Biomedicina

Modalidade

presencial

Duração

8 SEMESTRES

Mensalidade

R$ 934,15*

CI

CC

cpc

Apresentação

Biomédicos são profissionais a serviço da saúde e da ciência. A Biomedicina possui 35 áreas de atuação, sendo que as mais procuradas são análises clínicas, biomedicina estética, imagenologia, pesquisa e docência, saneamento e análise ambiental, acupuntura, reprodução humana e perfusão extracorpórea. Também cabe ao biomédico firmar laudos, planejar e gerenciar projetos.

Diferencial

A matriz curricular do curso foi estruturada para proporcionar ao aluno a oportunidade de registrar-se no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM) em 2 habilitações. O aluno sairá apto a atuar em Análises Clínicas e uma outra área de sua preferência. Isso é possível, pois a grade curricular do Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, possui disciplinas optativas e estágios curriculares optativos, nos quais os alunos poderão escolher a área conforme o seu interesse dentre as 35 habilitações da Biomedicina. Durante o curso, em atividades diurnas e noturnas, os acadêmicos são inseridos na área de atuação por meio de aulas práticas, estágios supervisionados e projetos de ensino e extensão. 

O curso conta com corpo docente composto por mestres e doutores, que constantemente buscam aprimoramento acadêmico. Conta também com o apoio de laboratórios equipados, como Laboratórios de Análises Clínicas, Microbiologia de Alimentos, Análises Bromatológicas, Química e Bioquímica, Anatomia e Microscopia que auxiliam os alunos no desenvolvimento de habilidades de formação básica até as habilidades de formação profissionalizante. 

O Centro Universitário Integrado possui convênios com empresas (Laboratórios, Hospitais, entre outros) proporcionando ao aluno durante os estágios curriculares o contato com o ambiente de trabalho, auxiliando assim no preparo e rápido ingresso dos alunos no mercado de trabalho. 

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o biomédico é amplo, porque é capaz de atuar em diferentes áreas, como: Patologia Clínica (Análises Clínicas); Biofísica; Parasitologia; Microbiologia; Imunologia; Hematologia; Bioquímica; Banco de Sangue; Virologia; Fisiologia; Fisiologia Geral; Fisiologia Humana; Saúde Pública; Radiologia; Imagenologia (excluindo interpretação); Análises Bromatológicas; Microbiologia de Alimentos; Histologia Humana; Patologia; Citologia Oncótica; Análise Ambiental; Acupuntura; Genética; Embriologia; Reprodução Humana; Biologia Molecular (concurso para perito criminal); Farmacologia; Psicobiologia; Informática de Saúde; Toxicologia; Perfusão Extracorpórea; Sanitarista; Auditoria; Biomedicina Estética; Pesquisa e Docência.

Perfil do Egresso

O Biomédico possui formação generalista, humanista, crítica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade social, cultural e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade. Desde o início do bacharelado o estudante deve participar de seminários, feiras e congressos como parte integrante de sua formação, pois a transformação tecnológica traz a necessidade de constante atualização.

Onde trabalhar

O curso forma profissionais biomédicos capazes de atuar em diferentes setores da área de saúde humana, como laboratórios, hospitais, órgãos públicos de saúde, indústrias biotecnológicas, bancos de sangue, clínicas de diagnóstico por imagem e instituições de ensino.

O biomédico pode trabalhar em: Análises Clínicas, realizando exames clínicos em laboratórios e hospitais, assinando os respectivos laudos; Analise Ambiental, realizando análises físico-químicas e microbiológicas para saneamento do meio ambiente; Diagnóstico por Imagem, atuando na operação dos equipamentos e preparo dos pacientes; Citologia Oncótica, realizando a análise de material cérvico vaginal (papanicolau), imunohistoquímica e imunocitoquímica, assinando os respectivos laudos; Embriologia e Reprodução humana, manipulando gametas e pré-embriões; Biomedicina Estética, realizando tratamentos faciais e corporais, estando o profissional habilitado para procedimentos microinvasivos; Banco de sangue, executando o processamento do sangue, sorologias, realizando exames pré e pós transfusionais, bem como chefias técnicas, assessorias e direção de unidades. 

Devido à ampla área de atuação, o profissional pode atuar também em Acupuntura, Bromatologia, Auditoria, Biofísica, Biologia Molecular, Bioquímica, Biossegurança, Coleta de Material, Docência e Pesquisa, Genética, Histotecnologia Clínica, Imunologia, Informática, Microbiologia, Parasitologia, Perfusão Extracorpórea, Psicobiologia, Saúde Pública e Toxicologia.

Coordenador

Elen Paula Leatte

E-mail: coord.biomedicina@grupointegrado.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3914951854838897

Graduada em Biomedicina pelo Centro Universitário Integrado (2012). Possui habilitações em Análises Clínicas e Imagenologia. Especialista em Anatomia e Histologia: métodos de ensino e pesquisa, pela Universidade Estadual de Maringá (2014). Mestra em Biociências e Fisiopatologia, pela Universidade Estadual de Maringá (2015). Especialização em andamento em Biomedicina Estética, pelo Centro de Ensino Superior de Maringá (2018). Tem grande experiência na docência superior, atuando em atividades ligadas diretamente ao ensino, bem como extensão e pesquisa. 

*Desconto na mensalidade

Valor já com desconto. Esta campanha (promoção) tem prazo limitado e é destinada a novos alunos, ou seja, que nunca foram matriculados no Centro Universitário Integrado e que realizarem a matrícula até o dia 20/12/2018. O Centro Universitário se reserva o direito de encerrar a campanha a qualquer momento.

O desconto é destinado aos ingressantes no 1º período e válido durante todo o curso de graduação.

Não têm direito aos descontos, os Portadores de Diploma, ingressantes por Transferências Externas e Reingressantes.