional. Atuação prática em: propaganda e promoção comercial; gestão de relacionamento; incentivos a forças de vendas; produção de audiovisuais e eventos; implantação de departamento de marketing, e; consultorias na área.

Douglas Zampar Mestre

Possui graduação em Letras Português/Inglês pela Universidade Estadual de Maringá (2011) e mestrado em Letras pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Atualmente é professor na Faculdade Integrado - Campo Mourão/PR. Ministra as disciplinas Leitura e Interpretação Textual, Formação Geral e Projeto Integrador para os cursos de Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Psicologia, Tecnologia em Estética e Cosmética e Administração. Ministra aulas de Conhecimento Geral no Projeto Enade no curso de Enfermagem.

Miria Maria Boll Peres Especialista

Possui graduação em Direito pela Universidade Paranaense (1988). Atualmente é professor titular da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito, atuando principalmente no seguinte tema: dano moral.

Rodrigo Nunes Coletti Especialista

Possui graduação - Integrado Colégio e Faculdade Campo Mourão/PR (2006). Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil, Processual Civil, Direito Previdenciário e Direito Médico. Pós graduando pela Universidade UNIDERP em Direito Previdenciário. Pós graduado pela Universidade UNICURITIBA em Direito Médico.

Informações

Início
Pré-Inscrições - Novembro/2017
Local
Faculdade Integrado - Centro
Vagas
35
Taxa de Inscrição
R$ 75,00
Investimento
22 mensalidades de R$ 369,00
Descontos

10,00% para Egressos do Faculdade Integrado com cadastros atualizados

Até 20,00% para Empresas/Instituições conveniadas

Aulas

Aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h - Quinzenalmente.

Em função de feriados, eventualmente, as aulas poderão ser às sextas-feiras das 19h às 23h ou com intervalos semanais.

Matrícula
Download do Contrato

Os demais documentos serão informados por e-mail após confirmada a inscrição

Mais Informações
pos@grupointegrado.br | (44) 3518-2500 | 0800 646 1982 | Coordenação Geral - Faculdade Integrado - Administrativo

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