Acontece

Eventos

Evento celebra o Dia da Mulher com atividades relacionadas à saúde, à beleza e ao combate à violência

Confira o que rolou na ação organizada por cursos da Faculdade Integrado e pelo Supermercado Paraná Família.

Faculdade Integrado

publicado em 17/03/2017 09h33

No último fim de semana, o Supermercado Paraná Família recebeu sete cursos da Faculdade Integrado que planejaram várias atividades em alusão ao 08 de março, Dia Internacional da Mulher. Segundo João Bosco, gerente da empresa, o evento conjunto tem por finalidade “proporcionar um dia diferente, que valorize as mulheres”.

A maioria dos cursos programou ações voltadas à saúde. É o caso de Biomedicina, que utilizou a acupuntura para aliviar os sintomas tanto da menopausa quanto da tensão pré-menstrual (TPM). Com essa mesma finalidade, os estudantes de Nutrição distribuíram biscoitos de extrato de soja e indicaram os alimentos adequados para serem ingeridos em cada um desses períodos. Também era possível medir a gordura corporal, por meio do cálculo do Índice de Massa Corporal (IMC), uma equação simples que utiliza o peso do paciente e o divide pela altura ao quadrado.

A ação não envolveu apenas o público feminino, muitos homens também participaram. Alguns, por exemplo, procuraram se informar, com os estudantes de Enfermagem, sobre os cuidados que devem ser tomados com a pele na exposição ao Sol. Segundo a professora Renata Maria de Oliveira Botelho, um dos objetivos foi chamar a atenção para a importância de observar alterações nas pintas e manchas do corpo. “Ao identificar algum sinal suspeito é necessário procurar o serviço de saúde para que seja feita uma avaliação”, explicou Renata.   

Quem passou pelo local, ganhou protetores solares manipulados pelos próprios acadêmicos do curso de Farmácia, que também coletaram informações sobre a saúde e os hábitos dos participantes. Enquanto isso, o curso de Educação Física realizou massagens relaxantes e exercícios de alongamento.

Na área da beleza, teve higienização da pele e massagem facial, ações oferecidas pelo curso de Tecnologia em Estética e Cosmética da Instituição.   

O evento foi cercado de homenagens, mas também de manifestação para um dado alarmante. Segundo o último Mapa da Violência divulgado, o Brasil ocupa a 5ª posição em um ranking global de assassinatos de mulheres. Os estudantes de Psicologia, supervisionado de perto pela professora Ana Caroline Toffanelli, encenaram situações de violência contra as mulheres, por meio de quadros vivos e teatros invisíveis. “Tivemos mulheres que vieram nos procurar porque sofreram ou sofrem violência doméstica. Outras que buscavam informações sobre o atendimento psicológico ou sobre o centro de referência de Campo Mourão”, disse a professora.