Acontece

Eventos

Estudantes de Ciências Biológicas desembarcam em São Paulo e no Rio de Janeiro

A partir do contato direto com a realidade, eles aprenderam sobre biologia marinha.

Faculdade Integrado

publicado em 16/11/2016 17h42

Professores e mais de quarenta acadêmicos do curso de Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura), da Faculdade Integrado, participaram do curso de extensão universitária “Biologia Marinha”, em parceria com o NEBECC (Núcleo de Estudos em Biologia, Ecologia e Cultivo de Crustáceos), da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP). Para isso, eles viajaram até as cidades de Ubatuba, estado de São Paulo, e Paraty, litoral sul do Rio de Janeiro.

Em Ubatuba, o grupo observou a ecologia das praias arenosas e participou das palestras intituladas “Papel do biólogo no mercado de trabalho”, “Fecundação do ouriço-do-mar” e “Biologia de animais marinhos”. Uma das paradas da viagem foi para realizar uma aula prática dentro de um manguezal e para conhecer a mata atlântica das praias do Flamengo e Flamenguinho.

Já na paradisíaca Paraty, os participantes do curso realizaram um mergulho para observar os animais aquáticos.

Um ponto interessante da viagem foi a coleta de organismos marinhos (animais e vegetais). O intuito é incorporá-los às coleções didáticas do Laboratório de Zoologia da Faculdade Integrado, mediante autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Para Francielle Baptista, a viagem serviu para ampliar o conhecimento dos estudantes sobre a biodiversidade do ambiente marinho, enfocando os principais tipos de ecossistema e suas relações com os organismos. “A participação dos acadêmicos nessa atividade permite uma melhor integração nos trabalhos em equipe, estimulando a criatividade e o espírito crítico, por meio de observações de campo e das discussões em grupo”, comentou a coordenadora do curso de Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) da Instituição.