Acontece

Eventos

Nutrição do Integrado participa de oficina de reaproveitamento de alimentos

Projeto, em parceria com o Sesc, oferece capacitação a entidades beneficentes de Campo Mourão

Centro Universitário Integrado

publicado em 29/03/2018 11h48

Acadêmicos do curso de Nutrição do Centro Universitário Integrado participaram da uma oficina de reaproveitamento de alimentos. A ação faz parte um projeto do “Sesc: Mesa Brasil” e foi realizado no Câmpus da Instituição. Em dois dias de curso (27 e 28/03), a iniciativa envolveu, além dos estudantes, professores, nutricionistas do Sesc, cozinheiras e merendeiras de entidades beneficentes de Campo Mourão.

Segundo a nutricionista do Mesa Brasil do Sesc, Juliana Araujo Ferreira Tomazi, a parceria com o Integrado é fundamental para que os acadêmicos, além de aprenderem, auxilie com o conhecimento teórico e prático. "Aqui nas oficinas culinárias, nós ensinamos aos participantes a reaproveitarem os produtos, principalmente aqueles que seriam descartados. Hoje, por exemplo, temos o maracujá. Nós usamos todas as partes, desde a casca até a polpa. Fizemos doces, pão e até coxinha e brigadeiro de maracujá", comenta Juliana.

O coordenador do curso de Nutrição do Integrado, Renato Castro, explica que serão duas oficinas culinárias por mês, aproveitando o produto que estiver em safra, sempre com a ajuda dos estudantes. "Para o acadêmico é fundamental essa vivência, já que ele pode aplicar os conhecimentos teóricos à prática. Eles participaram de todo o processo, desde a elaboração do evento, escolha das receitas, lista de compras, além de ministrarem as oficinas culinárias", comenta Castro.

Mesa Brasil

O projeto tem como proposta principal a arrecadação de alimentos para repassar a entidades beneficentes. Além de arrecadar, o programa repassa e oferece ações educativas para as entidades. As oficinas culinárias ensinam desde o armazenamento dos alimentos até o preparo, com foco no reaproveitamento dos produtos.