Acontece

Geral

Revistas Científicas da Faculdade Integrado tiveram melhorias na qualificação do Qualis - Capes

Faculdade Integrado

publicado em 14/10/2015 16h45 | atualizado em 29/03/2016 17h58

As revistas científicas da Faculdade Integrado melhoraram perante a qualificação na última avaliação do Qualis da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).  O periódico SaBios-Revista de Saúde e Biologia ficou com o estrato B3, anteriormente B4, e a revista Perspectivas Contemporâneas atingiu com o estrato B1, contra B2 da classificação anterior.  A revista Campo Digit@l, das áreas de Ciências Agrarias e Exatas e da Terra (Informática), manteve sua qualificação anterior (B5), no entanto, na última avaliação novas áreas foram contempladas com a classificação (Ciências Agrárias I, Medicina Veterinária e Zootecnia).

De acordo com a editora-chefe da revista Perspectivas Contemporâneas, professora Dra. Cristiane Marques de Mello, os novos Qualis do periódico da Faculdade Integrado demonstram que a instituição está seguindo por um caminho certo: investir na qualidade de ensino, na pesquisa, na extensão e na divulgação científica. “Estamos certos de que obtivemos esse resultado, sobretudo, pela qualidade do processo editorial, mas não podemos esquecer a relevância dos conselhos editorial e consultivo que são qualificados e heterogêneos, representando as principais instituições de nível superior do Brasil e de outros países”, afirma.

A editora-chefe de SaBios-Revista de Saúde e Biologia, professora Dra. Francielle Baptista,  ressaltou o trabalho da equipe que cuida do conjunto de publicações da instituição. “Esse é um excelente resultado e é consequência do esforço de toda uma equipe que tem trabalhado incansavelmente na melhoria do padrão da revista nos últimos dez anos”.

Segundo a editora-chefe da revista Campo Digital, professora Dra. Daniele Maggioni Chefer, outro fator imprescindível para a qualidade de um periódico são os manuscritos submetidos. “Agradecemos em especial aos autores de todo o país e do exterior que enviam suas produções aos nossos periódicos, cofiando em nosso trabalho.”

O sistema de classificação Qualis/Capes segue uma escala de C até A1, sendo que A1 é a classificação maior, são elas: C, B5, B4, B3, B2, B1, A2 e A1. Geralmente os melhores periódicos nacionais estão na classificação B1 e os internacionais em A2 e A1.

As publicações costumam ser classificadas em diferentes áreas, podendo receber avaliações distintas. Com isso, a qualidade dos periódicos não é definida de forma absoluta, mas de forma específica para cada área. O sistema que permite a classificação e consulta ao Qualis das áreas é a Plataforma Sucupira.