Acontece

Eventos

Colaboradores da Instituição participam de palestra sobre saúde vocal

Evento fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho.

Centro Universitário Integrado

publicado em 26/09/2017 09h51

Na última quarta-feira (20), a fonoaudióloga Letícia Tomaz Miolla esteve no auditório do câmpus da Faculdade Integrado para falar aos colaboradores da Instituição sobre a saúde vocal. Dentre os vários tópicos abordados estavam: os tipos de vozes, as patologias mais incidentes (laringite, nódulos vocais, cistos etc.), quais são os exames para diagnosticá-las e também a disfonia infantil, perturbações nas vozes que resultam em alterações na qualidade do som, no timbre ou na intensidade. “As pessoas não conhecem a importância de cuidar da nossa voz como a gente cuida do resto do nosso corpo”, ressalta a profissional.

Em um segundo momento, Letícia trouxe aos presentes exercícios simples de aquecimento e desaquecimento vocal, importantíssimos para profissionais que utilizam a voz como instrumento de trabalho, como locutores, professores e vendedores. “O que nós percebemos é que houve um aumento de patologias em professores”, destaca a fonoaudióloga. Ela ainda apontou os abusos vocais mais comuns, que são: não tomar água, falar muito alto ou passar longos períodos expostos a ventiladores e ares-condicionados.  

 A coordenadora do curso de Tecnologia em Estética e Cosmética, Tiara Romeiro Lopes, é um exemplo de profissional com problema na voz. Há mais de 18 anos, ela foi diagnostica com nódulos vocais bilaterais, popularmente conhecidos como calos. Eles aparecem devido ao atrito brusco causado pelo contato frequente e intenso entre as pregas vocais durante a produção dos sons. “Por descuido, nós não fazemos o aquecimento e desaquecimento da voz e aí sentimos muito”, disse Tiara.

A palestra fez parte da Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho (SIPAT), organizada pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) do câmpus da Faculdade Integrado.