Acontece

Eventos

Acadêmicos do curso de Farmácia levam ação social ao Terminal Urbano

Objetivo era esclarecer sobre o uso racional de medicamentos, aferir a pressão arterial e verificar a glicemia.

Centro Universitário Integrado

publicado em 21/09/2016 14h54 | atualizado em 21/09/2016 15h03

Professores e estudantes do 2º e 8º períodos do curso de Farmácia da Faculdade Integrado organizaram uma ação social para as pessoas que passaram pelo Terminal Rodoviário Urbano de Campo Mourão. A finalidade era orientar sobre o uso racional de medicamentos, realizar aferições de pressão arterial e testes de glicemia casual. Também houve a divulgação da Farmácia Comunitária, momento em que os acadêmicos aproveitaram para fazer novos cadastros.

De acordo com o professor Sérgio Alexandre Valentini, atividades como essa são essenciais para a população. “A diabetes e a hipertensão arterial são doenças silenciosas, muitas vezes as pessoas não percebem as alterações”, informou.

Ainda, segundo Sérgio, quando os acadêmicos estabelecem contato com a comunidade há um ganho de experiência que, mais tarde, será utilizado na profissão. “Com a possibilidade da implantação de consultórios farmacêuticos, os profissionais poderão acompanhar quadros de pacientes hiperglicêmicos e hipertensos, ajustar as doses e pedir alguns exames”, explicou.

A estudante do 8º período, Beatriz Ferreira, concorda com o professor. “A ação nos ajuda a entender como é feita a abordagem dos pacientes. Aqui, temos a oportunidade de tirar as dúvidas, conversar, realizar um trabalho prático”, afirmou Beatriz.