Acontece

Geral

Hemeroteca do Grupo Integrado: um retrato de pequenos cotidianos

A finalidade é preservar a memória institucional. Serviço é gratuito e aberto a toda a população.

Colégio Integrado

publicado em 07/03/2017 09h53

Quer viajar pela história do Grupo Integrado sem sair de casa? Agora, essa possibilidade está ao alcance das suas mãos em apenas um clique na página da Instituição (www.grupointegrado.br). Recentemente, foi lançada a hemeroteca digital, um espaço online no qual estão disponibilizadas as notícias relacionadas à Instituição que foram veiculadas na mídia impressa ao longo das últimas três décadas. Em uma visita rápida ao site, encontramos, por exemplo, uma matéria sobre a Festa Junina do Colégio Integrado, em 1988, ou ainda sobre o 1º Vestibular da Faculdade Integrado, com fotos e lista de aprovados.   

A trajetória do Grupo está intimamente ligada à própria história de Campo Mourão. De acordo com Rubia Marcela Aparecido, bibliotecária da Instituição, por meio da hemeroteca, é possível reconstituir e entender o passado, compreendendo assim o contexto histórico, social e cultural de um determinado período. “Com esses recortes de jornais, dá para ver o quanto o Grupo Integrado e a região cresceram. Isso é nítido”, acrescenta a bibliotecária.

Ainda segundo Rubia, “com acesso à hemeroteca, as pessoas conseguem se ver na história do Grupo. Muitas pessoas que estudaram na Instituição estão nas reportagens”. E foi isso que aconteceu com a professora Cleuza Proetti Yurassek, que, em fevereiro de 2017, completou 30 anos de casa. Durante muito tempo, ela foi diretora do Colégio Integrado e hoje ocupa o cargo de ouvidora. “Eu me vejo presente em cada uma dessas notícias, é praticamente a minha vida que passa diante dos meus olhos”, afirma a professora.       

Biblioteca do Grupo Integrado

Cerca de 30 mil títulos, dentre livros, periódicos, multimeios etc., estão distribuídos nas unidades do centro e campus (inteiramente modernizada em 2016) da biblioteca do Grupo Integrado. São mais de 95 mil exemplares disponíveis aos estudantes e à comunidade em geral. E esse número não para de crescer já que o acervo bibliográfico é atualizado anualmente.

A biblioteca é dividida em infantil, escolar e universitária. A primeira dispõe de livros que estimulam a visão, audição e tato, como os feitos de material plástico ou de pano. O importante é fazer com que ler seja algo divertido. Já no caso da biblioteca universitária, o grande diferencial da Faculdade Integrado é o acesso ao Portal de Periódicos da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior). Nele, o acadêmico pode encontrar as principais revistas científicas nacionais e internacionais.  

A consulta ao acervo da Instituição é inteiramente informatizada, o que permite a rápida e eficiente localização dos títulos e controle de movimentação. “A classificação do material obedece uma ordem internacional, ou seja, o estudante conseguirá encontrar um livro em qualquer outra biblioteca do mundo, mesmo que não fale a língua local”, explica Rubia.