Acontece

Medicina

Acadêmicos de Medicina realizam Prática Simulada

Atividade funciona como uma revisão do conteúdo e preparação para as provas

Centro Universitário Integrado

publicado em 28/05/2018 08h05

Os acadêmicos do curso de Medicina do Centro Universitário Integrado realizaram, na manhã desta sexta-feira (25), uma atividade prática simulada no Laboratório de Habilidades Médicas. O objetivo foi preparar os estudantes para as provas e revisar o conteúdo debatido e aprendido em sala de aula. Todos eles passaram pelo 'treinamento', que deu aquele primeiro gostinho de um consultório de verdade.

Os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre o método avaliativo do curso de Medicina do Integrado, através da avaliação simulada. Para o professor do curso de Medicina, Marco Aurélio Marangoni, a ideia foi mostrar para os estudantes como funciona a avaliação. "Por ser um sistema que a maioria não está acostumada, conhecer o método avaliativo é fundamental para que eles tirem o máximo de exemplos positivos deste processo", comenta Marangoni.  

Durante a avaliação, os acadêmicos tiveram poucos minutos para passar por uma série de situações reais da rotina de um médico. Isso tudo acompanhados de perto pelos professores, que apontavam os acertos e erros na hora da avaliação. Para a acadêmica Amine Fattah, o nervosismo foi o que mais atrapalhou durante a prática simulada. "Esse processo todo nos ajuda muito e prepara a gente para o dia da prova. Nós temos muito conteúdo para estudar e outras preocupações; ter esse teste é fundamental. Este é o momento de errar, para deixarmos os erros para trás", garante Amine.

Todo o processo de aprendizagem passa pelo erro. O professor Marco Aurélio Marangoni explica que errar pode virar uma oportunidade de aprendizagem. "Não importa se o acadêmico errou ou não, mas o quanto ele aprende com esse erro. Até porque, avaliar é usar o momento de teste como um processo de aprendizagem", explica Marangoni.