Cursos de Pós-Graduação

O Curso

O curso de Especialização Lato Sensu em Moda: Gestão e Mercado proporciona a compreensão do fenômeno moda em toda a sua complexidade envolvendo estudo de processos criativos, pesquisas, tendências, comunicação, gestão de processos e ferramentas de suporte ao desenvolvimento de um produto de moda.

O curso visa primordialmente:

  • Preparar o Pós-graduando para desenvolvimento de pesquisas de conteúdo, seja semântico, seja sintático.
  •  Munir o profissional com conhecimento de técnicas, métodos e ferramentas de gestão em uma empresa de confecção.
  • Capacitar profissionais para áreas de criação.
  • Propiciar ao profissional subsídios para desenvolver ferramentas expressivas e repertório visual a ser aplicado no mercado de moda em âmbitos de comunicação: imagem e sua produção junto às mídias de forma criativa e inovadora.
  •  Rever processos de desenvolvimento e planejamento de coleção também sob pontos de vista sustentáveis.
  • Formar profissionais com competência para desenvolver pesquisas de macro-tendências para empresas de moda.

Público Alvo

Profissionais das áreas de: Moda, Design, Administração, Relações Internacionais, Comércio Exterior, Design têxtil, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Marketing, Relações Públicas, Estética, Artes Visuais, e demais profissionais que direta ou indiretamente queiram se especializar no mercado de moda.

Módulo I - Moda, Pesquisa e Simbologia
Moda, Arte e Cultura
Moda: Signos, Símbolos e Semiótica Aplicada
Pesquisa de Tendências em Moda - Cool Hunting
Módulo II - Consumo e Mercado
Empreendedorismo
Sociologia do Consumo I: Análise do Consumo
Sociologia do Consumo II: Competitividade
Módulo III - Diferencial Técnico-Criativo - Moulage - Alfaiataria
Ergonomia
Processo Criativo e Moulage
Módulo IV - Gestão
Gestão da Moda I: Custos
Gestão da Moda III: Recursos Humanos
Gestão da Moda IV: Finanças
Gestão de Moda II: Controle da Qualidade e Processo Produtivo
Módulo V - Comunicação e Marketing
Branding e Gestão da Imagem
Comunicação de Moda: Produção e Styling
Gestão de Marketing
Módulo VI - Desenvolvimento
Desenvolvimento de Produto e Coleção
Design Sustentável
Moda: Mídias Sociais e e-commerce
Módulo VII - Docência e Pesquisa
Docência no Ensino Superior
Estudos Contemporâneos em Gestão da Moda
Projeto de Pesquisa em Moda
Seminário Sobre Moda
Trabalho de Conclusão de Curso

Aparecida da Penha dos Santos Doutoranda

Doutoranda pela UP. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada em Comércio Exterior e Mercosul. Graduada em Ciências Contábeis e Administração com Habilitação em Comércio Exterior. Coordenou o curso de Administração (Faculdade Integrado de Campo Mourão). Coordenou o Curso de Relações Internacionais, na mesma Faculdade. Atualmente é Coordenadora Geral dos cursos de Pós-graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Atua como docente e consultora na área internacional. Ministra aulas em nível de Graduação, Pós-graduação e Mestrado tanto em nível nacional quanto internacional. Fluente na língua inglesa e espanhola. Possui experiência na área de Recursos Humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, assistência, avaliação e demissão. Experiência na área de comercialização do agronegócio em nível internacional, exportação, importação e operações financeiras internacionais. Possui experiência e facilidade em estratégias para alavancagem de cursos de graduação e pós-graduação tendo como core estratégico, qualidade e credibilidade. Facilidade em análise de processos e desempenho organizacional. A área de interesse para pesquisa concentra-se em inovação organizacional, estratégias, liderança e áreas internacionais.

Luciano Munck Doutor

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (2005), mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999) e graduado em Administração pela Universidade Federal de Viçosa (1997). Atualmente é professor Adjunto D da Universidade Estadual de Londrina - UEL/Pr. Tem experiência na área de Administração, com ênfase nas inter-relações das temáticas Gestão, Competências e Sustentabilidade. Desenvolve estudos e pesquisas envolvendo: alinhamento estratégico, gestão da sustentabilidade nas organizacões, aprendizagem e gestão por competências. Pesquisador do PPGA-UEL. Atualmente coordena o MBA em Gestão de Pessoas e é líder do Grupo de Pesquisa Competências, Gestão e Sustentabilidade vinculados ao Departamento de Administração da UEL. Desenvolve pesquisas com publicações em periódicos e anais científicos como IJESD, RAM, RAUSP e ENANPAD. Desenvolve consultorias e treinamentos na área de gestão por competências. Bolsista Produtividade da Fundação Araucária.

Alexandre Luzzi Las Casas PhD

Alexandre Luzzi Las Casas é Administrador de empresas pela Universidade de Maryland, e formado em Administração Mercadológica, pela Price Georges College, ambas nos EUA. Mestre em Administração de Empresas em Marketing, pela PUC-SP, e doutor em Administração Mercadológica pela FGV-SP. Autor de vários livros sobre marketing, vendas, varejo e serviços. É professor titular da PUC SP em cursos de Graduação e Pós-graduação. Atuou como professor em instituições internacionais

Mario Queiroz Consultor

Designer, consultor e professor em moda. Atua na moda brasileira desde os anos oitenta, tendo atuado em diversas segmentos. Destacam-se em sua trajetória a marca, Vision Street Wear, a consultoria ao magazine Renner, e a marca Avon. Especializou-se em moda masculina e hoje é um dos nomes mais respeitados do país, tanto pela marca que leva o seu nome e que participou da São Paulo Fashion Week, como também pelo seu papel como pesquisador e formador de opinião.

Lorenzo Merlino Consultor

Possui graduação em Bacharelado de Desenho de Moda pela Associação Santa Marcelina - Faculdades Santa Marcelina (1994). Pós-graduando em HISTORIA DA ARTE pela FAAP - Fundação Armando Álvares Penteado (2011)

Dario Caldas Mestre

Sociólogo (FFLCH-USP) e Mestre em Comunicações (ECA-USP). Especializou-se em tendências com cursos realizados no IFM (Paris) e na Domus Academy (Milão). Diretor e idealizador da metodologia do Observatório de Sinais. Professor nos cursos de pós-graduação em Marketing e Branding (Business School São Paulo), Gestão do Design e Design Digital (Belas Artes, SP), Gestão Estratégica da Moda (Escola de Gestão, Senai PR), Design e Inovação (Universidade Positivo, PR). Tem três livros publicados: ?Homens, Comportamento e Mercado? (1997), ?Universo da Moda? (1999) e ?Observatório de Sinais? (2004). Assina a coluna ?de_signs?, na revista ?abc Design?.

Bruno Delfino Consultor

Graduado pela Universidade Paranaense, é Estilista da marca Morena Rosa.

Dimitrios Asvestas Consultor

Referência em educação Financeira, com foco em mudança comportamental, sendo um dos mais requisitados profissionais do gênero pela mídia. Coach como ferramenta utilizada na busca da otimização e efetividade em performance pessoal e profissional. Cursos, Treinamentos e palestras. Consultor Financeiro Pessoal Thor Educação Financeira. Precedentementes: POLISHOP OM. VC e IDEAL SUPERMERCADOS

Maria Joana Casagrande Soares Correia Mestranda

Mestranda em Comunicação Visual, pela Universidade Estadual de Londrina (2013-2015). Especialista em Psicologia Cognitivo-Comportamental e Análise do Comportamento, pela Universidade Estadual de Maringá (2009) e em Recursos Humanos, pelo Centro Universitário de Maringá (2007). Possui Formação Básica em Dinâmica dos Grupos, na Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos (2007). Graduada em Psicologia (UEM - 2003). Graduanda em Comunicação Social, com habilitação em Jornalismo (Faculdades Maringá - 2013)

João Luiz Gilberto de Carvalho Mestre

Mestrado em Administração Gestão de Negócios pela Universidade Estadual de Londrina (2004), especialização em Administração de Propaganda e Publicidade pela FURB - Universidade de Blumenau (1998) e graduação em Administração pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (1995). Atualmente é professor titular da Faculdade Pitágoras, professor titular da UNIFIL - Centro Universitário Filadélfia, professor titular da Faculdade Catuaí, professor titular em cursos de pós-graduação do SENAI e Servidor Público Estadual do IAPAR - Instituto Agronômico do Paraná, na área de Planejamento Institucional. Ministra aulas em cursos de Pós-graduação em outras instituições. Tem experiência em Administração, com ênfase em Marketing, atuando principalmente nas seguintes áreas: marcas, branding, logística empresarial, trade marketing, desenvolvimento de produtos e varejo.

Estevam Robetti Especialista

Especialização em Auditoria e Perícia Contábil e graduação em Ciências Contábeis pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2002). Atualmente é Contador na empresa Escritório Leal e professor da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis, atuando principalmente nos seguintes temas: Administração, Custos, Viabilidade, Empreendedorismo, Planejamento Fiscal e Tributário e Contabilidade.

Cláudia Finardi Mestre

Mestrado em Ciência da Informação na UFSC (2011), graduação em Bacharelado Em Moda Estilismo pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2001) e em Comunicação Social Jornalismo pela Universidade Federal de Santa Catarina (1990). É professora na Faculdade Estácio de Sá no curso de Design de Moda, e na Unidade SENAI São José, ambos em São José. Tem experiência na área de Projetos de Produtos em Moda , atuando principalmente nos seguintes temas: moda e comunicação.

Fernanda Piacentini Especialista

Pós-graduada em Moda e Gestão pelo SENAI. Possui curso de extensão em Produção de Moda e Styling pelo ENMODA-SP, técnica em estilismo e planejamento de coleções pelo SENAC de BRUSQUE-SC. Bacharel em Design com habilitação em Moda pela Universidade do Vale do Itajaí,. Técnica em Design gráfico pelo estúdio Ticonzero de Milão. O foco de seu trabalho é voltado à comunicação (direção de arte) e historiologia de Moda. Coordenadora de curso de Pós-graduação em Moda e Comunicação. Docente de Pós-graduação do curso de Moda e comunicação da disciplina produção de Moda I e II. Foi docente em curso superior das seguintes disciplinas: Desenvolvimento de produto, Moda Contemporânea, Pesquisa e Criação. Aos 13 anos de idade começou a produzir espetáculos inteiros de dança, assumindo não somente as coreografias mas toda a direção de arte por 5 anos. Seu primeiro trabalho de produção especifica de Moda, foi publicado na revista Fotografia de Moda, novos talentos catarinenses apadrinhada pelo fotografo Bob Wolfson. É editora da plataforma de apoio a pesquisa historiográfica de moda online a Enciclopédia da Moda do Brasil. Proprietária da produtora de Moda Arterìa Produções.

Jaqueline Braz Almeida Especialista

Especialista em Fotografia e Mercado pela Faculdade Pitágoras (2012). Graduada em Design de Moda pela Universidade Estadual de Londrina (2009). Foi professora da Faculdade do Norte Pioneiro (Fanorpi) no curso de Design de Moda, bem como professora nas especializações em Moda e Comunicação e Fotografia e Mercado em 2013. Ministra cursos e workshops como palestrante convidada.

Caio Cesar Mestre

Mestre em Comunicação pela Universidade Estadual de Londrina. Graduado em Comunicação Social Habilitação em Relações Públicas também pela Universidade Estadual de Londrina. Professor nas áreas de comunicação visual, moda, publicidade e propaganda, fotografia e Cinema.

Lucas do Carmo Dalbeto Especialista

Pós-graduação em Gerenciamento de Projetos - Práticas do PMI pela unidade do SENAC de Ribeirão Preto (2011), e graduação em Design de Produto pela Universidade Estadual de Maringá (2007). Atualmente atua como professor colaborador nas Faculdades Adamantinenses Integradas, além de participar do programa de mestrado em Comunicação Visual da Universidade Estadual de Londrina e cursar pós-graduação nível lacto sensu em Gestão Estratégica do Design na mesma universidade.

Informações

Início
Inscrições Abertas - Sujeito a formação de turma.
Local
Campo Mourão
Vagas
40
Taxa de Inscrição
R$ 75,00
Investimento
20 mensalidades de R$ 558,00
Descontos

10,00% para Egressos do Faculdade Integrado com cadastros atualizados

Até 20,00% para Empresas/Instituições conveniadas

Aulas

Aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h, quinzenalmente.

Ocasionalmente, as aulas poderão ocorrer às sextas-feiras das 19h às 23h, com intervalos semanais ou mais de 15 dias em função de feriados ou de força maior

Coordenador(es)

Fernanda Piacentini | fernandapiacentini@gmail.com

Matrícula
Download do Contrato

Os demais documentos serão informados por e-mail após confirmada a inscrição

Mais Informações
pos@grupointegrado.br | (44) 3518-2500 | 0800 646 1982 | Coordenação Geral - Faculdade Integrado - Administrativo

Inscreva-se

2ª Via de Boleto