Cursos de Pós-Graduação

O Curso

A farmacologia é a ciência que desempenha papel fundamental na compreensão dos mecanismos que envolvem as ações dos fármacos e moléculas biologicamente ativas e os profissionais de saúde participam de modo estratégico aplicando essa ciência no desenvolvimento de suas atividades clínicas, na interferência em diagnósticos, na pesquisa de novos fármacos ou otimização de formulações já existentes.

A atualização e conhecimento de novas metodologias estimulam a dinâmica do conhecimento dos profissionais engajados na melhoria contínua de suas atividades. Por meio da busca continua do saber, o Centro Universitário Integrado traz até você um grupo de doutores e mestres altamente capacitados que trarão informações de ponta sobre perfis de biodistribuição, metabolização, excreção e também os novos parâmetros epidemiológicos e farmacoterapêuticos. Ademais, o curso visa dar suporte á mais recente atribuição do profissional responsável pela farmácia que é a prescrição farmacêutica. 

 

Público-alvo

Farmacêuticos.

Módulo I - TÓPICOS CONTEMPORÂNEOS
Bioestatística
Bioética
Biossegurança
Módulo II - SEMIOLOGIA E FARMACOTERAPIA
Atenção à Farmacoterapia
Dislipidemia e Obesidade
Farmacocinética e Farmacodinâmica
Farmacoepidemiologia
Interações Medicamentosas
Saúde Coletiva para os Profissionais da Área da Saúde
Semiologia e Farmacoterapia da Inflamação
Semiologia e Farmacoterapia do Aparelho Respiratório
Semiologia e Farmacoterapia do Sistema Cardiovascular e Renal
Semiologia e Farmacoterapia do Sistema Digestório
Semiologia e Farmacoterapia do Sistema Nervoso Autônomo
Semiologia e Farmacoterapia do Sistema Nervoso Central
Semiologia e Farmacoterapia dos Antimicrobianos
Semiologia e Farmacoterapia dos Constituintes Vegetais
Semiologia e Farmacoterapia Endócrina
Módulo III - GESTÃO E PRESCRIÇÃO FARMACÊUTICA
Consultório Farmacêutico
Prescrição Farmacêutica Aplicada
Módulo IV - AVANÇOS EM PESQUISA E ENSINO
Docência no Ensino Superior
Estudos Contemporâneos em Semiologia e Farmacoterapia
Projeto de Pesquisa em Saúde
Seminários sobre Farmacoterapia, Semiologia e Prescrição Farmacêutica
Trabalho de Conclusão de Curso (Pesquisa)

Aparecida da Penha dos Santos Doutoranda

Doutoranda pela UP. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada em Comércio Exterior e Mercosul. Graduada em Ciências Contábeis e Administração com Habilitação em Comércio Exterior. Coordenou o curso de Administração (Faculdade Integrado de Campo Mourão). Coordenou o Curso de Relações Internacionais, na mesma Faculdade. Atualmente é Coordenadora Geral dos cursos de Pós-graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Atua como docente e consultora na área internacional. Ministra aulas em nível de Graduação, Pós-graduação e Mestrado tanto em nível nacional quanto internacional. Fluente na língua inglesa e espanhola. Possui experiência na área de Recursos Humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, assistência, avaliação e demissão. Experiência na área de comercialização do agronegócio em nível internacional, exportação, importação e operações financeiras internacionais. Possui experiência e facilidade em estratégias para alavancagem de cursos de graduação e pós-graduação tendo como core estratégico, qualidade e credibilidade. Facilidade em análise de processos e desempenho organizacional. A área de interesse para pesquisa concentra-se em inovação organizacional, estratégias, liderança e áreas internacionais.

Sérgio Alexandre Valentini Mestre

Atualmente é professor da Faculdade Integrado de Campo Mourão onde leciona as disciplinas de Farmacotécnica, Manipulação Farmacêutica, Cosmetologia e Homeopatia. Desempenha atividades de coordenação de estágio (Nível II e III) e de Estágio Curricular Supervisionado I (Práticas Profissionalizante em Áreas Farmacêuticas). Atualmente coordena os cursos de pós graduação em Farmacologia e Assistência Farmacêutica bem como o de Manipulação de Medicamentos e Cosméticos. Orientador de Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC) e de Iniciação Científica.

Francielli Maria de Souza Silva Doutora

Farmacêutica graduada em Farmácia com habilitação em Análises Clínicas pela Universidade Estadual de Maringá (1996-2000). Especialista em Farmacologia pelo Centro Universitário de Maringá(2001-2002). Mestre em Biologia Celular e Molecular pela Universidade Estadual de Maringá (2009). Doutora em Ciências Farmacêuticas, atuando na área de Farmacologia da Inflamação. Pós-doutorado no Programa de Ciências Farmacêuticas da Universidade Estadual de Maringá, atuando na área de Farmacologia da Inflamação (2016). Atualmente é professora colaboradora do Departamento de Farmacologia e Terapêutica da Universidade Estadual de Maringá.

Roberto Kenji Nakamura Cuman Doutor

Doutorado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1998). Mestrado em Farmacologia pela Universidade de São Paulo (1993). Especialista em análises, síntese e controle de medicamentos pela UFRGS (1987). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1984), e atualmente é professor associado da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Geral, atuando principalmente nos seguintes temas: diabetes tipo 2, inflamação, diabetes, farmacoepidemiologia e inflamação

Edmarlon Girotto Doutorando

Doutorando em Saúde Coletiva (desde 2011, especialização (2005) e Mestrado (2008) em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina e graduação em Farmácia e Bioquímica (2002). Como pesquisador, tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública, atuando principalmente nos seguintes temas: hipertensão, estudos de prevalência, atenção básica, serviços de saúde, fatores de risco, estudos de utilização de medicamentos e agravos externos. Já atuou como docente na Universidade Norte do Paraná (UNOPAR) nas disciplinas de Deontologia e Legislação, Saúde Coletiva, Prática Farmacêutica, e Estágios Saúde Pública, em Farmácia Comunitária, Vigilância Sanitária e Gestão da Assistência Farmacêutica. Atualmente é docente da Universidade Estadual de Londrina (UEL), locado no Departamento de Ciências Farmacêutica, responsável pelas disciplinas de Habilidades e Procedimentos em Saúde, e Estágios em Farmácia Comunitária e Medicamentos. Também, colabora nas disciplinas de Introdução à Profissão Farmacêutica, Farmacoterapia, Farmácia Clínica/Atenção Farmacêutica, Estágio em Medicamentos e EPIN. É coordenador da pesquisa intitulada "Prevalência de fatores de risco à saúde e para acidentes entre motoristas de transporte rodoviário de cargas", e colaborador nos seguintes projetos: "Avaliação do conhecimento e do comportamento dos farmacêuticos durante a dispensação de medicamentos" e "Saúde, estilo de vida e trabalho de professores da rede pública do Paraná".

Péricles Martim Reche Doutor

Possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá (1984), mestrado em Saúde e Ambiente pela Universidade Federal de Mato Grosso (1999) e doutorado em Saúde Coletiva e Epidemiologia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004). Atualmente é Professor da Universidade Estadual de Ponta Grossa-UEPG, Paraná. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmacologia, farmacoepidemiologia, saúde pública e atenção farmacêutica, atuando principalmente nos seguintes temas: estudos de utilização de medicamentos, análise de dados,utilização de medicamentos por idosos, estudo sobre a compra de medicamentos em farmácias, reações indesejáveis e seguimento farmacoterapêutico.

James Albiero Especialista

Especialista em Farmacologia pela Universidade Estadual de Maringá (2005-2006), possui graduação em Farmácia e Bioquímica pela Universidade Estadual de Maringá (1990) e estágio em Farmacocinética Clínica na University of Souther California, Los Angeles. Atualmente é Professor da Faculdade Integrado de Campo Mourão das disciplinas de Farmacologia, Farmácia Clínica e Hospitalar, Atenção Farmacêutica e Deontologia. Possui larga experiência na área de Farmácia hospitalar, com ênfase em Farmácia Clínica. Atua principalmente nos seguintes temas: farmácia clínica, ajustes posológicos dos medicamentos, Interações medicamentosas, interações medicamento/alimento, correção dos erros de medicação, orientação no preparo e administração dos medicamentos, uso racional de antimicrobianos e controle de infecção hospitalar.

Nelson de Mello PhD

Pós doutor em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina, doutor e mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, especialista em Farmacologia pela Universidade Federal do Paraná, bacharel e licenciado em Ciências Biológicas pela Universidade Federal do Paraná. Atualmente é professor no Departamento de Bioquímica da Universidade Federal de Santa Catarina e na Universidade do Sul de Santa Catarina. Orienta e executa projetos de pesquisa nas áreas de Neurociências, Psicofarmacologia e Psicofisiologia com ênfase nas diferenças comportamentais entre gêneros. Atua como consultor de relacionamentos, conferencista e palestrante no setor acadêmico e empresarial.

Emerson Luiz Botelho Lourenço Doutor

Possui especialização em Farmacologia pela Unipar(1998), mestrado em Toxicologia e Análises Toxicológicas pela Universidade de São Paulo (2005). Doutor em Farmacologia pela UFPR com área de concentração em Toxicologia Reprodutiva (2012) . Professor da Universidade Paranaense desde 1997. Professor do Mestrado em Ciência Animal. Linha de Pesquisa: Clínica Veterinária, Reprodução Animal ,Terapêutica Experimental.

Maria Angélica Raffaini Cóvas Pereira da Silva Doutora

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Estadual de Maringá (1994), mestrado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (2003) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Celular) pela Universidade Estadual de Maringá (2010). Atualmente é professor adjunto nível A da Universidade Estadual de Maringá. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Inflamação, atuando principalmente nos seguintes temas: artrite reumatóide, hiperglicemia, doença aterosclerótica, dislipidemia e hipertensão arterial.

Ana Carolina Rossaneis Doutora

Possui graduação em Ciências Biológicas - Modalidade Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2007). Tem experiência na área de Ciências Biológicas, com ênfase em Farmacologia.

Cristiane Ribeiro de Carvalho Doutora

Doutorado em Programa de Pós-graduação em Farmacologia Universidade Federal de Santa Catarina, UFSC, Brasil. Mestrado em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2010). Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Atualmente é bolsista capes da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia, atuando principalmente nos seguintes temas: conditioned place preference (cpp), catechin, spontaneously hypertensive rats, drug addiction e environment enrichment.

Dr. Herbert Arlindo Trebien Doutor

Doutorado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade de São Paulo (2001). Mestrado em Ciências Biológicas (Farmacologia) pela Universidade de São Paulo (1991) e Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (1983). Atualmente é professor associado da Universidade Federal do Paraná. Tem experiência na área de Farmacologia, com ênfase em Farmacologia Cardiorrenal, atuando principalmente nos seguintes temas: artérias coronárias, coração isolado, bothrops jararaca, infarto do miocárdio e acetilcolina e de Plantas Medicinais. É Coordenador do Projeto de Extensão Universitária RISCOS DA AUTOMEDICAÇÃO desde 2004. Representante do Departamento de Farmacologia no COMITE SETORIAL DE EXTENSÃO, representante do SCB no CAEX. Coordenador do CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM FARMACOLOGIA DA UFPR.

Fabrício Luiz Assini Doutor

Possui graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Santa Catarina (2000), mestrado (2005) e doutorado (2011) em Farmacologia também pela UFSC. Atualmente é professor da Faculdade Estácio de Sá - São José, ministrando as disciplinas de farmacologia e fisiologia. Na área de pesquisa atua principalmente nos seguintes temas: atenção farmacêutica e promoção do uso racional de medicamentos. É coordenador do Núcleo de Atenção Farmacêutica do Centro Universitário Estácio de Sá em Santa Catarina onde os acadêmicos disponibilizam à população serviços farmacêuticos. Sob esta ótica em 2012 iniciou o projeto Farmacêutico Responsável (www.farmaceuticoresponsavel.com.br) que visa valorizar a profissão através de cursos de extensão, pós-graduação e divulgação dos serviços farmacêuticos.

Carlos Alberto Martinez de Moraes Mestre

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Guarulhos (2000), Especialista em Gestão em Enfermagem pela UNIFESP (2010), Especialista em Teologia pela Universidade Estácio de Sá (2014) e Mestre em Educação, Área: Ensino Superior, pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2004). Possui experiência na Docência e Coordenação no Ensino Superior; Assistência de Enfermagem e Processo Ensino-Aprendizagem em Cursos de Nível Médio-Profissionalizante, Graduação e Pós-Graduação com ênfase em Ética e Legislação, Gestão, Saúde e Educação. Avaliador ad hoc da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde da Secretaria de Educação Superior do MEC. Desenvolve consultoria técnica junto as IES na construção de Projetos Pedagógicos (Saúde, Enfermagem e Gestão Hospitalar) na Modalidade Presencial e EAD (Educação a Distância). Atua na Coordenação Pedagógica do Curso de Bacharel em Enfermagem da Faculdade Integrado de Campo Mourão, Paraná.

Informações

Início
Inscrições Abertas - Imediato.
Local
Centro Universitário Integrado - Câmpus
Vagas
30
Taxa de Inscrição
R$ 75,00
Investimento
20 mensalidades de R$ 402,00
Descontos

10,00% para Egressos do Centro Universitário Integrado com cadastros atualizados

Até 20,00% para Empresas/Instituições conveniadas

Aulas

Quinzenalmente aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h. Ocasionalmente, as aulas poderão ocorrer às sextas-feiras das 19h às 23h, com intervalos semanais ou mais de 15 dias em função de feriados ou de força maior

Coordenador(es)

Sérgio Alexandre Valentini | sergio.valentini@grupointegrado.br

Matrícula
Download do Contrato

Os demais documentos serão informados por e-mail após confirmada a inscrição

Mais Informações
pos@grupointegrado.br | (44) 3518-2500 | 0800 646 1982 | Coordenação Geral - Centro Universitário Integrado - Administrativo

Inscreva-se

2ª Via de Boleto