Tecnologia em Estética e Cosmética

Modalidade

presencial

Duração

6 SEMESTRES

Mensalidade

R$ 751

CC

Apresentação

Com o aumento da expectativa de vida, eleva-se também a preocupação com a saúde e com a qualidade com que queremos envelhecer. Pensando nisso, o Curso Superior de Tecnologia em Estética e Cosmética tem como objetivo formar profissionais de saúde estética capacitados e motivados a intervir nessa condição e  promover saúde, beleza e bem-estar de mulheres e homens. A área de Estética e Cosmética deve buscar o estado de arte em inovação, presente na nanotecnologia aplicada em novos produtos ou em modernas ferramentas de gestão do "negócio, saúde e beleza".  

Diferencial

O principal diferencial do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário Integrado está no fato de que os alunos tem atividades práticas desde o primeiro período, principalmente na área de embelezamento pessoal, com a realização de depilações, design de sobrancelhas, maquiagens, entre outros. Para tanto, a Instituição dispõe de uma completa infraestrutura: laboratórios modernos e bem equipados, salas de aula com projetores multimídia e biblioteca ampla com acervo atualizado. 

Mercado de trabalho

O mercado de beleza e estética cresce de maneira promissora. Nesse contexto, a busca por profissionais diferenciados e completos faz com que o tecnólogo se destaque, pois está apto a realizar atendimentos estéticos qualificados, pautados em um modelo que respeite o manuseio adequado de equipamentos e produtos, garantindo proteção e segurança à saúde dos clientes. Trata-se de um segmento muito aquecido e promissor que abrange um público de diversas faixas etárias e que busca continuamente manter uma impressão de juventude por meio do uso de recursos estéticos que auxiliem no alcance desse ideal de forma rápida e sem prejudicar a saúde. 

Perfil do egresso

O egresso do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética do Centro Universitário Integrado é capaz de: reconhecer, avaliar e classificar a estrutura e função da pele, identificando biótipos cutâneos e classificando as alterações, lesões e afecções passíveis de intervenção estética; identificar e avaliar a estrutura capilar e as alterações do cabelo e do couro cabeludo; caracterizar e identificar lesões, como: afecções cutâneas e doenças dermatológicas, procedendo o encaminhamento médico; caracterizar, avaliar e correlacionar processos alérgicos em situações em que o produto cosmético aplicado ou utilizado é causador de alergia; utilizar e correlacionar os recursos cosmetológicos, manuais, complementares e avançados nas mais diversas alterações de ordem estética; caracterizar e correlacionar materiais e equipamentos com os procedimentos estéticos, dispondo das indicações e contraindicações de uso; caracterizar, avaliar e indicar técnicas eletroterápicas; identificar técnicas de tratamento pré e pós-cirurgia plástica facial e corporal, atuando de forma interdisciplinar com a medicina, de forma a amenizar os desconfortos do processo de recuperação cutânea; orientar o cliente quanto aos elementos nutricionais e  dietéticos  que  interferem  no  aspecto cutâneo, para a devida preservação da saúde da pele; analisar fundamentos da administração e estruturas organizacionais, identificando ações de gerenciamento; avaliar programas de tratamento propostos com base nos resultados obtidos. Além disso, domina com fluência os diversos recursos terapêuticos nos procedimentos estéticos, identificando fundamentos de higiene, nutrição e profilaxia; domina as técnicas de limpeza de pele, lifting cosmético, drenagem linfática, peeling cosmético, massofilaxia, fangoterapia, talassoterapia, ortomolecular transdérmica, através da reposição de oligoelementos; isometria, termoterapia, assepsia da acne e técnica cosmética das discromias e demais técnicas a serem disponibilizadas pelo mercado; domina e indica técnicas de tratamento capilar e do couro cabeludo e anexos; 

Onde trabalhar

O profissional formado em Tecnologia em Estética e Cosmética poderá montar sua própria clínica, prestar consultoria sobre produtos e equipamentos estéticos, seguir carreira acadêmica, gerenciar spas, prestar atendimentos domiciliares, bem como realizar atendimentos em academias, hotéis, cruzeiros, centros de beleza, enfim, em locais cujo foco é a promoção da saúde.

Coordenador

Tiara Cristina Romeiro Lopes

E-mail: coord.estetica@grupointegrado.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8616624972385531

Graduada em Fisioterapia pela Faculdade Ingá (2007). Especialista em Estratégias de Saúde da Família pela Faculdade Ingá (2010 ) e em Dermatologia Estética e Uroginecologia e Obstetrícia pela Faculdade Ingá (2014). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2013). Doutora em Ciências da Saúde pela Universidade Estadual de Maringá (2016). Atua na área de pesquisa em Intercorrências e Agravos à Saúde da Mulher (Câncer de mama).