Acontece

Eventos

Mostra de Ciências Biológicas da Faculdade Integrado reúne colégios de seis cidades

A 12ª edição do evento foi um sucesso. Cerca de 450 pessoas participaram da ação.

Faculdade Integrado

publicado em 14/07/2017 10h58

A Faculdade Integrado realizou a 12ª Mostra de Ciências Biológicas. O evento aconteceu no câmpus da Instituição e encantou estudantes e professores de Campo Mourão e de outras cinco cidades da região. No total, aproximadamente 450 pessoas de 12 colégios estiveram presentes. Além de aproximar o Ensino Médio e Fundamental do mundo acadêmico, o evento visa complementar o conteúdo ministrado em sala de aula. “Para os nossos acadêmicos, o aprendizado é enorme, pois quem ensina retém o conhecimento. Já em relação à educação básica, o objetivo é fazer uma ligação com o conteúdo que os alunos estão vendo em seus colégios”, destacou Francielle Baptista de Souza, coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Instituição.  

Por meio de várias atividades práticas, os participantes foram descobrindo o surpreendente mundo das ciências e também as várias áreas de atuação do biólogo. Eles conheceram um pouco mais sobre os animais peçonhentos, as algas, fungos e plantas. Visitaram uma exposição de combate ao câncer e percorreram uma trilha ecológica com o intuito de observar as principais espécies de árvores nativas brasileiras.

No laboratório de anatomia humana, descobriram, por exemplo, que o ser humano nasce com 300 ossos, mas chega à vida adulta com apenas 206, e que a pele é o maior e mais pesado órgão do corpo humano. Em outras salas, conheceram a ciência forense e os personagens históricos Marie Curie, Charles Darwin e Albert Einstein.  

A professora Cleide Mendes Waldomiro viajou cerca de 100 km para participar da Mostra. Ela veio acompanhando o Colégio Estadual do Campo de Alto São João, do município de Roncador, e não se decepcionou com o que encontrou. “Eu gostei bastante, inclusive ano que vem quero estudar aqui. A minha filha é formada no curso de Ciências Biológicas da Faculdade Integrado”, comentou. De todas as atividades, a preferida de Cleide foi a Trilha Sensorial, na qual os cinco sentidos são estimulados.   

Todos os trabalhos foram desenvolvidos por meio de um esforço conjunto de acadêmicos e docentes. É a segunda vez que Caroline Biasin, do 3º período do curso, participa da Mostra. “Eu escolhi estar no laboratório de anatomia porque eu amo essa área”, concluiu.