Acontece

Geral

Projeto de xadrez nas escolas conta com apoio do Integrado

Nesta sexta-feira teve início o ciclo de capacitação para os professores

Centro Universitário Integrado

publicado em 16/03/2018 11h07

Na manhã de hoje (16), teve início o ciclo de capacitação dos professores da rede municipal e estadual de Campo Mourão e região. A iniciativa "Xadrez: um esporte educacional" faz parte do projeto "Campo Mourão + Atleta", da Fecam, que conta com apoio do Centro Universitário Integrado, Secretaria Municipal de Educação e da Associação Mourãoense de Xadrez.

“Xadrez: um esporte educacional” tem o objetivo ambicioso de levar o jogo para dezenas de escolas de Campo Mourão e região. A ideia surgiu da inspiração de diversos estudos que demonstram as vantagens de incluir o jogo como ferramenta pedagógica no contraturno escolar e, também, na sala de aula. No Paraná, algumas cidades, como São José dos Pinhais, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Curitiba, Marialva, Francisco Beltrão e outras já colhem frutos do ensino intensivo do xadrez e em muitas delas tiveram exemplos positivos do treinamento dos docentes.

A abertura da capacitação ocorreu no Centro de Formação Continuada dos Profissionais da Secretaria Municipal de Educação e contou com a presença de diversas autoridades. O prefeito de Campo Mourão, Tauillo Tezelli, ressaltou a importância do projeto. Já o supervisor de Mercado e Negócios do Grupo Integrado, Harrisson Brait, falou da satisfação da Instituição de Ensino em poder fazer parte de iniciativas como essa do xadrez.