Cursos de Pós-Graduação

Educação Física Saúde Pré-Inscrições

Fisiologia do Exercício

Início

20 de outubro 2018

Investimento

R$ 395,00 *

É evidente o crescimento da prática de exercícios físicos na sociedade em busca de melhora nas condições de saúde, bem-estar estético, prevenção e recuperação de lesões, bem como melhora no desempenho esportivo. Nesse contexto, é imprescindível o estímulo à formação consistente de profissionais especializados e capacitados para orientar os praticantes de forma adequada e segura. Sendo assim, a discussão de tópicos que propiciem o avanço dos conhecimentos nas áreas fisiológicas relacionadas ao exercício e aos aspectos metabólicos, nutricionais, mecânicos e bioenergéticos, além da aplicação, avaliação e controle das cargas do exercício físico, são de fundamental importância nesse processo. Ressalta-se que a evolução técnica dos métodos de treinamento e o surgimento de novas tecnologias fazem com que a atualização profissional seja indispensável ao exercício profissional. Além disso, o estudo da Fisiologia do Exercício é determinante para a prescrição adequada de exercícios para indivíduos em seus diferentes objetivos a serem atingidos. 

Além disto, o curso visa:

  • Capacitar os profissionais com conhecimentos e habilidades relacionadas à Fisiologia do Exercício para a promoção de uma atuação profissional que atenda às diferentes finalidades: estéticas, promoção da saúde e desempenho esportivo.
  • Possibilitar o conhecimento das principais alterações fisiológicas e bioquímicas promovidos pelos modelos de treinamentos aeróbios e resistidos.
  • Capacitar os profissionais para prescrição de diferentes modelos de treinamentos (aeróbios e resistidos), seja para desenvolvimento do nível de aptidão física ou  para prevenção e recuperação de lesões esportivas.
  • Capacitar os profissionais para a prescrição de exercícios que atendam às necessidades das pessoas consideradas como grupos especiais: obesos, diabéticos, hipertensos e idosos.
  • Possibilitar o conhecimento nutricional, suplementar, bem como, da utilização de recursos anabólicos disponíveis para a otimização do desempenho.
  • Possibilitar o conhecimento dos métodos de controle de cargas de treinamento, bem como os meios de recuperação pós exercício, que venham evitar  o estado de overtraining.
  • Capacitar os profissionais para que desenvolvam uma atuação profissional consciente e segura, que atendam às diferentes necessidades encontradas no mercado de trabalho. 

Público-alvo

Profissionais da Educação Física, Fisioterapeutas, Nutricionistas e demais profissionais do desempenho esportivo e da saúde que possuam diploma de curso superior.

MÓDULO I - MÓDULO GERAL
Aspectos Atuais sobre Metodologias de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade e Funcionais
Aspectos Fisiológicos da Flexibilidade e Métodos Práticos de Prevenção e Reabilitação Desportiva
Aspectos Fisiológicos do Treinamento para Pessoas com Deficiência: Síndromes e Amputações
Aspectos Fisiológicos, Patológicos e Prescrição de Exercício Físico para Grupos Especiais: Obesos, Diabéticos, Hipertensos.
Atividades Aquáticas: Aspectos Fisiológicos
Biomecânica Aplicada ao Exercício Físico: Aspectos Fisiológicos
Exercício Físico no Envelhecimento: Aspectos Fisiológicos
Fisiologia Cardiorrespiratória e Métodos de Exercícios Aeróbios
Fisiologia Neuromuscular e Métodos de Treinamento de Força
Ginástica de Academia: Aspectos Fisiológicos
Lutas: Aspectos Fisiológicos
Nutrição e Recursos Ergogênicos Aplicados ao Exercício e ao Desempenho
Prescrição do Treinamento Personalizado: Aspectos Fisiológicos
MÓDULO II - PESQUISA E DOCÊNCIA
Docência no Ensino Superior (EAD)
Pesquisa Aplicada
Projeto de Pesquisa (EAD)
Seminário sobre Fisiologia do Exercício
Trabalho de Conclusão de Curso
Início
20 de outubro 2018
Local
Centro Universitário Integrado - Centro
Vagas
35
Investimento
20 mensalidades de R$ 395,00
Descontos

10,00% para Egressos do Centro Universitário Integrado com cadastros atualizados

Até 20,00% para Empresas/Instituições conveniadas

Aulas

Encontros quinzenais aos sábados, predominantemente. Devido a feriados, em alguns casos as aulas poderão ocorrer também às sextas-feiras (noite) e/ou em sábados seguidos, o dia todo.

Coordenador(es)

Eberton Alves de Souza

Mais Informações
divulgacao@grupointegrado.br | 0800 646 1982