Acontece

Eventos

Mais de 300 estudantes da Faculdade Integrado participam do Enade

Bom desempenho na prova é considerado um diferencial para o currículo.

Faculdade Integrado

publicado em 28/11/2016 18h22 | atualizado em 29/11/2016 11h32

No fim desse mês, cerca de 330 concluintes dos cursos de Agronomia, Biomedicina, Educação Física (bacharelado), Enfermagem, Farmácia, Nutrição e Medicina Veterinária, da Faculdade Integrado, participaram do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). O objetivo da prova é avaliar o desempenho dos acadêmicos em relação aos conteúdos programáticos dos cursos. Também são levados em conta o desenvolvimento de habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional e o nível de atualização dos estudantes a respeito da realidade brasileira e mundial.

No dia do Enade, a equipe do Núcleo de Apoio Pedagógico Institucional (NAPI) montou tendas, no local da prova, para distribuir lanches, garrafas de água, canetas e lápis. Os coordenadores dos cursos também estiveram presentes e auxiliaram na recepção dos participantes. “A finalidade dessa ação é oferecer todo o subsídio possível para que o acadêmico se sinta confiante e amparado para realizar a prova com qualidade, ciente de sua capacidade e de seu papel como cidadão e futuro profissional”, declarou Andrea Valoto, coordenadora do NAPI. Quem tiver um bom desempenho receberá uma bolsa integral de Pós-Graduação da Instituição. 

Preparação

Na Faculdade Integrado, a preocupação com o Enade começa cedo. Já no início do segundo semestre, uma vez por semana, o NAPI organizou momentos preparatórios a fim de revisar conteúdos de maior significância na área de formação e desenvolver habilidades de acordo com as necessidades das turmas. Para isso, o Núcleo contou com o apoio da Direção, da Supervisão de Extensão e dos cursos. Os simulados não ficaram de fora do período pré-Enade. É o caso da Olimpíada do Conhecimento, que está em sua 5ª edição e aconteceu em outubro. Aberta a todos os estudantes da Instituição, ela serve para aferir os conhecimentos adquiridos ao longo do curso e também para promover a familiarização com provas de grandes concursos e do próprio Enade.

Como desfecho do período preparatório, a Instituição promoveu, no auditório do câmpus, a palestra “Educação $ Mercado de Trabalho: em que ponto da linha você está”, com Nailor Marques Junior. Ele falou sobre os objetivos profissionais, o futuro e a importância do Enade. “Muitos acadêmicos têm a visão equivocada de que eles estão fazendo o Exame pela Faculdade quando, na verdade, é uma verificação do que eles são capazes”, afirmou Nailor.   

Na ocasião, ocorreu o pré-lançamento do livro “Conexão Enade: uma abordagem multidisciplinar”, organizado pelos profissionais Andrea Valoto, Cristina Guilherme de Almeida e Rafael Zampar. A obra contempla conteúdos cobrados na parte de formação geral do Enade, sendo que os capítulos são escritos por autores diferentes. De acordo com Andrea, atualmente, é muito difícil filtrar as notícias recebidas. “Os capítulos colocam essas informações de uma maneira simples, concisa e crítica”, declarou. Ela ainda explicou que os assuntos abordados no livro serão temas dos estudos dirigidos, trabalhos entregues pelos acadêmicos para obtenção de nota na disciplina de atividades complementares.