Acontece

Ensino

Acadêmico do curso de TADS desenvolve jogo para auxiliar na aprendizagem de algoritmos

A finalidade da pesquisa é fazer com que os acadêmicos obtenham um maior desempenho nas disciplinas introdutórias do curso.

Faculdade Integrado

publicado em 07/06/2016 15h42 | atualizado em 07/06/2016 15h43

O acadêmico do quinto período do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (TADS), da Faculdade Integrado, Elito Bolzani Fraga, 20 anos, está na fase final da pesquisa “Desenvolvimento de jogo para auxiliar na aprendizagem de algoritmos”. Ele é bolsista do Programa de Iniciação Científica do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Segundo Douglas Roma Junior, um dos professores orientadores do projeto e mestrando em engenharia de software, a finalidade é incentivar os estudos na área, facilitando o processo de ensino-aprendizagem. “O maior obstáculo dos estudantes são as disciplinas introdutórias, daí a necessidade dessa pesquisa”, salienta.

Sobre o jogo, Douglas explica que, para vencer os desafios, o jogador deve programar. “O personagem precisa percorrer um tabuleiro, para isso é necessário entrar com instruções de programação como se estivesse desenvolvendo um software”, complementa o professor.

Para chegar nessa etapa do projeto, Elito pesquisou modelos de jogos de raciocínio lógico, leu artigos acadêmicos e estudou bibliotecas para desenvolvimento de jogos e conceitos de metaprogramação. O estudante acredita que essa pesquisa irá facilitar a sua aprendizagem e também a dos acadêmicos. “É mais divertido aprender com algo diferente do que resolvendo lista de exercícios”, afirma.