Educação Física

Modalidade

A Distância

Duração

8 SEMESTRES

Mensalidade

R$ 332,10*

CI

Apresentação

O profissional da área de Educação Física tem por objetivo promover a saúde das pessoas por meio da prática de atividades físicas. O Licenciado em Educação Física possui habilitação profissional para trabalhar em todos os níveis do Ensino Escolar Básico e na pesquisa científica. Poderá atuar no Ensino Superior, mediante a continuação de seus estudos em cursos de pós-graduação.

Diferencial

A formação do Licenciado em Educação Física do Centro Universitário Integrado oferece condições para pensar de forma crítica e reflexiva a prática docente, gestão e organização do trabalho, em diferentes contextos. Os acadêmicos entram em contato com a profissão desde o início do curso, através das disciplinas de Prática Escolar e dos Estágio Curriculares Supervisionados. Nessas, por meio de orientação de atividades teóricas e práticas, os acadêmicos vivenciam o cotidiano escolar sob a ótica do profissional. São desenvolvidas as funções de atuação profissional na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e Médio, além da Educação Especial e na EJA (Educação de Jovens e Adultos).

Mercado de Trabalho

O mercado de trabalho para o Licenciado em Educação Física é bastante amplo, já que o profissional pode atuar em instituições educativas públicas ou privadas, em organizações governamentais e não governamentais. A formação do Educador Físico, desenvolvida pelo Centro Universitário Integrado, prepara o profissional para as atuações em diferentes contextos e possibilidades. Os licenciados formados na instituição desenvolvem capacidades ligadas à autonomia, reflexão e problematização, respondendo assim às necessidades específicas do mercado de trabalho. Eles poderão atuar em espaços educativos formais, até a disposição de projetos e pesquisas que estimulam uma formação plural e enriquecedora de crianças e adolescentes.

Perfil do Egresso

O Licenciado em Educação Física do Centro Universitário Integrado é um profissional comprometido, responsável, crítico, com visão de mercado, inovador e com conduta ética.
 Os profissionais são habilitados a trabalhar com a Educação Física Escolar e têm grande responsabilidade no processo de formação educacional de crianças, jovens e adultos. O egresso é preparado para elaborar, de forma coerente, não apenas aulas de Educação Física, mas aplicar técnicas que atendam às necessidades de crianças e adolescentes, de acordo com as suas faixas etárias. Neste sentido, cada atividade desenvolvida durante as aulas deve ser fundamentada e discutida com os alunos, para que eles tenham consciência e possam refletir sobre o que estão praticando. Assim, as aulas vão muito além das modalidades esportivas, favorecendo o desenvolvimento motor, social e intelectual dos estudantes.

Onde trabalhar

O profissional Licenciado em Educação Física poderá atuar como professor de Educação Física Escolar em todos os níveis de Ensino (Infantil, Fundamental, Médio, Especial e EJA- Educação Para Jovens e Adultos), além de instituições públicas e/ou privadas de ensino e organizações governamentais e não governamentais.

Coordenador

Telma Cristian Amaral

E-mail: coord.pedagogia@grupointegrado.br

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2840701153709263

Graduada em Pedagogia pela Universidade Estadual do Centro-Oeste (2000). Especialista em Psicomotricidade pelo Instituto Makro (2008). Mestre em Educação pela Universidade Estadual de Maringá (2013).