Acontece

Ensino

Integrado agora é Centro Universitário!

Conquista consolida a importância da Instituição. Com credenciamento, Integrado poderá ofertar novas graduações, o que trará ainda mais crescimento para a região.

Faculdade Integrado

publicado em 30/10/2017 19h11 | atualizado em 30/10/2017 19h12

Campus do Integrado, agora Centro Universitário

Campus do Integrado, agora Centro Universitário

O ano de 2017 foi repleto de notícias boas para a Faculdade Integrado. Depois de conquistar de vez o direito de ofertar o curso de Medicina, a novidade agora é que a Instituição virou Centro Universitário. “Nada acontece por acaso. Estamos colhendo os frutos do nosso trabalho”, ressalta, feliz, Maria da Conceição Montans Baer, diretora geral do Grupo Integrado.

A visita da Comissão do Ministério da Educação (MEC), com o intuito de avaliar a Instituição, foi realizada no mês de fevereiro, mas, somente agora, a Portaria n.º 1.368 foi publicada no Diário Oficial da União (DOU). Para alcançar esse credenciamento, vários requisitos foram levados em conta, como a infraestrutura de todas as unidades; o mínimo de um terço do corpo docente com mestrado ou doutorado e um quinto dos professores contratados em regime de tempo integral; modelo pedagógico da Faculdade; PDI (Plano de Desenvolvimento Institucional), isto é, os projetos que serão implantados; relatórios da Comissão Própria de Avaliação (CPA); regulamentos etc. “Nós fomos muito elogiados pela nossa organização”, pontua a secretária acadêmica, Luciana Pontes. O resultado da avaliação não poderia ser diferente: mais que satisfatória.             

As vantagens para o Integrado e, consequentemente, para a região da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam) são inúmeras. Talvez, a mais importante, seja a autonomia, tanto para a criação de novas graduações quanto para a ampliação no número de vagas. Outro benefício é a agilidade na emissão de diplomas, já que, agora, a Instituição poderá registrar os próprios diplomas e também os de outras faculdades. Há ainda a possibilidade de ofertar programas de mestrado e doutorado. “Para o acadêmico, o peso de se formar em um Centro Universitário é diferente. Esse credenciamento é dado a pouquíssimas instituições, e somente àquelas que são atestadas com qualidade”, completa Luciana.