Acontece

Ensino

O novo perfil dos cursos de Ciências Biológicas e Educação Física da Faculdade Integrado

Devido à otimização das matrizes curriculares, estudantes podem sair da Instituição com as titulações de bacharelado e licenciatura em quatro anos.

Faculdade Integrado

publicado em 12/12/2016 09h26

Mudança aumenta as chances no mercado de trabalho

Mudança aumenta as chances no mercado de trabalho

A Faculdade Integrado está com novidades. A partir do próximo ano, será possível concluir, simultaneamente, bacharelado e licenciatura em Ciências Biológicas no período de quatro anos. O mesmo vale para o curso de Educação Física. Um dos motivos para a mudança é a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015, publicada pelo Ministério da Educação (MEC), que instituiu o acréscimo de 400 horas na carga horária para as licenciaturas de todas as instituições de ensino superior do Brasil. Com isso, o tempo mínimo para o término das licenciaturas passou de três para quatro anos.

Com a finalidade de cumprir as determinações do MEC e também otimizar o tempo dos acadêmicos, proporcionando assim uma dupla formação, a Faculdade Integrado alterou as matrizes curriculares e os projetos pedagógicos dos dois cursos. Segundo Simone Colli, diretora acadêmica da Instituição, como muitas disciplinas do bacharelado e da licenciatura são as mesmas, os estudantes podem escolher se já querem sair formados nos dois cursos. “Os acadêmicos foram beneficiados com essa mudança, pois suas opções de atuação no mercado de trabalho serão ampliadas”, afirma.

O coordenador do curso de Educação Física, Beto Souza, também concorda e reitera que essa mudança proporciona uma maior possibilidade de estágios e empregos na área de Educação Física. “Os graduados em bacharelado e licenciatura poderão atuar tanto no ensino regular de escolas quanto em qualquer outro campo, como academias e treinamentos de modalidades esportivas”, declara.   

De acordo com a coordenadora do curso de Ciências Biológicas da Instituição, Francielle Baptista, “anteriormente, o acadêmico precisava cursar uma das modalidades para, depois de concluí-la, fazer a outra. Assim, era necessário, aproximadamente, seis anos para a conclusão, o que agora pode ser realizado em quatro”, disse.