Acontece

Eventos

Mercado de trabalho é tema de palestra no I Intera Produção da Faculdade Integrado

A programação de atividades vai até esta quinta-feira (05). Promoção é do curso de Engenharia de Produção.

Faculdade Integrado

publicado em 04/10/2017 18h13

Me formei e agora? Como conseguir um emprego em um mundo tão competitivo? Essas são as principais perguntas de vários acadêmicos. Pensando nisso, nessa terça-feira (03), o curso de Engenharia de Produção da Faculdade Integrado trouxe a especialista na área de Recursos Humanos, Julieta Lima. Além da presença de estudantes dessa graduação, também participaram os acadêmicos de Arquitetura e Urbanismo e Engenharia Civil da Instituição.

Com o tema “Separando o joio do trigo: dicas eficazes sobre a seleção de talentos”, a profissional, que atua há mais de 30 anos no ramo, deu várias dicas sobre o mercado de trabalho atual, sobre como se portar em uma entrevista de emprego e as características mais procuradas hoje. “O mercado de trabalho vai além do conhecimento técnico. Muitas pessoas acham que somente com o diploma já estão prontas, mas não é só isso. É o que você vai fazer com seu diploma”, comenta Julieta.

Ainda para a palestrante, a dica principal é combinar o aspecto comportamental com a comunicação, iniciativa e liderança. “Não adianta ter se formado com nota 10 na faculdade, ter um curso de Pós-Graduação, mas ser uma pessoa mau humorada, por exemplo. É muito difícil trabalhar com quem não sabe se relacionar com as pessoas”, explica Julieta. É necessário ter o conhecimento técnico, entender do assunto e, principalmente, aprender a lidar com pessoas.

A acadêmica Claudia Daiane Pereira, do 6º período de Engenharia de Produção, lembra que é preciso encontrar uma maneira de se destacar, porque a concorrência é acirrada. “Nunca trabalhei, não sei como me portar. Tenho receio de ficar muito nervosa, com medo de falar algo errado e de ter muitos candidatos. Com a palestra, espero perder esse medo”, afirma ela.

De acordo com a coordenadora do curso de Engenharia de Produção, Rubya Vieira de Mello Campos, o evento tem o intuito de preparar os estudantes para uma seleção de estágio ou trabalho e também discutir sobre que o mercado espera de um recém-formado.  

O evento faz parte do I Intera Produção, que conta com outras atividades durante a semana, como um minicurso sobre gerenciamentos de processos industriais, palestras sobre importação e exportação e sobre imposto de renda de pessoa jurídica e também visita técnica.