Cursos de Pós-Graduação

O Curso

É evidente o crescimento da prática de exercícios físicos na sociedade em busca de melhora nas condições de saúde, bem-estar estético, prevenção e recuperação de lesões, bem como melhora no desempenho esportivo. Nesse contexto, é imprescindível o estímulo à formação consistente de profissionais especializados e capacitados para orientar os praticantes de forma adequada e segura. Sendo assim, a discussão de tópicos que propiciem o avanço dos conhecimentos nas áreas fisiológicas relacionadas ao exercício e aos aspectos metabólicos, nutricionais, mecânicos e bioenergéticos, além da aplicação, avaliação e controle das cargas do exercício físico, são de fundamental importância nesse processo. Ressalta-se que a evolução técnica dos métodos de treinamento e o surgimento de novas tecnologias fazem com que a atualização profissional seja indispensável ao exercício profissional. Além disso, o estudo da Fisiologia do Exercício é determinante para a prescrição adequada de exercícios para indivíduos em seus diferentes objetivos a serem atingidos. 

Além disto, o curso visa:

  • Capacitar os profissionais com conhecimentos e habilidades relacionadas à Fisiologia do Exercício para a promoção de uma atuação profissional que atenda às diferentes finalidades: estéticas, promoção da saúde e desempenho esportivo.
  • Possibilitar o conhecimento das principais alterações fisiológicas e bioquímicas promovidos pelos modelos de treinamentos aeróbios e resistidos.
  • Capacitar os profissionais para prescrição de diferentes modelos de treinamentos (aeróbios e resistidos), seja para desenvolvimento do nível de aptidão física ou  para prevenção e recuperação de lesões esportivas.
  • Capacitar os profissionais para a prescrição de exercícios que atendam às necessidades das pessoas consideradas como grupos especiais: obesos, diabéticos, hipertensos e idosos.
  • Possibilitar o conhecimento nutricional, suplementar, bem como, da utilização de recursos anabólicos disponíveis para a otimização do desempenho.
  • Possibilitar o conhecimento dos métodos de controle de cargas de treinamento, bem como os meios de recuperação pós exercício, que venham evitar  o estado de overtraining.
  • Capacitar os profissionais para que desenvolvam uma atuação profissional consciente e segura, que atendam às diferentes necessidades encontradas no mercado de trabalho. 

Público Alvo

Profissionais da Educação Física, Fisioterapeutas, Nutricionistas e demais profissionais do desempenho esportivo e da saúde que possuam diploma de curso superior.

MÓDULO I - FISIOLOGIA DE EXERCÍCIO
Aspectos Atuais sobre Metodologias de Treinamento Intervalado de Alta Intensidade e Funcionais
Aspectos Fisiológicos da Flexibilidade e Métodos Práticos de Prevenção e Reabilitação Desportiva
Aspectos Fisiológicos do Exercício Físico
Aspectos Fisiológicos do Treinamento para Pessoas com Deficiência: Síndromes e Amputações
Aspectos Fisiológicos, Patológicos e Prescrição de Exercício Físico para Grupos Especiais: Obesos, Diabéticos, Hipertensos.
Atividades Aquáticas: Aspectos Fisiológicos
Biomecânica Aplicada ao Exercício Físico: Aspectos Fisiológicos
Exercício Físico no Envelhecimento: Aspectos Fisiológicos
Fisiologia Cardiorrespiratória e Métodos de Exercícios Aeróbios
Fisiologia Neuromuscular e Métodos de Treinamento de Força
Ginástica de Academia: Aspectos Fisiológicos
Lutas: Aspectos Fisiológicos
Nutrição e Recursos Ergogênicos Aplicados ao Exercício e ao Desempenho
Prescrição do Treinamento Personalizado: Aspectos Fisiológicos
MÓDULO II - ESPECIALIZAÇÃO
Docência no Ensino Superior
Estudos Contemporâneos em Fisiologia do Exercício
Projeto de Pesquisa em Fisiologia do Exercício
Seminário sobre Fisiologia do Exercício
Trabalho de Conclusão de Curso

Roberto Recinella Especialista

Possui MBA pela FGV e Ohio University em Gestão de pessoas em ambiente de mudanças. Idealizador da PHD Pharmácia do Desenvolvimento Humano , a 1ª Farmácia Comportamental do Mundo. Formado em Coaching pela Academia Brasileira de Coaching licenciada pelo BCI Behavioral Coaching Institute. Eleito um dos 25 maiores nomes em motivação corporativa no Brasil sendo um dos colaboradores do livro, Gigantes da Motivação Ed Landscape, 2007. Autor dos livros: É Divertido fazer o impossível, Superando Limites e Eu sou o Obstáculo. Leader Training Treinamento executivo e empresarial. Professor M.B.A - Faculdade Integrado de Campo Mourão/PR. Instrutor credenciado no sistema SESC e SENAC em empreendedorismo, vendas, atendimento, liderança e criatividade. Um dos autores da publicação acadêmica: Como medir a eficácia dos programas de treinamento e desenvolvimento pela FGV. Editor e idealizador do Projeto Sole Mio Programa de envio de textos motivacionais; vendas e qualidade de vida semanal com mais de 10.000 assinantes.

Aparecida da Penha dos Santos Doutoranda

Doutoranda pela UP. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada em Comércio Exterior e Mercosul. Graduada em Ciências Contábeis e Administração com Habilitação em Comércio Exterior. Coordenou o curso de Administração (Faculdade Integrado de Campo Mourão). Coordenou o Curso de Relações Internacionais, na mesma Faculdade. Atualmente é Coordenadora Geral dos cursos de Pós-graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Atua como docente e consultora na área internacional. Ministra aulas em nível de Graduação, Pós-graduação e Mestrado tanto em nível nacional quanto internacional. Fluente na língua inglesa e espanhola. Possui experiência na área de Recursos Humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, assistência, avaliação e demissão. Experiência na área de comercialização do agronegócio em nível internacional, exportação, importação e operações financeiras internacionais. Possui experiência e facilidade em estratégias para alavancagem de cursos de graduação e pós-graduação tendo como core estratégico, qualidade e credibilidade. Facilidade em análise de processos e desempenho organizacional. A área de interesse para pesquisa concentra-se em inovação organizacional, estratégias, liderança e áreas internacionais.

Solange de Paula Ramos Doutora

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Estadual de Londrina (1998), Mestrado em Patologia Experimental pela Universidade Estadual de Londrina (2004), Doutorado em Medicina e Ciências da Saúde (2008)pela Universidade Estadual de Londrina e Pós-doutorado em Ciências do Esporte pela Universidade de São Paulo (2014). Foi professora auxiliar da Universidade Estadual de Londrina nas Disciplinas de Imunologia e Histologia no período de 2004 a 2008. Atua como Professora Adjunta da Disciplina de Histologia da Universidade Estadual de Londrina desde 2009. Tem experiência na área de Histologia e Imunologia, atuando principalmente nos seguintes temas: imunodiagnóstico, reabsorções dentárias e exercício físico.

Carla Cristiane da Silva Doutora

Profa. Assistente do Departamento de Educação Física do Centro de Ciências da Saúde da Universidade do Norte do Paraná - UENP. É lider do Grupo de Estudos Adaptações Biológicas do Treinamento Infantil- GEABTI vinculado a UENP. Possui Licenciatura Em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2000) e Mestrado em Pediatria [Botucatu] pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Colaboração no Grupo de Estudo das Adaptações Fisiológicas ao Treinamento (GEAFIT) e Doutorado em andamento pelo Programa de Pós-Graduação Associado UEM/UEL. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente com Treinamento Físico para crianças e adolescentes, densidade mineral óssea em populações pediátricas e variabilidade da frequência cardíaca e efeitos do treinamento. Atualmente coordena o Comitê Institucional de Iniciação Científica da Universidade Estadual do Norte do Paraná UENP.

Ana Carla Broetto Biazon PhD

Possui graduação em Farmácia Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá (1999), mestrado (2003) e doutorado (2007) e pós doutorado (2014) em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá, atuando principalmente nos seguintes temas: NAD, perfusão monovascular de fígado, HPLC , metabolismo hepático, hipercolesterolemia, estresse oxidativo. Atualmente é coordenadora do Curso de Farmácia da Faculdade Integrado de Campo Mourão e professora de Bioquímica e Bioquímica Clínica no curso de Farmácia. Editora de seção de SaBios-Revista de Saúde e Biologia. Orientadora de TCC no Curso de Farmácia.

Abdallah Achour Junior Doutor

Denilson de Castro Teixeira Doutor

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (1988), mestrado em Educação Física pela Universidade de São Paulo (2003) e doutorado em Medicina e Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Londrina (2010). Atualmente é professor adjunto da Universidade Estadual de Londrina e titular da Universidade Norte do Paraná. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Envelhecimento, atuando principalmente nos seguintes temas: idosos, exercício físico, atividade física, força muscular e envelhecimento.

Fernando Possamai Mestre

Mestre em Educação Física na área de Desempenho Humano e Atividade Física - UEM/UEL (2013). Especialista em Treinamento Desportivo pelo CESUMAR(2010). Especialista em Personal Trainer pela UNIFAMMA (2007). Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá (2006); Graduado em Processamento de Dados pelo CESUMAR (1995). Estatutário (função:Técnico Desportivo) da Prefeitura Municipal de Maringá e Personal Trainer (Autônomo). Docente no Curso de Ed.Física da FAMMA. Sócio proprietário e Biomecânico do CIAM (Centro Integrado de Análise do Movimento - Maringá). CREF 012535-G/PR.

Eberton Alves de Souza Mestre

Mestre em Educação Física pelo Programa UEM-UEL, na seguinte linha: Ajustes e Respostas Fisiológicas e Metabólicas ao Exercício Físico. Possui graduação em Educação Física pelo Centro Universitário de Maringá (2006) e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Atualmente é Preparador Físico da equipe de futsal de Campo Mourão, Professor nas disciplinas de Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício, Treinamento Desportivo, Esportes Coletivos I e Atividades de Academia da Faculdade Integrado de Campo Mourão.

Fábio Yuzo Nakamura Doutor

Doutor em Ciências da Motricidade pela UNESP - Rio Claro, em 2005. Concluiu o curso de Bacharelado em Esporte pela USP, em 1998. Atua como orientador no Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UEM/UEL, como colaborador (co-orientador de doutorado) na Università degli studi G. d'Annunzio Chieti Pescara (Itália), e na University of Technology Sydney (Austrália). Lidera o Grupo de Estudo das Adaptações Fisiológicas ao Treinamento (GEAFIT) e o Grupo de Pesquisa Multicêntrico em Ciências do Esporte. Possui publicações na área de Fisiologia do Exercício e Esporte. Desde 2008, é bolsista Produtividade em Pesquisa pelo CNPq, e atualmente está no nível 1D. Coordena o GTT de Treinamento Esportivo do CBCE. É membro do Editorial Board do International Journal of Sports Physiology and Performance e do Sport Sciences for Health, Associate Editor do Journal of Sports Sciences, suplemento Science and Medicine in Football e Editor Associado da Revista Brasileira de Atividade Física e Saúde. 

Lucas Adriano Pereira Mestre

Mestrado e graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2013). Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia do Exercício e Treinamento Esportivo atuando nas seguintes temas: análise cinemática, avaliação do desempenho esportivo, monitoramento e quantificação de cargas de treinamento, fadiga neuromuscular e recursos ergogênicos. 

Rodrigo Poderoso de Souza Doutor

Doutorando em Ciências do Desporto pela Universidade de Trás os Monte e Alto Douro- UTAD. Mestre em Ciências do Desporto pela mesma. Universidade Pós Graduado em Fisiologia do Exercício, avaliação e Prescrição de Exercícios Físicos para População Especiais, em Docência no Ensino Superior, Nutrição Esportiva, Atividades de Academias, Marketing e Vendas. Atuando como personal trainer desde 2002. Atuando como professor de artes marciais desde 1999, professor de defesa Pessoal Army-USA- MACP (Modern Army Combatives Program ), na área da docência na Graduação e Pós-graduação nas áreas de treinamento esportivo, treinamento de força, nutrição esportiva, treinamento do iniciante ao avançado de musculação, treinamento contra resistência para grupos especiais, fisiologia, fisiologia do exercício, medidas e avaliações antropométricas, história da educação física, artes marciais, filosofia, dentre outros.

Cosme Franklim Buzzachera Doutor

Possui Licenciatura Plena em Educação Física (2004), Pós-Graduação Lato Sensu em Fisiologia do Exercício (2005) e Pós-Graduação Stricto Sensu (Mestrado) em Atividade Física e Saúde (2008) pela Universidade Federal do Paraná (Curitiba, Paraná, Brasil), e Pós-Graduação Stricto Sensu (Doutorado) em Atividade Física e Saúde: Aspectos Biomédicos e Metodológicos pelo Dipartimento di Scienze Della Salute da Università Degli Studi di Roma "Foro Italico" (Roma, Lazio, Itália). Em 2011, tornou-se Docente Adjunto I dos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física e Orientador do curso Stricto Sensu de Mestrado Profissional em Exercício Físico na Promoção da Saúde da Universidade Norte do Paraná (Londrina, Paraná, Brasil). Em 2012, tornou-se líder do Grupo de Estudos e Pesquisa em Esportes e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Sistema Cardiorrespiratório e Exercício Físico, sendo ainda coordenador do Laboratório de Fisiologia do Exercício da presente IES. Atualmente, é responsável pelo setor de fisiologia da Confederação Brasileira de Ciclismo (CBC) e da Confederação Brasileira de Hóquei Sobre Grama (CBHG). Membro do American College of Sports Medicine e do American Physiological Society.

Andreo Fernando Aguiar Doutor

Doutor (2011) e Mestre (2008) em Biologia Geral e Aplicada pela Universidade Estadual Paulista - UNESP, Botucatu. Graduado em Ciência do Esporte pela Universidade Estadual de Londrina - UEL: (2004); Especialista em Fisiologia do Exercício pela Universidade Norte do Paraná - UNOPAR: (2006); Atualmente é Professor Titular da Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) e está credenciado como docente no curso de Mestrado Profissional em Exercício Físico na Promoção da Saúde (Nota 3), e Programa de Mestrado e Doutorado em Ciências da Reabilitação, associado UEL-UNOPAR (Nota 4). Coordena o Grupo de Pesquisa em Sistema Muscular e Exercício Físico junto ao CNPq. É revisor científico de vários periódicos nacionais e internacionais, incluindo International Journal of Sports Medicine, Journal of Strength and Conditioning Research, Journal of Back and Musculoskeletal Rehabilitation, Journal of Sports Medicine and Physical Fitness, entre outros. Tem experiência na área de Exercício físico e Esportes, atuando principalmente nos seguintes temas: Possíveis efeitos de recursos ergogênicos sobre o desempenho muscular, Biologia molecular aplicada à fisiologia neuromuscular, Adaptações agudas e crônicas do músculo esquelético ao exercício físico, e (4) Influência do recrutamento das fibras musculares sobre as respostas morfológicas e funcionais do músculo esquelético.

Alan Pablo Grala Mestre

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e especialização em Fisiologia do Exercício pela Universidade Federal do Paraná (2004) . Atualmente é professor da UNIPAR (Universidade Paranaense), professor de educação física escolar (QPM) e treinador personalizado. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Fisiologia Humana, Fisiologia do Exercício e Biomecânica do movimento humano. 

Victor Hugo de Freitas Doutorando

Doutorando em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina - Desempenho Humano e Atividade Física. Possuo Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora - Biodinâmica do Movimento Humano; Especialização em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora - Movimento Humano; Bacharelado em Educação Física pela Faculdade Metodista Granbery. Tenho experiência nas áreas de Treinamento Esportivo, Adaptações Psicofisiológicas ao Exercício, Monitoramento da Carga de Treinamento.

Kleber Eloi Gomes Barbão Consultor

Fisioterapeuta Crefito: 119996-F. Especialista em Fisioterapia Desportiva. Fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Futsal. Fisioterapeuta exclusivo do Falcão (Melhor jogador do mundo de Futsal). Fisioterapeuta da Seleção Paranaense de Futsal. Fisioterapeuta da Equipe do Sporting de Portugal (Beach Soccer). Fisioterapeuta da Seleção Brasileira de Amputados.

Marco Antonio Bertolassi Mestre

Graduado em Educação Física pela Universidade Norte do Paraná (1998); Especialista em Teorias e Métodos de Pesquisa em Ed. Física, Esportes e Lazer pela Universidade Estadual de Campinas (2000); Mestre em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo.

Sidney Barnabé Peres Doutor

O pesquisador é bacharel em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995), mestre em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998) e doutor em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (2004). No período de 2004 a 2010 realizou pós-doutoramento no Departamento de Bioquímica da Boston University School of Medicine sob a supervisão do Prof. Dr. Stephen R. Farmer estudando aspectos bioquímicos e moleculares da formação (adipogênese) e função dos tecidos adiposos branco e marrom em modelos experimentais "in vivo" e "in vitro". Sua área de atuação é a Fisiologia e a Biologia Celular e seu foco de estudo atual o estudo do desenvolvimento e funcionamento dos diferentes tecidos adiposos. Atualmente é Professor Adjunto no Departamento de Ciências Fisiológicas da Universidade Estadual de Maringá e Professor Permanente no Programa de Pós-Graduação Associado em Educação Física da Universidade Estadual de Maringá e Universidade Estadual de Londrina.

Felipe Arruda Moura Doutor

Possui Graduação em Bacharelado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2003), mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2006) e doutorado em Educação Física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Atualmente é professor adjunto do Departamento de Ciências do Esporte da Universidade Estadual de Londrina - UEL. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Biomecânica.

Felipe Nunes Rabelo Mestre

Mestre em Educação Física, na linha de pesquisa "Ajustes e respostas fisiológicas e metabólicas ao exercício físico" pela Universidade Estadual de Londrina (2010-2011). Possui pós-graduação em "Bases metodológicas e fisiológicas do treinamento desportivo" pela Universidade Federal de São Paulo - Unifesp/EPM (2007-2008) e graduação em Ciência do Esporte pela Universidade Estadual de Londrina (2006). Experiência na área de Treinamento Esportivo, Fisiologia do Exercício e Talento Esportivo.

Informações

Início
Inscrições Abertas - Agosto/2017
Local
Faculdade Integrado - Centro
Vagas
35
Taxa de Inscrição
R$ 75,00
Investimento
20 mensalidades de R$ 375,00
Descontos

10,00% para Egressos do Faculdade Integrado com cadastros atualizados

Até 20,00% para Empresas/Instituições conveniadas

Aulas

Quinzenalmente aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h - Quinzenalmente. Em função de feriados, eventualmente, as aulas serão às sextas-feiras das 19h às 23h ou com intervalos semanais.

Coordenador(es)

Eberton Alves de Souza |

Matrícula
Download do Contrato

Os demais documentos serão informados por e-mail após confirmada a inscrição

Mais Informações
pos@grupointegrado.br | (44) 3518-2500 | 0800 646 1982 | Coordenação Geral - Faculdade Integrado - Administrativo

Inscreva-se

2ª Via de Boleto