Cursos de Pós-Graduação

O Curso

As pessoas com necessidades educacionais especiais quer seja com deficiências físicas, mentais, visuais, auditivas, múltiplas, síndromes ou condutas típicas/transtornos mentais, dispõem de princípios e leis, a exemplo da Declaração de Salamanca (1994) e da Lei de Diretrizes e Bases da Educação (1996), que endossam o acesso, a permanência e o sucesso desses educandos em redes/sistemas regulares de ensino. Todavia, o mero fato de constar em lei, não significa muito se as ações ensejadas para a inclusão daqueles com necessidades especiais não forem planejadas e estruturadas de modo que tenham seus direitos plenamente respeitados.

Diante do exposto, é urgente que pesquisadores e educadores concentrem esforços para discutir e pesquisar essa temática, em todos os níveis e modalidades de ensino, pois a especialização em Educação Especial vem suprir a necessidade de atualização nessa área, buscando atender a demanda registrada pelas escolas e pela própria legislação que prevê a inclusão de sujeitos com necessidades educativas especiais na escola regular.

Ademais, o curso visa:

- Propiciar aprimoramento, capacitação e formação aos profissionais de educação e áreas afins concernentes à educação inclusiva, bem como mudanças legislativas, readequações institucionais, novas políticas educacionais e metodologias de ensino.

- Possibilitar o conhecimento dos diversos enfoques teórico-metodológicos concernentes à Educação Especial e ao processo de inclusão escolar da pessoa que apresenta necessidades educativas especiais.

- Fornecer subsídios teórico-metodológico que instrumentalizem a ação dos profissionais.

- Estimular o desenvolvimento de uma postura crítico-reflexiva com relação ao processo de inclusão.

- Contribuir para o desenvolvimento da pesquisa e produção de conhecimento na área da Educação Especial.

 

Público Alvo

Dirigido aos profissionais da área da educação e portadores de diplomas de curso superior reconhecidos pelo Conselho Nacional de Educação.

Módulo I - Percurso Avançado para Atuação Docente
A Educação e o Professor - Aspectos Introdutórios
A Educação no Contexto Contemporâneo: Aspectos Neurológicos da Aprendizagem
Aplicação da Qualidade no Ambiente Educacional
Fundamento Histórico para a Compreensão da Escola
Liderança e Gestão Multiambiental
Prática da Oralidade Aplicada ao Professor de Educação Especial
Módulo II - Educação Especial
Avaliação na Educação Especial e Ensino Regular
Caracterização e Atendimento Educacional - Área Sensorial Física
Caracterização e Atendimento Educacional - Área Sensório-auditiva
Caracterização e Atendimento Educacional - Área Sensório-visual
Caracterização e Atendimento Educacional - Deficiência Intelectual
Caracterização e Prevenção das Deficiências - Etiologia
Deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento e Altas Habilidades
Estratégia de Ensino em Sala de Aula Inclusiva
Metodologia dos Jogos e das Brincadeiras Adaptadas
Módulo III - Língua Brasileira de Sinais
LIBRAS I - Formação de Palavras
LIBRAS II - Estrutura de Sentenças em Libras
LIBRAS III - Formação do Profissional Interprete em Libras
Módulo IV - Pesquisa e Docência do Ensino Superior
Docência no Ensino Superior
Estudos Científicos sobre Educação Especial
Metodologia do Trabalho Científico
Seminários em Educação Especial
Trabalho de Conclusão de Curso

Roberto Recinella Especialista

Possui MBA pela FGV e Ohio University em Gestão de pessoas em ambiente de mudanças. Idealizador da PHD Pharmácia do Desenvolvimento Humano , a 1ª Farmácia Comportamental do Mundo. Formado em Coaching pela Academia Brasileira de Coaching licenciada pelo BCI Behavioral Coaching Institute. Eleito um dos 25 maiores nomes em motivação corporativa no Brasil sendo um dos colaboradores do livro, Gigantes da Motivação Ed Landscape, 2007. Autor dos livros: É Divertido fazer o impossível, Superando Limites e Eu sou o Obstáculo. Leader Training Treinamento executivo e empresarial. Professor M.B.A - Faculdade Integrado de Campo Mourão/PR. Instrutor credenciado no sistema SESC e SENAC em empreendedorismo, vendas, atendimento, liderança e criatividade. Um dos autores da publicação acadêmica: Como medir a eficácia dos programas de treinamento e desenvolvimento pela FGV. Editor e idealizador do Projeto Sole Mio Programa de envio de textos motivacionais; vendas e qualidade de vida semanal com mais de 10.000 assinantes.

Aparecida da Penha dos Santos Doutoranda

Doutoranda pela UP. Mestre em Administração pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Pós-graduada em Comércio Exterior e Mercosul. Graduada em Ciências Contábeis e Administração com Habilitação em Comércio Exterior. Coordenou o curso de Administração (Faculdade Integrado de Campo Mourão). Coordenou o Curso de Relações Internacionais, na mesma Faculdade. Atualmente é Coordenadora Geral dos cursos de Pós-graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão. Atua como docente e consultora na área internacional. Ministra aulas em nível de Graduação, Pós-graduação e Mestrado tanto em nível nacional quanto internacional. Fluente na língua inglesa e espanhola. Possui experiência na área de Recursos Humanos, incluindo recrutamento, seleção, treinamento, assistência, avaliação e demissão. Experiência na área de comercialização do agronegócio em nível internacional, exportação, importação e operações financeiras internacionais. Possui experiência e facilidade em estratégias para alavancagem de cursos de graduação e pós-graduação tendo como core estratégico, qualidade e credibilidade. Facilidade em análise de processos e desempenho organizacional. A área de interesse para pesquisa concentra-se em inovação organizacional, estratégias, liderança e áreas internacionais.

Ivete Keiko Sakuno Carlos Especialista

Graduada em Ciências - FAFIJAN - Faculdade de Ciências e Letras de Jandaia do Sul e Biologia e Supervisão Escolar - UNIOESTE de Presidente Prudente/SP. Pós-graduação em Metodologia do Ensino pela Faculdades Integradas "Espírita" de Curitiba - 1997. Professora da Rede Estadual de Educação, desde o ano de 1979. Assistente Técnico do NRE/Campo Mourão. Instrutora do SENAC/Campo Mourão desde 1997 em Cursos da Área de Comunicação como Oratória, Cerimonial e Protocolo, Liderança, Trabalho em Equipe entre outros. Prestadora de Serviços na Empresa Centre Cursos de Cianorte. Prestadora de Serviços nos Cursos de Pós Graduação da Faculdade Integrado de Campo Mourão nas áreas de Pedagogia, Contabilidade e Administração. Cursos e Oficinas na UTFPR - Unidade de Campo Mourão. Cursos e Palestras na área de Educação em Prefeituras Municipais da Região da COMCAM e também em Cianorte.

Elaise Mara Ferreira Crepaldi Mestre

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho -UNESP Presidente Prudente, (1978). Graduação em Serviço Social pela Universidade Estadual de Londrina-UEL, (1982) . Especialização em Filosofia; Os Valores fundantes da Civilização Ocidental pela Faculdade Estadual de Ciências e Letras de campo Mourão -FECILCAM (1990) e Mestrado em Fundamentos da Educação pela Universidade Estadual de Maringá -UEM (2002). Atualmente é professor Assistente da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Fundamentos da Educação, História da Educação, Políticas Educacionais, Planejamento e Avaliação do Ensino, Concepções e Métodos do Pedagogo e Economia da Educação.

Bruno Stramandinoli Moreno Mestre

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (2002) e mestrado em Ciências da Motricidade pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Atualmente é professor da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Jandaia do Sul. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Fatores Humanos no Trabalho, atuando e pesquisando, principalmente, os seguintes temas: psicologia organizacional e do trabalho, virtualização e trabalho, virtualização e processos de subjetividade, recursos humanos, TD&E, psicologia do esporte e educação.

Egídio José Romanelli PhD

Pós-doutorado em Neuropsicologia - Université de Montreal, Canadá (1997-98), Doutorado em Psicofisiologia - Université de Toulouse III (Paul Sabatier), França (1968), Especialização em Psicofisiologia pela Universite de Toulouse III (Paul Sabatier), U.T. III, França e graduação em Letras Clássicas e Filosofia pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras N S Medianeira. Aposentado da Universidade Federal do Paraná (1973-2003), lotado então no departamento de Psicologia e nos mestrados em Educação e em Psicologia. Professor da Pontifícia Universidade Católica do Paraná desde 1968, Atualmente é titular do curso de Medicina. Professor convidado da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, desde 1992, para cursos de pós-graduação Lato Sensu. Coordenador e docente de cursos de especialização nas áreas da neuropsicologia e educação em inúmeras universidades. Conferencista e palestrante em congressos, simpósios, semanas pedagógicas, etc. Temas mais frequentes: Desenvolvimento neuropsicológico da criança; O processo neuropsicológico da aprendizagem; Problemas de aprendizagem; Avaliação da aprendizagem - enfoque neuropsicológico; Programa de estimulação cognitivo-afetiva da criança; O cérebro bilíngue (aprendizado de línguas estrangeiras).

Wilson Rodrigues de Moura Mestre

Possui graduação em Letras Anglo Portuguesas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras (1973) e Mestrado em Estudos Literários pela Universidade Estadual Paulista - UNESP. Atualmente é professor concursado - Secretaria de Estado da Educação do Paraná e professor titular da Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Estudos Literários e Gramática Histórica da Língua Portuguesa.

Aline Cardoso da Silva Mestre

Mestre em Psicologia (2011)-Universidade Estadual de Maringá (UEM), Especialista em Psicopedagogia pela Fecilcam - Faculdade Estadual de Ciências e Letras de Campo Mourão (2003), Graduada em Psicologia pela Universidade Estadual de Maringá (UEM)-2000. Experiência desde 2001 em Avaliação Psicológica, Atuação Profissional voltada para Psicologia da Educação, Perita em Avaliação destinada a CNH e Atuação como Docente em Ensino Superior- Faculdade Integrado- Campo Mourão-Pr.

Madalena Raifur Alves Especialista

Graduada em Geografia pela Faculdade de Ciências e Letras de Campo Mourão (1988). Especialista em Educação Especial, Inclusão e Cidadania pela Universidade Estadual do Paraná UNESPAR (Campus Campo Mourão) (2007). Especialização lato sensu em Educação Bilíngüe para Surdos Libras/ Língua Portuguesa pela Faculdade Maringá (2011). Intérprete da Língua Brasileira de Sinais/Língua Portuguesa pelo Departamento de Educação Especial e Inclusão Educacional DEEIN da Secretaria de Estado de Educação SEED (2011). Professora alfabetizadora de Surdos na Escola Bilíngüe Espaço Aberto em Campo Mourão e Intérprete de Libras no Município de Araruna.

Ellen Rodrigues Barbosa Melo Mestranda

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Paranaense Cianorte-Pr (2010) e graduação em Educação Física Bacharel pela Universidade Paranaense Umuarama - Pr (2011). Possui especialização Lato Sensu em Educação Física Escolar (2011) e especialização em Esportes Coletivos Escolar (2012). Atualmente cursa Mestrado em Exercício Físico na promoção da Saúde na Universidade Norte do Paraná, com previsão de término em 2018. É professora titular e responsável técnica da Universidade Paranaense Cianorte-PR, na qual ministra as seguintes disciplinas:Crescimento, Desenvolvimento e Aprendizagem Motora, Esporte Coletivo I (Handebol), Esporte Coletivo II (Voleibol), Educação Física Adaptada e Integração Social, Tópicos especiais em Educação Física, Fundamentos de Saúde Publica e Orientação de T.C.C.

Greice Kelli Sonsin Especialista

Tem experiência na área de Letras, Alfabetização, com ênfase em LIBRAS. Atua como tradutora e Interprete da Lingua Brasileira de Sinais/ Língua Portuguesa e ministra aulas no CAES (centro de apoio especializado) da Escola Bilíngue para Surdos e no ensino superior nas áreas de Língua de Sinais e Pedagogia do CIES.

Márcia Greguol Gorgatti Pós-Doutor

Possui mestrado e doutorado pela Escola de Educação Física e Esportes da Universidade de São Paulo (2005) e pós doutorado pela Universidade de Pádova (Itália) em Atividade Física Adaptada. Atualmente é professora adjunta do Centro de Educação Física e Esporte da Universidade Estadual de Londrina. Tem experiência nas áreas de Educação Física e Esporte, com ênfase em Atividades Físicas e Esportes Para Pessoas com Deficiências, atuando principalmente nos seguintes temas: educação física adaptada, inclusão, aptidão física e saúde e esporte adaptado para pessoas com deficiência.Coordena o Grupo de Estudos e Pesquisa em Atividade Física e Deficiência (GEPAFID).

Maristela Sobral Cortinhas Mestre

Mestre em Educação pela UTP (2005), Especialista em Educação Inclusiva pela PUC-PR (2003) e em Psicodrama Terapêutico pela CONTTEXTO (1996), e Graduada em Psicologia pela UFPR (1988). É Graduanda em Ciências Sociais na UFPR. Como psicóloga clínica atuou na Prefeitura Municipal de Araucária e foi sócia proprietária do Espaço Centro de Equilíbrio durante 12 anos. Como psicóloga escolar atuou na Fundação Ecumênica de Proteção ao Excepcional e na Comunidade Terapêutica Renascer com a inclusão escolar de crianças e adolescentes de escolas especializadas em Deficiência Mental, Múltiplas Deficiências e Condutas Típicas. Como Psicóloga Social Comunitária atua em projetos sociais e trabalhou na área social da COHAPAR (Companhia de Habitação do Estado do PR) com Programas de Habitação de Interesse Social. No Ensino Superior, foi auditora de polos de apoio presencial de Ensino Superior à Distância da Universidade do Norte do PR - UNOPAR. É docente e palestrante em cursos de especialização em Educação Especial, Educação Infantil e Neuropsicologia e do curso de graduação. É Psicóloga no Tribunal de Justiça do Paraná - Vara da Infância e Juventude.

Thais Silva Beltrame Doutora

Possui graduação em Educação Especial - Audiocomunicação pela Universidade Federal de Santa Maria (1989), Mestrado em Educação Brasileira pela Universidade Federal De Santa Maria (1995) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2000). Atualmente é professora da Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC. Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: desenvolvimento humano, escolares, sistemas ecológicos, educação especial e crianças.

Informações

Início
Inscrições Abertas - Abril/2017
Local
Faculdade Integrado - Centro
Vagas
45
Taxa de Inscrição
R$ 75,00
Investimento
22 mensalidades de R$ 292,00
Descontos

10,00% para Egressos do Faculdade Integrado com cadastros atualizados

Até 20,00% para Empresas/Instituições conveniadas

Aulas

Aos sábados das 8h às 12h e das 13h às 17h, exceto em feriados prolongados.

Ocasionalmente poderão ser ofertadas aulas às sextas-feiras à noite.

O curso está previsto para finalização em um ano.

A turma iniciará com mínimo de 40 alunos - Caso não se tenha o número mínimo uma reunião será realizada com os inscritos para readequação.

 

Coordenador(es)

Wilson Rodrigues de Moura | wilsonromoura@hotmail.com

Matrícula
Download do Contrato

Os demais documentos serão informados por e-mail após confirmada a inscrição

Mais Informações
pos@grupointegrado.br | (44) 3518-2500 | 0800 646 1982 | Coordenação Geral - Faculdade Integrado - Administrativo

Inscreva-se

2ª Via de Boleto