Acontece

Eventos

Reinvenção do varejo é tema de palestra promovida pela Faculdade Integrado e Acicam

Os assuntos abordados foram relacionados à participação do cliente no processo de venda.

Faculdade Integrado

publicado em 29/08/2017 19h01

A Faculdade Integrado, em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Campo Mourão (ACICAM), promoveu a palestra “Reinventando o varejo nos tempos atuais: a participação do cliente no processo de venda”. O evento teve como palestrante o administrador, professor titular da PUC-SP e PhD, Alexandre Luzzi Las Casas.

O objetivo foi abordar o atual cenário econômico recessivo vivido no Brasil e como reinventar o varejo nessa situação. O palestrante explicou que quando há recessão, é necessário buscar oportunidades. O mercado começa a tirar muitas possibilidades das empresas, então é fundamental realizar uma análise de cenário para descobrir onde estão os caminhos. “Nós refletimos mais quando estamos em crise. Quando está tudo bem, vamos levando. É preciso pensar para não ter problemas financeiros maiores e também para conseguir verificar onde estão as oportunidades. A crise é ruim para uns, mas pode ser boa para outros”. Las Casas, no entanto, acrescentou que o cenário comercial está melhorando e que mesmo assim as empresas devem se adequar ao chamado mercado líquido, que são essas mudanças muito rápidas no setor.

Outro assunto abordado foi a cocriação, quando os consumidores são convidados a colaborar com o aperfeiçoamento ou a criação de novos produtos e serviços. “É fazer uma comunidade participativa, na qual as pessoas dão ideias, acompanham, sugerem. O cliente está dia a dia com você. É quase como que uma pesquisa e produção em tempo real”, explicou Las Casas. 

José Nelson Botega, representante da ACICAM, ressaltou que os empresários e colaboradores precisam de atualizações diante do mundo competitivo dos negócios. “Nós sabemos a importância do atendimento, de saber conversar com as pessoas, ter um diálogo. Hoje, a comunicação é tudo”, comentou.

Antônio Maia, empresário do ramo da construção, fez questão de comparecer ao evento. “Tem que conhecer bem o que se faz, saber o que está vendendo e fazer o cliente se tornar seu amigo. Mostrar a imagem do empresário empreendedor, que está empenhado em ser prestativo. Só assim a gente vai conseguir vender mais”, afirmou Antônio.

Las Casas também ministrou a disciplina de marketing contemporâneo no MBA Executivo em Gestão Empresarial da Faculdade Integrado. A coordenadora dos cursos de Pós-Graduação e Extensão, Aparecida da Penha dos Santos, lembrou que a Instituição se preocupa em trazer grandes nomes para as suas especializações. “Por meio da palestra, acredito que nós conseguimos mostrar o que fazemos e também tivemos a oportunidade de interagir com a comunidade”, destacou Penha.