Engenharia Civil

Modalidade

presencial

Duração

10 SEMESTRES

Mensalidade

R$ 1.242,89*

CC

Apresentação

Definida como a prática de projetar, construir e manter um ambiente construído, a Engenharia Civil é uma indústria em constante desenvolvimento que atende tanto ao setor público quanto ao privado. Um engenheiro civil formado pode escolher especializar-se em muitas áreas de estudo diferentes desde a engenharia estrutural, engenharia ambiental até a nanotecnologia. Esta gama diversificada de assuntos garante que os formados tenham muitas opções de carreira, fazendo da Engenharia Civil uma escolha muito procurada entre os estudantes.

O engenheiro civil constrói para pessoas, por isso deve antecipar os impactos ambientais e sociais que uma obra terá. Isso coloca o profissional no centro das discussões urbanísticas e na utilização de novos elementos e tecnologias sustentáveis. 

Diferencial

O corpo docente é composto por professores de excelência reconhecida na área, buscando constante aprimoramento acadêmico. São profissionais que atuam em diversos ramos da engenharia civil, o que proporciona aos futuros profissionais uma visão global de possibilidades de trabalho. Dessa forma, atende-se, dentro do contexto mundial contemporâneo, a formação ideal em graduação, que é a do engenheiro generalista.

O curso conta com o apoio de vários laboratórios, modernamente equipados e com disponibilidade imediata aos estudantes. Estes aproximam fortemente os acadêmicos de questões práticas. 

Uma das características principais de um engenheiro civil é saber trabalhar em grupo para executar corretamente todas as funções que o mercado de trabalho exige. Essa necessidade é traduzida em disciplinas curriculares desde o primeiro semestre do curso.

Mercado de Trabalho

O engenheiro civil ocupa uma posição estratégica no ambiente profissional, assume responsabilidades que vão além da resolução de problemas meramente técnicos, partindo para o campo do gerenciamento tanto de pessoas como de processos. Assim, é necessário que a formação desse profissional permita a realização dessas atividades com eficiência.

Os cursos universitários de graduação em Engenharia Civil, que antes eram baseados apenas em uma lógica instrumental e tecnicista, vêm sentindo a necessidade de adaptações curriculares para a formação de um profissional mais qualificado e diferenciado, capaz de absorver e adaptar-se à permanente evolução em que a sociedade encontra-se.

O mercado de trabalho para um engenheiro civil é bastante amplo. Isto porque este profissional é capaz de atuar em diferentes setores, como: Construção Civil e Materiais; Rodovias e Transportes; Hidráulica e Saneamento; Estruturas e Fundações e Solo e Geotecnia

Perfil do Egresso

O engenheiro civil egresso do Centro Universitário Integrado conta com uma formação generalista, sendo capaz de atuar na concepção, planejamento, projeto, construção, operação e manutenção de edificações e de infraestruturas. O curso prepara o profissional para: coordenar e supervisionar equipes de trabalho; realizar estudos de viabilidade técnico-econômica; executar e fiscalizar obras e serviços técnicos e efetuar vistorias, perícias e avaliações, emitindo laudos e pareceres. Em suas atividades, considera a ética, a segurança, a legislação e os impactos ambientais.

O profissional apresenta formação em ciências exatas, com o necessário conhecimento básico da causa científica, para que possa elaborar uma rotina de cálculo estrutural e reconhecer os limites técnicos de fórmulas empíricas e de programas para computadores, como exemplos de atividade de projeto. Desenvolve senso crítico e espírito de trabalho em equipe.

Onde trabalhar

O engenheiro civil pode atuar como um profissional independente abrindo seu escritório de engenharia, em empresas privadas e ainda em setores especializados de orgãos públicos como em inspeções, projetos, fiscalização, perícia, entre outros. Na atividade profissional liberal, atua como consultor, responsável técnico de projetos e de obras e perito em apoio judiciário, dentre outras funções. 

Pode ainda atuar na área docente e ter acesso a cargos públicos, via concurso ou por indicação, dependendo do caso e da função. Muitos engenheiros optam, também, por áreas relacionadas à informática.

As atividades que um engenheiro civil pode exercer incluem: supervisão, coordenação e orientação técnicas; estudo, planejamento, projeto e especificação; estudo de viabilidade técnico-econômica; assistência, assessoria e consultoria; direção, execução e fiscalização de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico. Pode desempenhar cargos e funções técnicas, elaborar orçamentos e cuidar de padronização, mensuração e controle de qualidade. É habilitado para coordenar equipes de instalação, montagem, operação, reparo e manutenção. É responsável por análise, experimentação, ensaio, divulgação e produção técnica especializada.

Coordenador

Paulo Henrique Rodrigues

E-mail: coord.civil@grupointegrado.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1512557357877689

Graduado em Engenharia Civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014) e Mestrado com ênfase em Saneamento, realizado no departamento de Engenharia Química da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Experiência na área de Infraestrutura Urbana na Prefeitura de Campina da Lagoa e experiência em projetos e execuções de obras civis. Integrante da Associação Regional de Engenheiros e Arquitetos de Campo Mourão (hoje como vice-presidente).

Atos Oficiais de Autorização/Reconhecimento curso
340 - Portaria nº 340, D.O.U. 21/05/2018 Download

*Desconto na mensalidade

Valor já com desconto. Esta campanha (promoção) tem prazo limitado e é destinada a novos alunos, ou seja, que nunca foram matriculados no Centro Universitário Integrado e que realizarem a matrícula até o dia 18/07/2019. O Centro Universitário se reserva o direito de encerrar a campanha a qualquer momento.

O desconto é destinado aos ingressantes no 1º período e válido durante todo o curso de graduação.

Não têm direito aos descontos, os Portadores de Diploma, ingressantes por Transferências Externas e Reingressantes. 

*Mensalidade

Valor vigente para o 1º semestre do curso. Após esse período, o valor poderá ser reajustado.