Acontece

Eventos

Profissionais de saúde participam de capacitação na Faculdade Integrado

Evento, promovido pela 11ª Regional de Saúde, abrange os 25 municípios da Comcam.

Faculdade Integrado

publicado em 30/10/2017 15h18

Nessa sexta-feira (27), a Faculdade Integrado de Campo Mourão sediou o segundo encontro da Capacitação em Pré-Natal. O evento, que é realizado pela 11ª Regional de Saúde, acontece entre os meses de setembro e dezembro e deve abranger os 25 municípios da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam). Estiveram presentes enfermeiros e médicos da região de abrangência da própria Regional.

O objetivo da capacitação é implementar e qualificar o atendimento de pré-natal nos municípios da Regional de Saúde. Para a chefe da Seção de Atenção Primária em Saúde (SCAPS), Muriel Davidoff, realizar um evento tão grande com o apoio da Faculdade é muito importante. “Assim, vinculamos os serviços de saúde à educação e realizamos um intercâmbio de conhecimentos”, afirma.

Além dos profissionais participantes da capacitação, a Regional também disponibilizou quatro vagas para o curso de Enfermagem da Instituição. Assim, a professora Dilma Costa Santos e três estudantes do curso estiveram presentes. De acordo com a docente, é essencial que as acadêmicas participem de capacitações como essa. “Com isso, o Integrado está fomentando um atendimento de qualidade em assistência obstétrica”, considera.

A acadêmica do 10º período, Aline Leandro da Silva, participou pela primeira vez de uma atividade com a maioria de profissionais da área e acredita que isso contribui de maneira positiva para a sua formação. “São muitos profissionais presentes e as atividades e vivências são muito enriquecedoras”, admite. Aline, que pensa em se especializar em Obstetrícia, acredita que agregar experiências ao conhecimento trabalhado em sala de aula é fundamental. “Nós podemos observar a experiência de um profissional que já trabalha com isso, tem uma visão diferenciada, e estudamos a partir da perspectiva dele, daquilo que ele já aprendeu na prática”, comenta.

A capacitação foi orientada pela ginecologista e obstetra Carolina Ferrari. Os participantes puderam conhecer melhor a estrutura da Faculdade, em especial a de Medicina, que também é usufruída pelo curso de Enfermagem. A capacitação afeta, inclusive, os estudantes de Medicina que, quando passarem pelo período de estágio com esses profissionais, acabarão aproveitando a capacitação realizada. Durante o evento, os participantes realizaram estudos de caso e aprenderam a fazer manobras em um boneco que simula uma gestante.