Acontece

Medicina

Docente de Medicina do Integrado ministrará workshop em Congresso Internacional

Professor será corresponsável por um workshop sobre como construir cenários para Simulação Realística

Centro Universitário Integrado

publicado em 12/06/2018 09h17

Quando se fala no futuro do aprendizado da Medicina, a Simulação Realística é um importante recurso utilizado pelas principais escolas de medicina nacionais e internacionais. O Centro Universitário Integrado, de Campo Mourão, alinhado a essa tendência, já utiliza a Simulação Realística como base para o curso. Como reconhecimento da qualidade dos profissionais do curso, um dos docentes foi convidado para ministrar um workshop em um dos principais congressos internacionais, que ocorre neste mês de junho.

O professor do curso de Medicina do Integrado, Marco Aurélio Marangoni, será responsável, juntamente com a professora Carolina Brandão, de ministrar um workshop sobre como construir cenários para a Simulação Realística ou com alta fidelidade, no SUN BRASIL (Simulation User Network). O Congresso é um dos mais tradicionais eventos de simulação clínica realística do mundo e será realizado pela primeira vez no país, nos dias 14, 15 e 16 de junho, no Instituto Sírio-Libanês de Ensino e Pesquisa, em São Paulo.

O docente possui um amplo conhecimento sobre o tema, já que realiza treinamentos desde 2007 e considera-se honrado em poder ajudar os professores de outras instituições a implantarem a simulação em saúde assim como a que já é uma referência no Integrado. "Eu, particularmente, vivencio o uso da simulação como estratégia de ensino médico há muitos anos, desde que realizei o meu primeiro treinamento em Israel e depois na Holanda. Além disso, fiz treinamentos nos EUA e ajudei a implantar outros serviços no Brasil", explica Marangoni.

O professor garante que a simulação pode contribuir muito com a formação de médicos mais capacitados, ainda que indiretamente, e ele encontra esse encorajamento no curso de Medicina do Integrado. "Estou ciente da enorme responsabilidade que é formar médicos competentes, que atuarão frente a uma população carente e desprotegida. Por isso, atuo com amor e com o máximo profissionalismo possível", garante Marangoni.

Congresso

O Simulation User Network (SUN) é realizado nos Estados Unidos há mais de 10 anos e será realizado pela primeira vez no Brasil. De acordo com o site oficial, o SUN foi criado para facilitar a conversa entre usuários em todos os níveis no campo da Simulação Realística. Já alcançaram mais de 20 mil usuários e participantes neste período e é um dos mais importantes congressos da área em todo o mundo.