Pedagogia

Modalidade

presencial

Duração

8 SEMESTRES

Mensalidade

R$ 520,00

CI

CC

cpc

Apresentação

A Pedagogia é um campo multidisciplinar que envolve a educação de professores para que estes reflitam sobre as questões educacionais e os desafios contemporâneos. A formação de pedagogos envolve a docência e a gestão de sistemas e instituições educacionais formais e não-formais e inscreve-se em áreas do saber que somam olhares acerca do planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos educacionais oferecendo sólida formação pedagógica, histórica, filosófica, social, cultural, política e ética.

Diferencial

A formação de pedagogos do Centro Universitário Integrado oferece condições de pensar a prática docente, a gestão e a organização do trabalho em diferentes contextos. Com relação ao diferencial do curso, os acadêmicos vivenciam uma metodologia de aprendizagem diferente da tradicional: o PBL (em português, Aprendizagem Baseada em Problemas). Neste método, os docentes da disciplina desempenham o papel de facilitadores e tutores dos estudantes na busca pelos conhecimentos com ênfase no processo e não no conteúdo. O método, na sua essência, possui toda uma organização que consiste na readaptação do currículo, organização de horários, biblioteca, formação dos tutores, organização do material, avaliação e estrutura.

Outra disciplina diferenciada é a prática articulada à função do pedagogo em que, por meio de orientação de atividades teóricas e práticas, os acadêmicos vivenciam o cotidiano escolar sob a ótica do pedagogo. São desenvolvidas as funções de coordenação, supervisão e orientação escolar, além de uma experiência nas áreas afins (asilos, rádio, jornal, empresas, associações, hospital, orfanatos, Conselho Tutelar, casas de recuperação etc).

Com relação à atuação do pedagogo nas áreas afins, ainda há de se destacar o projeto da Tribuninha, uma coluna especial de tiragem semanal no jornal da cidade. Essa coluna possui atividades elaboradas pelos estudantes especialmente para atender o público infantil como incentivo à leitura do jornal.

Ainda, destaca-se a interdisciplinaridade que é uma base da proposta de formação da Instituição por meio das disciplinas de projeto integrador. Tal projeto contribui no preparo de professores para pensar o contexto educacional contemporâneo em contato com diferentes conhecimentos, na leitura das condições sociais e políticas da escola atual e na possibilidade de uma preparação para atuar nos sistemas de ensino. Esta proposta também valida-se pela organização de uma estrutura de estudos e pesquisas que possibilita ao egresso prestar concursos na área da Educação.

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o pedagogo é amplo. Os saberes disciplinares que se integram como competências necessárias à formação do pedagogo permitem que esses profissionais atuem no mercado de trabalho junto às instituições educativas públicas ou privadas, em organizações governamentais e não governamentais, por meio de uma prática com base nas múltiplas culturas e em uma pedagogia ativa.

O entendimento de espaço educativo se modificou nos últimos anos. Dessa maneira, a formação de pedagogo desenvolvida pelo Centro Universitário Integrado prepara para as atuações pedagógicas em diferentes contextos e possibilidades. Os professores formados na instituição desenvolvem capacidades ligadas à autonomia, reflexão e problematização, respondendo assim à necessidades específicas do mercado de trabalho, o que garante embasamento para atuar desde a regência nos espaços educativos formais até a disposição de projetos e pesquisas que instiguem uma formação plural e enriquecedora de crianças e adolescentes.

Perfil do egresso

O egresso do curso de Pedagogia do Centro Universitário Integrado atua com ética e compromisso para uma sociedade mais justa; fortalece o desenvolvimento de crianças, jovens e adultos; promove a aprendizagem de sujeitos em diversos espaços escolares e não escolares em diversos níveis e modalidades; demonstra consciência da diversidade, respeitando as diferenças de natureza ambiental-ecológica, étnico-racial, de gêneros, faixas geracionais, classes sociais, religiosas, necessidades especiais, orientações sexuais, entre outras; utiliza, com propriedade, instrumentos próprios para construção de conhecimentos pedagógicos e científicos.

Onde trabalhar

O pedago pode atuar nos seguintes espaços: Docência na Educação Infantil, anos iniciais do Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos e nas disciplinas pedagógicas para a formação de professores; Administração escolar: gerência de recursos humanos, materiais e financeiros; Orientação e supervisão escolar (professor pedagogo); Educação Especial: docências para crianças e adultos com necessidades educacionais especiais e elaboração de materiais didáticos; Instituições não escolares: desenvolver, acompanhar e avaliar projetos educacionais, sociais e culturais para empresas, hospitais, ONGs e outras instituições.

Coordenador

Telma Cristian Amaral

E-mail: coord.pedagogia@grupointegrado.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8128534769033470

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2000). Especialista em Psicomotricidade pelo Instituto Makro (2008). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013).